A importância da assessoria de imprensa como estratégia de branding

Uma marca, na forma de um produto ou serviço, necessita construir uma identidade sólida no mercado e a gestão da marca, também chamada de estratégia de branding, torna-se peça-chave para trilhar esse caminho.

A estratégia de branding é composta por diversos pilares, que devem ser trabalhados de maneira interdependente, compondo a comunicação integrada, que possui o objetivo de fazer com que uma marca seja conhecida e reconhecida em seu ramo de atuação e pela sociedade.

Dessa forma, o marketing e as relações públicas, como partes da comunicação integrada, trabalham de maneira conjunta para criar, construir e fortalecer a identidade de uma marca, o que deve traduzir para a sociedade o perfeito alinhamento do propósito da marca com os objetivos do negócio.

Como parte da estratégia, a área de relações públicas é responsável pelo relacionamento da marca com seus públicos. Dentro dessa área a assessoria de imprensa é muito importante para construir e solidificar esse relacionamento.

Neste artigo você entenderá a importância da assessoria de imprensa como estratégia voltada a branding de maneira simplificada!

O que é estratégia de branding e qual a sua importância

A estratégia de branding é o trabalho de gestão da marca, que consiste em um planejamento de ações para trabalhar a identidade e estabelecer o posicionamento adequado em seu mercado de atuação, proporcionando uma boa percepção de marca e também uma ótima imagem e reputação.

A construção de uma marca deve possuir o alinhamento entre os objetivos estratégicos do negócio e a comunicação com seus públicos e garantir que o posicionamento da empresa no mercado e suas ações sejam coerentes com o propósito do negócio.

Dessa forma, a definição do nome, a construção do logotipo, itens de papelaria (como cartão de visita e folder), a utilização de canais de comunicação (como site, blog e mídias sociais), a propaganda, a assessoria de imprensa, entre outras ações, se tornam de extrema importância para comunicar uma marca.

O objetivo da estratégia é construir uma identidade sólida, com missão, visão e valores bem definidos, que fará com que a marca seja lembrada de maneira positiva por seus diversos públicos e pela sociedade como um todo. Estas ações pretendem também estimular a competitividade da marca e ampliar sua atuação no mercado.

Assessoria de imprensa como estratégia de branding

A assessoria de imprensa, que pode ser considerada uma ferramenta de relações públicas, é um forte pilar na estratégia em branding para dar visibilidade para uma marca. Ela consiste construção e manutenção positiva de uma companhia junto à imprensa, que é considerada formadora de opinião, por meio da participação em matérias e reportagens. Dessa forma, o relacionamento com este público é cultivado de maneira frequente para que a marca sempre tenha boas oportunidades de aparição na mídia contribuindo com assuntos importantes da empresa que sejam de interesse público.

A aparição frequente na imprensa, em posições de destaque, principalmente com a utilização de porta-vozes, que representem a marca de maneira assertiva, é uma estratégia para proporcionar visibilidade e busca comunicar o trabalho e as ações de uma marca para a sociedade e seus respectivos públicos de interesse, os chamados stakeholders, que podem ser órgãos governamentais, entidades do terceiro setor, a imprensa, os formadores de opinião, consumidores, clientes, parceiros de negócios, entre outros.

O objetivo da assessoria de imprensa como estratégia de branding é construir uma imagem positiva e sólida reputação da marca, que assim gere credibilidade com seus públicos, e ao mesmo tempo proporcione oportunidades de negócios, na forma de novos clientes, negócios, parcerias ou consumidores. Dessa forma, a assessoria de imprensa pode iniciar contatos indiretos com potenciais clientes, parceiros de negócios, investidores, além de ter se tornado primordial para todas as empresas se comunicarem de uma maneira clara e estabelecerem uma identidade única.

Gostou do conteúdo? Veja este artigo que preparamos sobre branding e gestão de marca!