Faça seu negócio voar com cinco estratégias de marketing digital!

Marketing digital são ações de comunicação personalizadas para o meio digital para promover uma marca e comercializar produtos ou serviços, com o objetivo de conquistar novos consumidores e também melhorar a rede de relacionamento. Atualmente, a cartela de estratégias de marketing digital é ampla e pode ser personalizada de acordo com as necessidades de cada cliente.

Dessa forma, o marketing digital se tornou prioridade para muitas empresas em relação ao marketing tradicional, que é trabalhado no ambiente off-line, porque as estratégias são mais fáceis de serem aplicadas e mensuradas.

O marketing digital permite uma segmentação de audiência mais assertiva, o que faz com que o público seja atingido da melhor maneira possível, sendo assim, por exemplo, a maneira mais rápida de aumentar o tráfego de um site.

Neste artigo você vai conhecer cinco estratégias de marketing digital que toda marca deveria trabalhar!

Inbound Marketing

O inbound marketing é um conjunto de estratégias de marketing digital que permitem a interação da marca com o público por meio de ferramentas de marketing de conteúdo (como blogs, podcasts e e-books) e de estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização do conteúdo textual para os mecanismos de busca, com o intuito de alcançar bons rankings nos resultados.

Diferentemente do marketing e da propaganda tradicional, o inbound marketing é menos direto e intrusivo, já que a ideia é atrair os futuros clientes com materiais de qualidade.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um conjunto de ferramentas que possui o intuito de interagir com o público, com a criação e compartilhamento de conteúdo relevante com o público-alvo, feito por meio de blogs, redes sociais, podcasts, e-books, newsletters, etc.

Dessa forma se constrói um relacionamento de confiança e a marca ganha credibilidade no mercado, podendo se tornar referência no tema. É possível também construir e alimentar um mailing de clientes para manter essa comunicação próxima, fazendo com que a marca seja lembrada pelo usuário no momento da compra de um produto ou serviço.

SEO (Search Engine Optimization)

Marcas que comercializam seus produtos ou serviços na internet devem ter um bom ranqueamento nas páginas dos buscadores, pois um site é muitas vezes a principal porta de entrada de novos clientes.

Para isso é essencial investir em SEO para que esses resultados orgânicos sejam alcançados ao longo do tempo. Como essa estratégia depende do funcionamento dos algoritmos dos buscadores e da concorrência de nicho, as metas podem demorar certo tempo para serem observadas, principalmente para sites mais novos.

O SEO se baseia em três pilares, que devem trabalhar em conjunto para que os resultados sejam alcançados da maneira correta.

Conteúdo: análise e utilização de palavras-chave com bom ranqueamento;

Tecnologia: qualidade técnica do site e a velocidade de carregamento;

Relevância: autoridade, geralmente conquistada por menções da marca em outras páginas e links externos.

Propaganda online

Assim como na propaganda tradicional, feita no modo offline, geralmente realizada em jornais, revistas, rádio e TV, a propaganda no ambiente online também pode ser contratada para que anúncios sejam veiculados em sites.

Geralmente, a propaganda online é feita por meio de banners em sites, links patrocinados no Google Adwords e anúncios nas redes sociais, por meio do Facebook Ads, Twitter Ads e LinkedIn Ads.

Dentre as estratégias de marketing digital, é uma forma rápida de conseguir resultados e também mensurá-los, porém com custos relevantes.

Branded Content

O Branded Content é uma das estratégias mais recentes e inovadoras, considerada multidisciplinar porque utiliza técnicas da propaganda e do storytelling, juntamente com a informação e o entretenimento, para criar uma conexão e afinidade com o público.

A estratégia deve oferecer qualidade e relevância para o público, para que assim ele se identifique com a mensagem e haja interesse e engajamento, assim será compartilhado por um número maior de pessoas e ficará por mais tempo sendo lembrado. Pode ser desenvolvido em variados formatos, como uma reportagem impressa ou uma propaganda audiovisual e para diversos canais, como sites, redes sociais e aplicativos de celular.

Existem alguns cases que exemplificam projetos de branded content que se tornaram referência na área, como a ação feita pelo jornal norte-americano The New York Times no Netflix. Nesse caso, uma das estratégias foi colocar um artigo patrocinado no serviço de streaming que abordava as diferenças entre os modelos prisionais masculino e feminino. O conteúdo foi patrocinado pela série “Orange is the new black”, que trata sobre a vida em uma prisão feminina.

Assim, foi possível perceber que o marketing digital se tornou essencial atualmente e que existem muitas estratégias de marketing digital que podem criar e divulgas marcas, assim como alavancar negócios.

Gostou do conteúdo? Veja esse artigo que preparamos sobre como escolher a agência de marketing digital ideal.