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Setores como turismo, bem-estar, alimentação, moda e beleza estão amplamente familiarizados com o conceito de jornada do cliente. Mas ele também pode ser amplamente aproveitado no setor energético: do lead à fidelização, a contribuição do marketing pode ser de grande valia para a área de energia.

A definição geral de “jornada do cliente” é simples: organizar as etapas de compra dos possíveis clientes em todas as etapas que eles devem percorrer antes, durante e após a compra.

No entanto, é importante aprofundar o conhecimento sobre cada período da jornada para adequar seu conteúdo e abordagens de comunicação para garantir o sucesso da efetivação da compra e de sua experiência. Ao explicar este processo, é natural que a primeira associação seja feita ao varejo – mas este tipo de marketing também pode ser aplicado ao setor de energia. Confira como:

A atração de clientes no setor de energia

A jornada do cliente é adaptar o marketing do lead – possível cliente – à fidelização – consumidor recorrente. Para nicharmos esta estratégia para o setor de energia, precisamos, antes de tudo, definir o público alvo. Desta forma, é possível extrair o melhor do inbound marketing (marketing de conteúdo voltado à jornada do cliente), que é:

→ Informar e conscientizar seus potenciais clientes

A jornada de compra começa antes da própria compra: antes de investir em um produto ou serviço, os consumidores vão pesquisar sobre possíveis fornecedores e busca, conteúdos informativos, que solucionem suas possíveis dúvidas e transmitam a segurança e credibilidade necessárias.

Ou seja, esta é a primeira oportunidade para utilizar a comunicação para posicionar sua marca como referência no setor.

→ Uma comunicação “customer centric”

O “customer centric” visa colocar o cliente como centro e protagonista de toda a jornada – e a comunicação tem grande papel nisso. Analise quais são as principais dúvidas e questões buscadas por seu público durante cada etapa da jornada e baseie seu marketing e conteúdos a partir daí.

Além de ser uma abordagem assertiva para transmitir experiência e know-how, faz o cliente se sentir “percebido” e, consequentemente, valorizado.

Dados expressivos sobre a percepção do cliente no setor energético

A Foundever, empresa global líder em CX (experiência do cliente) realizou uma pesquisa entre consumidores com recorte no setor energético.

Segundo o levantamento, 75% dos clientes acreditam que uma energia confiável é importante e 62% afirmam que as mídias sociais influenciam as escolhas de marcas. Essas estatísticas comprovam a necessidade da sua marca se posicionar como referência no mercado utilizando a comunicação e a presença digital como aliadas.

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