As 20 melhores campanhas de 2016
Premiadíssima “Infinitas possibilidades”, da AlmapBBDO para Getty Images, lidera ranking das 20 melhores campanhas de 2016
Uma ideia aparentemente simples: partes de rostos de anônimos formando a fisionomia de personalidades públicas como o papa Francisco, a chanceler alemã Angela Merkel, o príncipe Charles e o Dalai Lama. Mas, como uma execução primorosa na campanha criada pela AlmapBBDO para o banco de imagens Getty Images. O trabalho é o mais premiado do País em 2016, tendo somado, entre outros, 8 Leões em Cannes (2 Ouros, 3 Pratas e 3 Bronzes) e um inédito Grand Clio em Print para a publicidade brasileira no Clio Awards, de onde também saiu com 4 Ouros e 2 Bronzes. Os criativos atuantes nas maiores agências do País reconhecem a qualidade da iniciativa, que acabam de eleger como a melhor campanha do ano. Após a edição impressa de Meio & Mensagem publicar o ranking das dez mais pontuadas, aqui no site você encontra a lista expandida, com as 20 melhores campanhas do ano.
A reportagem ouviu 83 presidentes, chairmans, vice-presidentes ou diretores de criação entre os dias 7 e 15 de dezembro. Foi pedido a cada um deles (veja no final da página os nomes de todos os eleitores) que fizessem listas individuais com as dez ações de comunicação preferidas. As campanhas foram apontadas em ordem de preferência. Desta forma, atribuiu-se 10 pontos para a indicada em primeiro lugar, 9 pontos para a segunda, e, assim, sucessivamente, até 1 ponto para a décima. Alguns eleitores selecionaram menos campanhas. Entretanto, a maioria enviou votos completos e cerca de 160 ações foram mencionadas por pelo menos um jurado.
Os votantes não puderam escolher campanhas de sua agência nem ações nas quais tenham se envolvido em empresas pelas quais passaram anteriormente. Fora isso, valiam campanhas integradas, comerciais para televisão, anúncios de mídia impressa, ações digitais, out-of-home e dirigidas a outras mídias. Desde que fossem criadas por agências instaladas no Brasil e dirigidas ao público brasileiro ou, em casos mais amplos, que o País estivesse incluído no target.
Este é o quinto ano consecutivo que Meio & Mensagem recorre a um júri formado por criativos em funções diretivas para construir o ranking. Um caso único neste período no ranking das dez primeiras é o de Ipiranga. As campanhas criadas para a marca pela Talent Marcel apareceram entre as dez primeiras todos os anos. Em 2012, o anunciante ocupou a terceira posição; em 2013, a sexta; em 2014, a nona; no ano passado apareceu em quinto lugar, posição que mantém no ranking de 2016.
A C&A aparece com duas campanhas entre as dez melhores do ano. O curioso é que o ano de 2016 foi o primeiro e o último do relacionamento da C&A com a AlmapBBDO. A breve parceria rendeu campanhas marcantes, como “Despertar”, que propagou o slogan “Misture, Ouse, Divirta-se” e aparece em terceiro no ranking de 2016, e “Dia dos misturados”, sexta mais votada que enfrentou processo no Conar, arquivado pelo órgão, após reclamações sobre suas cenas em que casais invertem as roupas enquanto passeiam e fazem programas românticos. Além dessas, os criativos ouvidos na pesquisa que aponta as melhores do ano ainda mencionaram outras duas campanhas da marca: a de Dia dos Pais e a de Natal.
Confira, a seguir, as campanhas preferidas do júri de criativos ouvidos por Meio & Mensagem:
1ª “Infinitas possibilidades”, da AlmapBBDO para Getty Images – 294 pontos
2ª “Palavrões fofos”, da Talent Marcel para Tigre – 284 pontos
3ª “Despertar”, da AlmapBBDO para C&A – 260 pontos
4ª “Xuxa e o baixinho que sumiu”, da Netflix e Soko para a série Stranger Things – 144 pontos
5ª “Lá nas novelas”, “na caverna” e “nos zumbis”, da Talent Marcel para Ipiranga – 136 pontos
6ª “Dia dos misturados”, da AlmapBBDO para C&A – 109 pontos
7ª “The cliché”, da Publicis Brasil para Heineken – 97 pontos
8ª “Watermopilasgrado”, da Africa para Mitsubishi – 96 pontos
9ª “Espelhos do Racismo”, da W3haus para a ong Criola – 95 pontos
Documentário Espelhos do Racismo. W3haus para ONG Criola from W3haus on Vimeo.
