Como a reputação da marca impacta na jornada do consumidor?

A reputação da marca é essencial para seu sucesso como um todo. Isso até já deixou de ser um diferencial: se tornou essencial para o sucesso do negócio. Os consumidores estão cada vez mais atentos às ações das empresas e suas decisões de compra são diretamente influenciadas pela credibilidade da marca.

Uma boa gestão de imagem gera credibilidade e solidez para sua marca e essas características influenciam diretamente na decisão de compra. Veja como no texto a seguir:

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A importância da reputação da marca

O comportamento do cliente evoluiu ao longo dos anos e o consumidor moderno monitora as ações das empresas, cobrando posicionamentos coerentes e alinhados com suas crenças. Por isso, a reputação da marca é uma das principais bases para o sucesso.

Portanto, a decisão de compra de uma pessoa pode ser influenciada pela forma como ela vê sua marca. Ainda mais, tendo em vista que a exposição é constante e ocorre nos mais variados canais: TV, mídias sociais, blogs…

Como resultado, a imagem da sua marca pode se fortalecer, mas também pode ser afetada por uma enxurrada de opiniões. Por isso, sua marca deve proteger a boa reputação: clientes têm mais probabilidade de te escolher desta forma.

Mais que isso, cultivar a credibilidade fideliza seu público e faz com que seus consumidores também recomendem sua empresa. Este é o famoso marketing orgânico (ou “boca a boca”).

Pilares da reputação da marca

Qualidade do produto ou serviço – o primeiro passo para credibilidade

Oferecer produtos ou serviços de qualidade é o primeiro passo para construir uma boa reputação. Logo, priorizar essa entrega aumenta a percepção de valor do público e promove maior confiança.

Ética e transparência – sem confiança, não há conversão

Se uma empresa deseja ser vista de forma positiva, suas ações também devem ser influenciadas pelo alto grau de conscientização do consumidor. Na prática, isso significa operar com transparência e ética em todas as situações.

Isso deve englobar todos os aspectos, desde contatos de mídia social com clientes até negociações comerciais.

Gestão de imagem e crises – prevenir antes de remediar

Qualquer marca pode passar por uma crise. Uma reclamação de cliente ou mesmo um problema com um fornecedor, por exemplo, pode ser a fonte dessa circunstância.

Embora ninguém queira passar por essa situação, apenas “contar com a sorte” pode ser um erro fatal. Investir na gestão de imagem possibilita um monitoramento para prevenir e evitar possíveis crises e, no pior cenário, fazer uma boa contenção de danos.

Suporte ao cliente – a reputação também está no atendimento

Oferecer um produto ou serviço de qualidade é primordial. No entanto, se a entrega ou experiência de compra do cliente for frustrante, toda essa qualidade cai por terra – e o consumidor vai optar por outras marcas.

Em um mercado altamente concorrido, muitas vezes um suporte atencioso é o que diferencia sua marca e faz clientes se fidelizarem. Por outro lado, um atendimento ruim, além de afastar seu público-alvo, também vai prejudicar sua reputação.

Benefícios de uma boa reputação da marca

O valor de uma empresa é diretamente impactado pela percepção pública. Tendo isso em mente, a confiança é um ativo de valor imensurável para uma marca. Por exemplo: uma empresa que entrega produtos de qualidade, preza por práticas sustentáveis e ainda fornece um ótimo suporte ao cliente é vista como uma marca superior para o público geral.

Neste caso, mesmo que os preços praticados pela empresa sejam mais altos, os clientes estão preparados para gastar mais, pois eles fornecem uma experiência de alto nível.

Fases do processo de decisão de compra

Reconhecimento de necessidade

Esta é a fase onde o consumidor identifica um problema ou demanda. Essas necessidades podem ser básicas (fome, sede…), emocionais (reconhecimento social), ou influenciadas por descontentamentos pessoais ou estímulos externos.

Nesta etapa inicial, a reputação da marca impacta diretamente. A razão é simples: uma imagem de confiança, credibilidade e alinhamento com os valores do consumidor o atraem desde o primeiro momento.

Busca de Informações

Quanto melhor a reputação de uma empresa, maiores são as chances dela cativar o cliente já nas primeiras etapas de decisão de compra. A reputação serve como um filtro inicial na busca por informações e marcas com uma boa percepção pública já estão na frente dos concorrentes.

Avaliação de alternativas

Após buscar informações sobre suas alternativas disponíveis, o cliente vai avaliar qual das opções é a ideal para suas necessidades de acordo com diversos critérios. Entre eles: comparação de preços, avaliações de usuários e percepção de valor.

Novamente, uma boa reputação é inestimável. Isso porque, por mais que o preço seja um grande critério para boa parte dos clientes, a confiança no produto ou empresa é um aspecto extremamente decisivo.

No final das contas, muitas pessoas estão dispostas a investir mais recursos para adquirir um produto ou serviço de uma marca com uma boa reputação.

Decisão de Compra

Como o próprio nome sugere, nesta etapa o cliente já fez sua escolha de empresa. Mas a reputação também traz bons resultados, pois reduz a insegurança do consumidor, influencia positivamente na percepção de valor e gera uma conexão genuína com o público.

Avaliação Pós-Compra

Os benefícios de uma boa reputação vão além da jornada de compra clássica do cliente. Eles também influenciam na avaliação pós compra! Como uma reputação sólida impacta diretamente a percepção do público. Logo, é mais provável que haja mais feedbacks positivos e recomendações.

Uma empresa com boa reputação não apenas conquista clientes, mas também os fideliza. Em um mercado onde a confiança é um dos maiores diferenciais, a reputação da marca é essencial para garantir crescimento sustentável. Então, avalie: como sua marca está sendo percebida pelo público? O que pode ser aprimorado para fortalecer sua reputação?

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