Tráfego pago: saiba como usar essa estratégia de marketing digital
Para aumentar a visibilidade da marca de forma rápida, direcionada e estratégica é preciso investir em tráfego pago. A ação consiste em promover conteúdos publicitários na internet e, desta forma, é possível despertar a atenção dos usuários e atraí-los para o site ou e-commerce da sua empresa.
Essa estratégia de marketing digital deve ser bem planejada para que a marca consiga atrair visitantes que possam se tornar clientes. Por isso, é essencial investir na produção de conteúdos direcionados para o público que deseja atingir.
Com o tráfego pago, é possível potencializar o alcance de uma publicação, promovendo ações pontuais, de acordo com os objetivos da empresa. Com um bom planejamento é possível obter resultados que vão surpreender e abrir diferentes portar para o crescimento dos negócios.
Saber como essa estratégia funciona, os diferenciais, vantagens e como aplicar no seu negócio é um grande diferencial. Por isso, preparamos este post para que você possa saber mais sobre o tema!
Confira os tópicos que vamos abordar:
- Tráfego digital e os tipos de tráfego;
- Tráfego pago: entenda a importância dessa estratégia no marketing digital;
- Vantagens e desvantagens do tráfego pago;
- Como implementar essa estratégia na empresa.
Tráfego digital e os tipos de tráfego
O tráfego envolve toda a visita que o site, blog ou e-commerce da marca recebe. No mundo digital, isso pode promover uma série de possibilidade de crescimento para o negócio, por meio da atração de clientes que, posteriormente, podem ser fidelizados.
Esse aumento de visibilidade pode ser feito de diversas formas, por meio dos tipos de tráfego disponíveis, que podem ser utilizados de acordo com as estratégias da empresa. No nosso conteúdo anterior, falamos sobre isso com destaque para o tráfego orgânico, mas vamos relembrar aqui para que você saiba quais são os tipos e entenda o papel de cada um.
Para começar vamos falar sobre o tráfego orgânico, que consiste em visitas que a página recebe de forma espontânea, ou seja, sem que seja preciso realizar um investimento financeiro.
Já o tráfego direto, também não há gastos, sendo que consistem em um acesso direto à página, sem o intermédio de um mecanismo de busca ou direcionando por meio de outro site.
Existe também o tráfego de referência, que é quando você está em uma publicação e clica em algum hiperlink, que o direciona para outro site, gerando tráfego para esta outra página.
Outra possibilidade muito comum nos dias atuais é o tráfego social, que é gerado quando uma publicação nas redes sociais contém um link para o site da empresa.
Por fim, o foco deste conteúdo é o tráfego pago. Nesta estratégia, a marca faz um investimento financeiro para anunciar em sites e plataformas, que tenham o potencial de atrair o público de interesse.
Tráfego pago: entenda a importância dessa estratégia no marketing digital
Se o seu negócio precisa de resultados rápidos saiba que planejamento, estratégia e ações devem caminhar juntos. Então, para definir os objetivos que precisam ser alcançados rapidamente, o tráfego pago é a melhor opção.
Muitas vezes, a marca precisa trabalhar questões pontuais, levar ao público informações de interesse rapidamente para que possam converter visitas em resultados. Pode parecer um grande desafio e realmente é, mas com as ações corretas tudo é possível.
Quanto mais o negócio deseja crescer, mais deve investir em estratégias de marketing digital que proporcionem o alcance ao público desejado. Por meio de uma publicidade, o consumidor pode encontrar a sua marca e aqui você tem a chance de fidelizá-lo.
Vantagens e desvantagens do tráfego pago
Uma das grandes vantagens das ações envolvendo o tráfego pago é que os resultados são instantâneos e rápidos. Neste caso a empresa não precisa esperar todo um processo para colher os resultados, a visibilidade aumenta de forma rápida.
Além disso, esta é uma estratégia vantajosa para se utilizar em questões pontuais, como ações voltadas especificamente para datas comemorativas ou novidades importantes da marca. A taxa de conversão pode obter resultados significativos com o tráfego pago.
Como já falamos aqui essa é uma estratégia pontual, então só irá gerar resultados enquanto o anúncio estiver ativo. Diferente do tráfego orgânico, que requer mais planejamento e tempo de espera para se obter resultados que durem por um período maior.
Com o tráfego pago, além da melhoria no tráfego e conversão, a reputação da marca on-line é alavancada.
Neste ponto você deve estar imaginando que é necessário um alto investimento para obter os resultados que precisa, mas não é bem assim. Existem métodos para se realizar o investimento de tráfego pago, que podem potencializar os resultados mesmo com investimentos menores.
E é aqui que entra a capacidade de construção estratégica da campanha. Ter um time preparado para definir as melhores ações é um grande diferencial, afinal, não basta apenas investir: é preciso pensar e estruturar isso da melhor forma possível.
Como implementar essa estratégia na empresa
A implementação dessa estratégia depende de diversos fatores, que são determinantes para atrair visitantes alinhados aos objetivos do negócio. Para que essa estratégia realmente dê resultados efetivos, o planejamento dos termos e palavras-chave utilizados é essencial.
Tudo precisa ser pensado para que possa impactar o possível cliente, entregando a solução necessária para a busca. Além das palavras-chave, é preciso definir bem as características do público que deseja atingir, como sexo, idade e localização, por exemplo.
Vale destacar também que é preciso escolher as plataformas ideais para a ação. Atualmente, existem diversas possibilidades como: Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e YouTube Ads. Então, a marca deve definir a melhor plataforma para realizar o anúncio, de acordo com os objetivos propostos e os resultados que deseja alcançar.
É importante lembrar que para ter uma boa estratégia de tráfego, é essencial mesclar diferentes tipos de tráfego. Desta forma, é possível potencializar os resultados, tendo diferentes possibilidades para atrair o público. Por isso, uma dica importante aqui é sempre promover um equilíbrio entre o tráfego orgânico e o tráfego pago, para alcançar sempre os melhores resultados!