10ª “Palavras Mágicas”, da AlmapBBDO para HP – 92 pontos
11ª “Dont Look Away”, da AKQA para Usher – 89 pontos
12ª “Pé na porta”, da AlmapBBDO para Volkswagen – 87 pontos
13ª “Bigodon”, da F/Nazca S&S para Skol – 86 pontos
14ª “Toda mulher vale muito”, da WMcCann para L’Oréal – 80 pontos
15ª “Doe as barras”, da J Walter Thompson para ong Atados – 79 pontos
16ª “Estrada”, da F/Nazca S&S para Skol – 60 pontos
17ª “Vovloglers”, da Africa para Itaú – 58 pontos
18ª “Músicas de violência”, da FCB Brasil para O Estado de S. Paulo – 57 pontos
19ª “Leilão”, da Publicis Brasil para Habib´s – 56 pontos
20ª “Bolt vs Flame”, da Lew’LaraTBWA para Nissan – 54 pontos
Os eleitores
Os dirigentes de áreas de criação responsáveis pela escola das melhores campanhas de 2016 e suas respectivas agências no momento do voto (entre 7 e 15 de dezembro):
Adriano Abdalla (Wunderman), Adriano Matos (Grey), Alessandro Bernardo (Fbiz), Alexandre Pagano (Leo Burnett Tailor Made), André Amoedo (Propeg), André Figueiredo (Fischer), Andre Gola (AlmapBBDO), Andre Kassu (CP+B), André Pedroso (Fischer), Aricio Fortes (DM9DDB), Augusto Moya (Revolution), Celso Alfieri (Y&R), Claudio Lima (Ogilvy), Daniel Schiavon (BETC), Daniell Rezende (Talent Marcel), Dedé Eyer (NBS), Domenico Massareto (Publicis), Doriano Carneiro (Giacometti), Eco Moliterno (Africa), Edgard Gianesi (David), Eduardo Salles (Mullen Lowe), Elisa Gorgatti (Today), Emerson Braga (Propeg), Fabio Mozeli (Neogama), Fabio Saboya (LDC), Felipe Luchi (Lew’LaraTBWA), Fernando Rodrigues (Z+), Fernando Tomeu (Wunderman), Filipe Cuvero (Dentsu), Flavio Waiteman (Escala), Fred Siqueira (Ampfy), Guiga Giácomo (Ogilvy), Guilherme Jahara (Fbiz), Guime Davidson (WMcCann), Gustavo Soares (J. Walter Thompson), Guy Costa (We), Henrique Carvalho (3A Worldwide), Hermes Zambini (Nova/SB), Hugo Rodrigues (Publicis), Joanna Monteiro (FCB), Laura Esteves (Y&R), Leo Avila (Santa Clara), Leonardo Corvo (Multi Solution), Marcello Barcelos (DPZ&T), Marcelo Conde (WMcCann), Marcelo Noronha (NBS), Marcelo Reis (Leo Burnett Tailor Made), Marcelo Siqueira (Havas), Marcelo Torma (Havas), Marcelo Tripoli (REF+T), Márcio Fritzen (Ogilvy), Marcio Ribas (Neogama), Marco Pernil Giannelli (AlmapBBDO), Mentor Muniz Neto (Bullet), Moa Netto (W3haus), Otavio Schiavon (Africa), Paulo Coelho (DM9DDB), Pedro Prado (F/Nazca S&S), PH Gomes (Mood), Philippe Degen (Talent Marcel), Rafael Pitanguy (Y&R), Rafael Urenha (DPZ&T), Renata Leão (J. Walter Thompson), Renato Pereira (REF+T), Renato Simões (W+K), Ricardo Sarno (We), Roberto Vilhena (Artplan), Rodolfo Barreto (BETC), Rodolfo Sampaio (Moma), Rodrigo Castellari (F/Nazca S&S), Rodrigo Esteves (SapientNitro), Rodrigo Jatene (Grey), Rodrigo Lugato (Talent Marcel), Romero Cavalcanti (FCB), Rynaldo Gondim (AlmapBBDO), Saulo Angelo (Heads), Sergio Alves (Cheil), Sérgio Mugnaini (DPZ&T), Sophie Schonburg (McGarryBowen), Theo Rocha (F/Nazca S&S), Vico Benevides (GTB), Washington Olivetto (WMcCann) e Zico Farina (Artplan).
Fonte: Meio&Mensagem