LinkedIn para executivos: entenda como essa estratégia tem alavancado os resultados no B2B

O LinkedIn se tornou um recurso vital para profissionais de todos os setores nos últimos anos e uma tendência se destacou: o aumento do uso do LinkedIn para executivos. A própria plataforma reconhece e recompensa os criadores de conteúdo com um selo: o “Top Voice”. Para conceder o título, a equipe editorial da rede analisa as publicações do usuário e o impacto desses posts.

Agora, por que ser “Top Voice” virou objeto de desejo? Ter uma presença digital ativa ajuda executivos a compartilhar histórias de sucesso, manter uma reputação de confiança, estabelecer uma linha de comunicação direta com o mercado e até mesmo com os próprios colaboradores, além de colocá-los em uma das plataformas mais importantes do setor.

Além disso, esse diálogo aberto nas redes vai além da promoção de um perfil pessoal: como porta-voz da empresa, um profissional “Top Voice” colabora para a credibilidade e posicionamento da própria marca na qual atua. Veja mais a seguir:

Conteúdo da página

Por que usar o LinkedIn como estratégia B2B?

Quando se trata de considerações profissionais, o LinkedIn é a rede social mais estratégica.

Empresas, em especial as B2B, que vendem serviços ou de nicho premium, aproveitam da visibilidade e capacidade da plataforma para gerar leads qualificados.

A experiência de ter um perfil pessoal, por sua vez, oferece aos usuários a oportunidade de expandir sua rede profissional e estabelecer uma base sólida de networking, criando relacionamentos benéficos que impulsionam a expansão da empresa. Isso permite acesso a uma ampla gama de especialistas e possíveis parceiros de negócios, o que leva, naturalmente, a possíveis novos clientes e parcerias.

Cenário atual do uso do linkedin para executivos

Conforme divulgado pela InfoMoney, um levantamento da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP), apontou que 45% dos CEOs estão distantes da rede social, seja pela ausência de perfil ou de postagens.

No entanto, o portal também evidencia uma pesquisa da HootSuite, que detalha que “três em cada quatro consumidores afirmam que a atuação do CEO nas redes sociais torna uma marca mais confiável, e as organizações cujos líderes são ativos nas redes sociais são percebidas 23% mais positivamente do que aquelas com CEOs inativos.”

A falta de presença digital não é proposital: o grande obstáculo, na maioria dos casos, é a gestão do tempo. Afinal, produzir conteúdos de maneira regular é trabalhoso e executivos costumam ter uma agenda apertada.

A boa notícia é que é possível criar conteúdo de qualidade sem negligenciar outros compromissos: líderes Top Voices muitas vezes têm seus perfis administrados por profissionais especialistas em comunicação. Assim, a marca pessoal do executivo é tratada com a seriedade de uma empresa, com um cronograma de textos e postagens especialmente desenvolvido para reforçar sua reputação.

Como usar o LinkedIn para executivos de forma eficiente e atrativa?

Em tempos digitais, nossos perfis nas redes atuam como cartões de visita – e um LinkedIn desatualizado pode comprometer a percepção pública sobre a expertise dos líderes. A primeira etapa é manter cargos, experiências e habilidades atualizadas. Em seguida, é imprescindível ter um material bem planejado para engajar o público. Ao impactar usuários constantemente com temas relevantes na sua área de atuação, você se torna referência e isso também reflete na imagem da sua empresa.

Planejamento de conteúdo no Linkedin para executivos

Não existe fórmula pronta para criar conteúdos no LinkedIn. O ideal é que cada profissional faça, regularmente, publicações que sejam relevantes para sua área de atuação e um tom e linguagem adequados com a imagem da empresa em que ele trabalha. Contudo, há uma série de práticas que, universalmente, asseguram maior qualidade aos textos:

  • Alinhar aspirações pessoais com objetivos do negócio;
  • Determinar o público-alvo;
  • Criar um calendário editorial e especificando cada conteúdo;
  • Estabelecer um cronograma para revisões e aprovações;
  • Acompanhar e avaliar o desempenho das postagens por meio de métricas.

 

Mesmo que a gestão do perfil fique por conta de especialistas de comunicação, é importante: 

  • Um acompanhamento próximo do executivo para que seus valores e opiniões estejam sempre claros e coerentes;
  • Promover a interação com respostas a perguntas e comentários que envolvam a comunidade.

Um perfil ativo e com publicações que despertem genuinamente o interesse do público-alvo de um gestor garante mais consistência e credibilidade – tanto para a figura individual do profissional como para a empresa na qual ele trabalha.

Artigos relacionados.