Comunicação empresarial: saiba como implementar uma estratégia consistente

A comunicação empresarial é uma estratégia de marketing voltada para melhorar a comunicação das empresas com os clientes. Além de proporcionar mais visibilidade para a marca, este tipo de comunicação é muito importante para a tomada de decisões durante o gerenciamento de crises.

Ao adotar boas estratégias, o negócio também pode se consolidar e atrair cada vez mais clientes, destacando os diferenciais que possui para o mercado. Uma comunicação empresarial bem estruturada gera um impacto em diversos canais e pode alavancar os resultados a curto, médio e longo prazo.

Para alcançar esses resultados é imprescindível estruturar uma estratégia consistente, com o menor número possível de falhas. E vamos falar mais sobre isso neste conteúdo! Confira os tópicos que vamos abordar:

Comunicação empresarial interna e externa

Integrar a equipe, unificar a comunicação e alinhar o discurso da empresa para todos os colaboradores. Esse é o papel da comunicação interna que cada vez mais vem sendo adotado pelas empresas por sua importância para consolidar a cultura organizacional do negócio e transmitir com clareza os objetivos, missão e valores para todos os setores da empresa.

Dentro da comunicação empresarial interna existem duas metodologias estratégicas que se bem aplicadas são capazes de engajar os colaboradores e reter novos talentos.

São eles o Endomarketing e o Employer Branding.

Endomarketing

É um conjunto de ações de comunicação empresarial voltada para ações internas da empresa. Entretanto, não é apenas uma forma de se comunicar com os colaboradores, mas sim um incentivo para o engajamento de todos nas ações da empresa. Inclui-se uma lista de ações que, se bem implantadas, traz excelentes resultados.

Employer Branding

Estratégia de marketing voltada para construir uma reputação positiva sobre a empresa enquanto ambiente profissional. Trabalhando lado a lado com os departamentos de RH e recrutamento, essa ferramenta da comunicação empresarial atrai os melhores profissionais do mercado e diminui o turnover dos já contratados. Também estimula maior produtividade dos colaboradores se utilizado baseado na essência da marca e com as estratégias certas.

Já a comunicação externa engloba as ações e estratégias para quem está fora da empresa, quer dizer seus clientes, investidores, parceiros, fornecedores, concorrentes e, claro, seus clientes em potencial. Portanto, a parte externa da comunicação empresarial é tão fundamental como a interna porque resulta na facilidade de se comunicar com diversos públicos por diferentes canais de contato.

Veja algumas das estratégias mais aplicadas para uma eficiente comunicação externa:

Inbound marketing

Produção de conteúdo relevante para atração e conversão de clientes. Os canais mais utilizados nessa estratégia de marketing são as redes sociais, blogs e utilização de mecanismos de busca.

Assessoria de Imprensa

Se você deseja alcançar a imprensa como fonte especializada em sua área de atuação para reportagens e matérias jornalísticas, precisa de uma área que seja responsável por criar e manter esse relacionamento com jornalistas. Esse é o trabalho da assessoria de imprensa.

Outbound marketing

Busca ativa de novos clientes pela oferta direta através de propagandas tradicionais.

Relações Públicas

Um profissional responsável por pensar a comunicação empresarial com todos os seus públicos.

Uma estratégia consistente

Você pode estar se perguntando agora como colocar todas essas ferramentas em prática sem virar uma bagunça ou um telefone sem fio. O mais importante para que sua estratégia de comunicação empresarial seja uma fórmula de sucesso é a integração.

Em todos os seus canais de comunicação precisa existir uma única informação, alinhamento e postura para que sua empresa seja sinônimo de credibilidade. Imagine falar uma coisa no site e ter uma postura totalmente diferente nas redes sociais?

Planejamento e consistência são as bases para que sua empresa seja reconhecida tanto internamente quanto externamente. Portanto, todos os departamentos devem falar a mesma língua: RH, assessoria de imprensa, marketing, entre outros. Se tudo estiver bem alinhado não haverá divergências nos múltiplos canais de comunicação.

Como colocar em prática uma eficiente comunicação empresarial

O primeiro passo é relacionar tudo o que a empresa já faz em termos de comunicação, seja interno e externo. Com essas informações mapeadas é possível avaliar o que precisa ser ajustado e o nível de comunicação entre as áreas da empresa.

O próximo passo é alinhar o discurso e definir o fluxo de informações da forma mais clara e objetiva possível, e investir em diferentes ferramentas de comunicação para ampliar o alcance de sua mensagem.

Por fim, lembre-se de acompanhar a efetividade das estratégias adotando métricas de acompanhamento. Reuniões periódicas com a equipe, formulários de perguntas, aumento de seguidores em blogs e redes sociais, inscrições em eventos, etc. Tenha na ponta do lápis o quanto cada ação é produtiva em se comunicar com cada um dos seus stakeholders.

Você deve ter percebido a importância de uma comunicação eficiente para o crescimento do seu negócio. O desenvolvimento de estratégias assertivas em comunicação empresarial coloca sua empresa no caminho do sucesso com clientes e colaboradores mais empáticos e satisfeitos.