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Marketing Digital como recurso nas eleições durante a pandemia

O Marketing Digital tem ajudado muitas empresas que tiveram que se renovar durante a pandemia do coronavírus. Por meio de alguns conceitos é possível se destacar na internet em meio a tanta informação. Esse destaque também será essencial para quem precisará encontrar um novo modo de fazer campanha eleitoral.

Quem está acostumado ao corpo a corpo das campanhas eleitorais terá um grande desafio neste ano. A pandemia do coronavírus mudou completamente o cotidiano das pessoas. E o isolamento social provocou mudanças profundas no trabalho e no dia a dia. Sem sair de casa, as pessoas precisaram encontrar novas formas para continuar com suas relações e negócios.

E isso também se estendeu para as eleições. O calendário foi totalmente modificado para evitar que as pessoas se aglomerem em uma época que não há controle do vírus. Planejadas para serem realizadas em outubro, as eleições foram adiadas para os dias 15 e 29 de novembro.

O adiamento das eleições ajudará quem precisa de mais tempo para planejamento. Sem poder fazer uma campanha corpo a corpo por causa do isolamento social, planejar a sua presença no campo digital é essencial. Se negócios e relacionamentos ocorrem pela internet, a experiência não deverá ser diferente no campo político.

Por isso, abaixo iremos apresentar como alguns conceitos do Marketing Digital podem ajudar a se destacar neste mundo de informações:

Persona

Um dos conceitos utilizados no Marketing Digital é o da persona. Mais do que reunir características pessoais em um personagem, a persona traz um perfil detalhado de quem poderá ser atingido pelas estratégias. A persona reúne características como nome, idade, trabalho, nível de educação, nível hierárquico no trabalho, gostos, necessidades e desejos.

Este conceito pode ser usado no planejamento do que será publicado em redes sociais. Por exemplo, imaginamos que o perfil do seu eleitorado seja jovem e que está interessado nos principais tópicos discutidos.
A partir disso, podemos imaginar uma persona como uma garota de 18 anos, estudante, em sua primeira eleição, que gosta de redes sociais, que deverá prestar vestibular no fim do ano e que participou ativamente das discussões sobre adiamento do Enem.

Com essa imagem na cabeça, podemos planejar diversos assuntos que podem chamar a atenção dessa jovem a se engajar. No caso de candidatos, assuntos que sejam comuns como valorização à educação e a participação cidadã são ótimos ganchos para que ela possa se engajar.

Você pode pensar de três a quatro personas, pois isso ajudará a ampliar o seu planejamento.

Técnicas de SEO

Outro conceito dentro do Marketing Digital são as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que ajudam no posicionamento e ranqueamento do seu site na busca do Google.

As técnicas podem ser usadas na estrutura do site, como na disposição de cada item e até no nome do portal. Mas também podem ser usadas no conteúdo que é publicado nele, com palavras-chave que ajudarão a colocar o seu site em destaque nos buscadores.

Um dos primeiros passos é pensar em quais são as palavras-chave relacionadas ao conteúdo que está escrevendo. Quais delas podem ser usadas pelas pessoas para acessar conteúdos similares? O campo de pesquisa do Google e o site Google Trends são plataformas que você pode acessar para descobrir essas informações.

Outros sites também ajudam a entender melhor o posicionamento das palavras nos sites de busca. O SEMrush disponibiliza dados sobre a competição da busca das palavras-chave. O serviço de Google Ads também pode ser uma ferramenta na busca de informações.

Mas mais do que ajudar a localizar o seu site, o conteúdo escrito precisa ser de qualidade e alinhado às suas crenças. Em uma época que a identificação de bandeiras e a discussão social são realizadas na internet, é preciso definir exatamente seu pensamento. Deste modo, quem se interessa por estes assuntos terá mais chances de voltar e ler o que você está escrevendo.

Mas além deste, também há outro modo de se relacionar com os eleitores.

Fluxo de Nutrição

O Fluxo de Nutrição é um conceito no qual uma sequência de e-mails é enviada com o propósito de se atingir um objetivo. No Marketing Digital, o Fluxo de Nutrição é um processo para a pessoa seguir nas etapas no Funil de Vendas – uma estratégia que usa a ideia da Jornada do Consumidor onde ele descobre um problema, reconhece este problema, considera uma solução a ele até que decide utilizar a ideia proposta.

Na campanha, estes conceitos podem ser usados para construir um relacionamento de identidade e maior engajamento de seus eleitores. Mas para isso, é preciso definir um objetivo e planejar bem os conteúdos para que sejam interessantes e alinhados aos seus pensamentos.

Por exemplo, digamos que nosso objetivo é que jovens tenham mais atitudes cidadãs e participem da política local. No nosso site, disponibilizamos um e-book com informações sobre as funções dos cargos que estão sendo disputados e, com isso, os jovens interessados inscrevem seus e-mails para receber conteúdos similares.

A partir daí, o Fluxo de Nutrição inicia. Você pode começar os e-mails com mais informações de como acompanhar pela internet algumas discussões na Câmara de Vereadores da sua localidade. Em outros e-mails, mostre os locais onde este jovem pode participar das discussões. Mostrar movimentos sociais locais ou ONGs que apoiam algumas causas é interessante. Mas em um dos e-mails é possível, por exemplo, mostrar como um cidadão consegue pedir 15 minutos em uma sessão da Câmara de Vereadores para expor um projeto ou uma causa a ser apoiada.

Você também pode colocar ao final dos e-mails uma chamada para seu blog para quem deseja saber mais do assunto. Assim, você consegue construir um relacionamento mais próximo do eleitor.

Enfim, estamos em um momento de mudança na sociedade. O isolamento social está cada vez mais desafiando conceitos já determinados no dia a dia e isso não seria diferente em uma eleição. Mas o importante é saber que é possível se renovar e que novas maneiras sempre podem ajudar a democratizar cada vez mais o mundo.

Gostou do conteúdo? Veja o que preparamos sobre como o marketing digital pode ajudar seu negócio durante a crise.