Automação de marketing: conheça as principais funções

Incorporar tecnologia nas estratégias de marketing digital é uma forma de automatizar os processos e garantir os melhores resultados. A automação de marketing é uma forma de trazer mais eficiência, mas sem perder o contato próximo e personalizado com os clientes.

Atrair o público que está constantemente presente na internet é um grande desafio. Então, é importante ter estratégias cada vez mais eficientes e capazes de alcançar um grande número de pessoas.

Por isso, neste conteúdo vamos falar um pouco mais sobre as principais funções da automação de marketing e como isso pode fazer a diferença no seu negócio. Veja quais são os tópicos que vamos abordar neste material:

Automação de marketing: o que é e qual é a utilidade

A automação já é parte da realidade de diversos processos no mercado. Você deve estar mais acostumado a ouvir o termo associado a fábricas e processos de produção de produtos, mas saiba que não é só isso.

Com a evolução da tecnologia e da forma de atingir o público on-line, tornou-se cada vez mais importante diversificar. Por isso, a automação ganhou espaço no marketing e promove o uso da tecnologia para que processos e ações se tornem mais eficientes e ágeis.

Executar diversas tarefas de forma automática, sem que haja a necessidade de ações manuais, pode transformar a atração e interação com os clientes. Estamos falando de um conjunto de ações que são iniciadas pelo próprio usuário.

Pense, por exemplo, que o possível cliente entrou no site e chamou no chat para questionar sobre a cor de um produto. Um chatbot pode responder apresentando todas as variações de cores disponíveis para aquele produto. Neste caso não foi necessária uma ação manual de um atendente, tudo foi feito graças a automação do processo.

Além disso, outro exemplo de automação é a programação de posts. Uma única ferramenta pode ser utilizada para o gerenciamento de diversas redes sociais, seja postando ou respondendo comentários.

Usar a automação é uma forma de promover um alcance maior e mais rápido para atender as necessidades dos clientes. Desta forma, é possível ter uma visão completa das ações e constantemente implementar melhorias para otimizar ainda mais o atendimento ao cliente.

Como fazer a automação de marketing

Como já dissemos aqui, a automação envolve uma série de ações, e sua implementação dependerá de uma série de fatores. Vai muito além do que apenas programar um disparo automático de e-mails.

Então vamos a um passo a passo sobre o que deve ser considerado para fazer a automação. O primeiro passo é definir objetivos bem claros, pois assim é possível traçar o melhor caminho para alcançá-los.

Em seguida, é hora de escolher as ferramentas que vão ser utilizadas neste processo. Quanto mais automatizado, mais liberdade a equipe terá para atuar em outras frentes, focando na estratégia e nos resultados.

Agora é hora de definir as características que o lead que você espera deve ter, e como irá interagir com essas pessoas, considerando cada etapa da jornada e qual conteúdo será desenvolvido em cada momento. Implementar e acompanhar os fluxos no software escolhido também é importante.

Com o processo de automação em funcionamento, é preciso acompanhar os resultados, mensurar a eficiência e entender quando a estratégia deve ser modificada para seguir tendo bons retornos. Fazer melhorias continuas é a chave para continuar tendo sucesso.

Quais são as principais funções

Conhecer as principais funções da automação de marketing é essencial para poder escolher um bom software, que atenda às necessidades da marca. Então, vamos mostrar a seguir as principais funções que a automação pode desempenhar no marketing do seu negócio.

  • Landing pages;
  • Criação de formulários para captação de leads;
  • Botões para calls to action;
  • Criação de pop-ups;
  • Dividir os usuários de acordo com o perfil e etapas de interesse;
  • Planejamento dos contatos com os leads;
  • Geração de relatórios efetivos.

Cada uma dessas funções contribui diretamente para que os resultados da automação sejam positivos. Lembre-se não é preciso necessariamente utilizar todas, tudo vai depender dos objetivos da marca e da forma de colocá-los em prática.

Entenda os benefícios

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o processo de automação, pode estar se perguntando como isso realmente vai impactar o negócio. Saiba que os benefícios são inúmeros e podem representar um bom crescimento para a empresa.

Separamos alguns benefícios que a automação pode proporcionar, confira:

  • Mais e melhores resultados de conversão;
  • Aumento da produtividade;
  • Crescimento dos negócios;
  • Redução de custos;
  • Mais eficiência na hora de mensurar os resultados;
  • Melhora no ciclo de vendas.

Marketing digital e tecnologia são aliados para que os processos se tornem mais automatizados e possam oferecer a agilidade e eficiência necessárias. Quanto mais automatizadas de forma personalizada forem as ações, mais possibilidades de conquistar novos leads e promover o desenvolvimento constante da marca!