Marketing de influência: saiba como funciona essa estratégia

As empresas precisam estar constantemente atentas as tendências que podem contribuir diretamente para as estratégias e resultados. Neste contexto, o marketing de influência tem sido decisivo para as marcas que buscam gerar uma influência na decisão de compra do cliente.

Com o marketing de influência, a empresa utiliza um interlocutor, uma pessoa que produz conteúdo e tem uma forte influência com o público. Para esta prática são utilizadas diversas estratégias de marketing digital para gerar o impacto desejado.

Neste conteúdo vamos falar um pouco mais sobre o tema, para que você possa compreender como essa estratégia funciona. Confira a seguir os tópicos que abordaremos:

Marketing de influência: entenda a importância

As marcas estão sempre em busca de formas para atingir e impactar o público. Estabelecer essa relação pode ser um grande desafio, por isso, o marketing de influência chega como uma estratégia eficaz para potencializar os resultados.

Uma grande constante nas ações de marketing é que o direcionamento deve ser focado para o público, ou seja, a marca precisa estar onde essas pessoas estão. Então, em tempos em que as redes sociais são cada vez mais presentes, é possível utilizar isso como uma vantagem.

Utilizar os influenciadores para atingir os clientes nessas mídias pode gerar resultados significativos. Quando algum influenciador que o consumidor já segue e, confia nas indicações, fala sobre o produto e/ou serviço da marca, a possibilidade de impactá-lo é ainda maior.

Afinal, já existe uma relação de confiança estabelecida, o que muitas vezes é decisivo no processo de compra. Além disso, esta estratégia pode ajudar a atrair o público-alvo da marca, gerar mais visibilidade e promover um acompanhamento e auxílio durante toda a jornada de compra.

Com tamanho potencial, essas estratégias podem ser utilizadas para reforçar a marca, além de atrair e fidelizar os clientes.

Saiba quem são os influencers

Também conhecidos como influenciadores digitais, os influencers são pessoas que geram um forte engajamento nas redes sociais graças aos seus conteúdos. Sejam grandes influencers com milhões de seguidores, ou aqueles mais segmentados ou de regiões específicas, todos podem ser boas oportunidades para atingir possíveis clientes.

Atualmente existem influenciadores dos mais variados tipos, que atuam em diversos segmentos. Temos aqueles com foco em moda, outros em gastronomia, educação, negócios, dentre tantos outros setores.

Os influencers produzem vídeos, fazem posts bem elaborados com belas imagens e se tornaram bons divulgadores dos mais variados tipos de produtos e serviços. É uma forma de mostrar na prática os resultados, deixar que o consumidor veja o que poderá comprar antes mesmo de efetivar essa compra.

Ao estabelecer parcerias com influenciadores, vários fatores devem ser considerados. É essencial buscar o alinhamento dos públicos e assuntos, para potencializar os resultados ao máximo.

O passo a passo do marketing de influência

Para implementar ações de marketing de influência, alguns fatores são decisivos para alcançar o sucesso. Separamos alguns deles para que você possa compreender o passo a passo da estruturação de uma campanha voltada a esta estratégia.

Estabeleça seus objetivos e metas

Saber onde quer chegar é o primeiro passo para o planejamento das estratégias de marketing de influência. Neste ponto, você deve estabelecer todo o plano de ação, considerando os recursos e o orçamento que poderá disponibilizar.

Para encontrar os influenciadores certos, saiba qual é o público-alvo da sua marca

Antes mesmo de escolher e pesquisar os influenciadores, é essencial saber qual é o público-alvo da sua marca. Conhecer o perfil dessas pessoas é uma questão importante, pois só assim poderá ter um melhor direcionamento sobre qual influencer tem mais acesso a este público.

É importante lembrar também que na hora de escolher o influenciador certo para a sua marca, é preciso analisar muito além do que apenas o número de seguidores. Em alguns casos, um micro influenciador pode gerar mais resultados diretos para o negócio do que um com milhões de seguidores.

Crie uma parceria e trabalhe em conjunto com os influenciadores

Existem muitas formas de parceria quando o assunto é influenciador. Então, é importante deixar todos os aspectos e entregas bem claros para ambas as partes.

Feito isso é importante promover um trabalho em conjunto, criando ações e compartilhando pensamentos. Afinal, se a marca estabelecer algo engessado que não tem muito a ver com o perfil do influencer, dificilmente vai alcançar os resultados esperados.

Analise os resultados

Independente da duração da ação, é importante analisar os resultados constantemente. Verificar as visualizações, o engajamento e todos os outros indicadores possíveis, que serão definidos de acordo com cada ação.

Desta forma, é possível fazer os alinhamentos necessários para potencializar ainda mais os resultados e as estratégias de marketing digital.

Vantagens e resultados para a sua marca

Para que o marketing de influência possa gerar resultados e trazer as vantagens que a empresa deseja, é preciso muita estruturação. Desde a escolha do influenciador até a definição de como a campanha vai funcionar, tudo precisar estar muito bem alinhado.

Quando a estratégia é certeira, os resultados têm mais chances de surpreender. A visibilidade da marca será alavancada e os cliente serão cada vez mais fidelizados e, quanto mais fieis forem, mais poderão propagar a imagem da marca, gerando assim ainda mais negócios.

Este tipo de marketing é uma grande tendência, que quando aplicada de forma estratégica, pode gerar muitas vantagens para marca. Para que isso seja possível, é essencial contar com uma equipe de profissionais que possa definir um planejamento eficiente.