Growth Mindset: o que é e como desenvolvê-lo
Você já ouviu falar de Growth Mindset? Esse conceito parece novo para você? Se você está lendo esse artigo terá todas as respostas sobre o assunto e entenderá porque o Growth Mindset é tão valorizado pelas melhores empresas para se trabalhar.
A psicóloga e professora norte-americana, Carol Dweck, percebeu há pouco mais de três décadas uma divergência na mentalidade de seus alunos universitários. Alguns jovens ficavam muito abalados com pequenos reveses nas circunstâncias cotidianas, e outros eram mais resilientes, recuperando-se com facilidade de fracassos e contratempos.
Dos estudos de Carol Dweck surgiram dois conceitos referentes a tipos de mentalidade: a de crescimento e a fixa. A mentalidade de crescimento se aplica a pessoas que buscam sempre novos conhecimentos e pensam de forma disruptiva. Esta mentalidade é conhecida como Growth Mindset.
Por isso, vamos abordar esse conceito para entender melhor como podemos desenvolver nossa mente para uma carreira profissional bem-sucedida!
- Growth Mindset: entenda a importância;
- Mentalidade fixa X Mentalidade de crescimento;
- Como desenvolver uma mentalidade de crescimento.
Growth Mindset: entenda a importância
Quando falamos de mentalidade estamos recorrendo ao que a psicologia chama de crenças internas, recursos inconscientes que interferem em tudo que você pensa, sente e faz. Essas crenças nos ajudam a perceber o mundo e a interpretar todas as nossas experiências, sejam boas ou más.
Em relação às duas mentalidades percebidas por Carol Dweck, as crenças estão relacionadas à maneira como encaramos o aprendizado e o que entendemos sobre inteligência. Em sua essência, a mentalidade fixa pode bloquear nossa capacidade de realização e nos limitar em nosso crescimento profissional. Já a mentalidade de crescimento nos impulsiona em nossa longa trajetória rumo ao sucesso, portanto é composta por crenças fortalecedoras.
É importante saber que as crenças, sejam limitantes ou fortalecedoras, são formadas em nossa infância e reafirmadas a cada experiência que vivemos durante a vida. A notícia boa é que crenças limitantes podem ser transformadas quando tomamos consciência de sua existência e as questionamos.
Confira agora as principais características da mentalidade fixa e da mentalidade de crescimento, ou Growth Mindset!
Mentalidade fixa X Mentalidade de crescimento
Mentalidade fixa
O principal aspecto dessa mentalidade está em suas crenças limitantes de incapacidade e vitimismo. Se você acha que não é capaz de aprender coisas novas ou aumentar sua inteligência, provavelmente não se esforçará para transformar sua realidade. Comece agora a questionar aquelas crenças negativas que sussurram em sua mente, como “não vou conseguir”, ou “não aprendo” e “não faço nada direito”.
Com um mundo em constante mudança, não há mais espaço para uma mindset fixo. Nem tudo é oito ou oitenta. O conhecimento pode evoluir com esforço, estudo e prática, aumentando exponencialmente sua capacidade, seja na vida profissional ou pessoal.
Mentalidade de crescimento
Acreditar no seu desenvolvimento pessoal e na capacidade de sempre aprender. Buscar novos conhecimentos não se limitando em seu processo de crescimento e aceitando os desafios como oportunidade de aprendizado. Essas são as marcas de uma mente em que as crenças fortalecedoras são profícuas.
Encarar a vida através do Growth Mindset é garantia de melhores resultados e boas performances profissionais, além de trazer realização pessoal e mais satisfação. Afinal, se enxergar como merecedor pode ser revolucionário quando se acredita no seu verdadeiro potencial.
Como desenvolver uma mentalidade de crescimento
Você deve estar curioso para saber como se desenvolve essa mentalidade, já que todas as crenças limitantes podem ser transformadas em fortalecedoras.
O primeiro ponto a observar é a forma de encarar o fracasso, pois para o Growth Mindset, o fracasso não existe.
Para as pessoas que têm esse mindset, a vida é uma eterna oportunidade de aprendizado, e não há erro. Growth Mindset é acreditar que tudo pode ser aprendido, e que novas habilidades podem ser desenvolvidas quando há treinamento e trabalho.
Não saber lidar com críticas, sentir-se ameaçado pelo sucesso dos outros, ter medo de mudanças e novos desafios são características de um mindset fixo.
Se você deseja gerar resultados melhores é preciso persistir nos obstáculos vendo todo esforço como chance de se tornar melhor, aceitando críticas não como uma sentença, mas como caminho para a mudança, e abraçar o sucesso alheio como fonte de inspiração para seu próprio sucesso.
Growth Mindset é importante, ainda, porque nos fortalece para lidar com as incertezas e imprevisibilidades da vida.
A pandemia de Covid-19, por exemplo, traz a ideia de que não é possível ter o controle de tudo. Em meio a tantas mudanças nos últimos dois anos, as pessoas que aderiram ao Growth Mindset tiveram mais facilidade para se reinventar, inovar, aprender e reaprender.
Então, deixe que sua mentalidade siga o fluxo e mude também! E, lembre-se, que no mercado profissional, o Growth Mindset é valorizado porque está preparado para lidar com as transformações sem medo de aprender e evoluir.
Aprecie sua caminhada, troque fracasso por aprendizado, esteja aberto a críticas e celebre as conquistas de seus colegas como se fossem suas!