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A construção da reputação de uma marca exige tempo e investimento. O consumidor sempre será o elemento central das estratégias de comunicação e marketing, mas para manter uma boa reputação é importante um relacionamento saudável com seus stakeholders: clientes, fornecedores, parceiros, funcionários e demais pessoas ou organizações que possam ser afetadas pela empresa de forma direta ou indireta, positiva ou negativamente.

Enquanto a identidade é a essência de uma empresa, a reputação é o conjunto de percepções do público a respeito das ações da empresa. É aquilo que as pessoas falam sobre sua marca, produto ou serviço quando lembram de você. Por isso, é importante conhecer a opinião de seus stakeholders, especialmente os consumidores, para identificar se sua empresa é realmente boa e competente como você acha.

Cuidar dos colaboradores também é essencial para a reputação de uma empresa. Saiba reconhecer e valorizar o papel de cada um para que se vejam como verdadeiros embaixadores da marca. Funcionários insatisfeitos podem contaminar clientes. Além disso, empresas reconhecidas no mercado atraem os melhores talentos.

Outro ponto importante é saber gerenciar momentos de crise. Quando perceber algo errado, o mais adequado é adotar postura transparente, assumindo o erro e se dispondo a resolver o problema. A comunicação, neste caso, tem papel importante e agilidade é a palavra-chave.

Uma crise de reputação pode ter grande impacto financeiro: perda de investidores ou clientes e boicote de consumidores. A reputação de uma empresa é moldada ao longo dos anos. É preciso ser consistente, constante, confiável e honesto.

Sustentabilidade e responsabilidade social corporativa são elementos que contribuem bastante para uma imagem positiva. Cada vez mais a sociedade espera e exige que as empresas sejam mais sustentáveis, principalmente neste momento de pandemia, em que é preciso ter mais atenção e transparência.

Com o avanço da transformação digital, um simples vacilo ou ausência de monitoramento constante dos fatos e do que dizem as pessoas sobre sua empresa, pode manchar a imagem corporativa. Criar estratégias de aproximação com o público e estar atento aos indicadores de performance do produto ou serviço junto aos clientes são fatores essenciais.

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