Como aplicar a análise de dados em sua estratégia digital

Cuidar da gestão de reputação da marca deve fazer parte da rotina do planejamento estratégico do negócio. Para aproveitar as informações disponíveis da melhor forma possível, é fundamental realizar uma análise de dados eficiente.

Toda campanha precisa ser planejada e monitorada para gerar melhores resultados, e uma estratégia de dados bem executada é o caminho mais seguro para entregar os resultados que toda empresa deseja.

Todos nós sabemos do potencial da internet para a divulgação de marcas e produtos, mas qual a relação entre dados e marketing digital? Vamos falar mais sobre isso neste conteúdo! Confira os tópicos que iremos abordar:

A importância da análise de dados no marketing digital

O digital mudou a forma de fazer marketing, tanto para as corporações quanto para os clientes. O marketing digital estreitou a relação das empresas com seus clientes e agregou um conceito muito aplicado atualmente que se chama “experiência do usuário”.

Sendo assim, o marketing está muito mais preocupado com a relação e a interação com seus clientes, buscando um engajamento maior dos consumidores ao atender suas exigências e necessidades.

E é aí que entra a análise dados que, sem dúvida, está diretamente ligada ao bom desempenho do marketing do seu negócio. Veja quantas vantagens você pode obter ao usar dados para planejar suas estratégias de marketing:

  • Melhorar a experiência do consumidor;
  • Auxiliar na tomada de decisões de marketing;
  • Auxiliar na gestão de riscos;
  • Focar nas estratégias voltadas para o público-alvo;
  • Facilitar a obtenção de insights para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Viu quantos benefícios podem ser gerados para sua empresa? Agora vamos entender como você pode usar essa ferramenta de gestão no dia a dia das suas ações de marketing.

Como aplicar a análise de dados em sua estratégia

Quando você executa uma campanha de marketing é importante monitorá-la para saber se está alcançando o resultado esperado. São os dados extraídos desse monitoramento que dizem se sua campanha está fornecendo o resultado que você espera ou se precisa mudar algo para atingir o seu público-alvo.

O Google Analytics, o Facebook Insights, o MailChimp, entre outras, são plataformas de dados muito utilizadas, pois são ótimas ferramentas para analisar o desempenho das estratégias e conhecer melhor seu público.

Muitas pessoas ficam perdidas em como fazer uma boa análise de dados. Mas se você fizer as perguntas certas, definirá com mais clareza seus objetivos e, assim, poderá definir o melhor direcionamento ao marketing digital de sua empresa.

Alguns exemplos do que você precisa ter bem claro na sua mente para fechar uma campanha de marketing são:

  • O que atrai meus clientes ao meu site/ e-commerce/ Market Place?;
  • Quantas pessoas quero alcançar com minha nova campanha de marketing?;
  • Qual é minha meta com a estratégia de marketing que vou implantar?

Se você tiver total clareza sobre seu objetivo final, ficará mais fácil estruturar uma ação de marketing eficiente e consistente. E é nesse momento que os dados entram para orientar suas próximas ações e provar se sua estratégia de marketing está no caminho certo ou não.

Quais os dados mais relevantes que você precisa analisar?

Engajamento

Saiba quanto seu público está envolvido com sua marca, seja através dos canais de comunicação ou likes, comentários e compartilhamento nas redes sociais.

Crescimento do alcance

Aqui você mede quantas pessoas, de fato, estão recebendo seus anúncios. Caso ainda não esteja dentro do que espera, é preciso repensar o conteúdo e a abordagem visual de seus anúncios.

CTR

Analisando os dados dessa métrica, você consegue saber se o seu anúncio tem impactado as pessoas a ponto de fazer com que elas abram o link disponível.

Crescimento no número de fãs ou seguidores

Possivelmente esta é uma das métricas mais importantes na análise de dados, pois indica se o conteúdo/ produto é relevante para o público, principalmente se o número de seguidores ou fãs vem de forma espontânea, ou seja, sem que haja compra de likes ou seguidores.

Taxa de conversão

Aqui não tem mistério. Com a taxa de conversão você descobre se sua campanha está atingindo seu objetivo. Vamos supor que seu negócio seja um e-commerce: a conversão irá mostrar quantos usuários passam por todo o funil de vendas e finalizam a compra!

Essas são apenas algumas métricas que você deve acompanhar em sua análise de dados. O mais importante é saber que medir o desempenho das suas ações de marketing digital irá proporcionar mais segurança ao desenvolver uma nova campanha ou produto, e colocará sua empresa no caminho mais assertivo para intensificar o contato com o seu público-alvo.

E, é fundamental compreender que tomar decisões baseadas em dados garante mais precisão e eficiência para o desempenho de sua empresa e para a reputação da sua marca. Por isso, não ignore o poder dos dados e invista em boas ferramentas para otimizar seus resultados!