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O e-mail marketing já foi visto por muitos como um meio invasivo de chegar ao cliente, mas nos últimos tempos a ferramenta tem mudado e se tornado uma ótima alternativa.

Uma das razões é que para mandar um e-mail marketing, é necessário a autorização dos clientes que fornecem o endereço para receber as novidades.

Com o aval em mãos, há mais possibilidades das estratégias usadas nessa ferramenta serem eficazes. O cliente já está interessado no assunto e tem mais probabilidade de aceitar as propostas trazidas no e-mail.

No entanto, é preciso estar atento às boas práticas do e-mail marketing. Confira abaixo, cinco dicas que poderão te ajudar:

1 – Segmente o público

Dividir em categorias os públicos que receberão os e-mails é uma estratégia importante neste processo.
Saiba identificar em qual estágio da Jornada do Consumidor o seu cliente está. Ele já comprou um produto seu ou ainda não?

Com o público segmentado, o conteúdo dos e-mails também precisa ser pensado de acordo com o estágio do cliente.

2 – Planeje um calendário

Para que a estratégia anterior funcione, é preciso planejar o conteúdo que será feito durante o envio do e-mail marketing. Por isso é importante definir o objetivo que se deseja alcançar com a ferramenta.

O objetivo pode ser diferente em cada estágio e vai exigir também um conteúdo personalizado para cada nível da Jornada do Consumidor. Planejar isso ajudará também na elaboração do próximo passo.

3 – Tenha um CTA

Sabe aquelas chamadas como “Inscreva-se Aqui”, “Clique Aqui” ou “Baixe Aqui”? Essas frases são conhecidas como call to action (CTA). Elas sugerem ao cliente ações que poderão levar às próximas etapas da Jornada do Consumidor.

As CTAs são ótimas para conseguir aproximar o cliente e envolvê-lo durante o e-mail marketing. Mas para isso, é preciso saber exatamente quando e como fazer cada CTA.

Planejar um e-mail claro e conciso também auxilia na elaboração de um bom e-mail marketing.

4 – Adapte ao celular

Atualmente, o celular é um dos principais locais por onde uma pessoa recebe informação. Por isso, é importante preparar um layout responsivo, isto é, que seja lido em diversos ambientes.

O texto também deve ser pensado de maneira que a experiência de leitura seja interessante. Precisa estar agradável aos olhos do cliente para ter efetividade.

5 – O tamanho do e-mail marketing

Pensar no tamanho do e-mail marketing é algo importante dentro da estratégia. Isso porque não há uma regra específica para isso, mas o consenso é que a leitura deve ser interessante.

Dependendo da segmentação do público, o e-mail pode ser longo, trazendo mais informações, mas precisa ser construído de forma interessante, prendendo a atenção.

Porém, em algumas situações, conteúdos diretos e concisos podem ser mais efetivos do que muita informação. O segredo é saber balancear as informações e conhecer as dores do seu cliente.

O e-mail marketing pode ser uma estratégia eficiente, mas é apenas um passo dentro de todo o planejamento. Aproveite também e confira mais dicas de como o Marketing Digital pode te ajudar em tempos de crise.