Marketing Verde: o futuro sustentável que transforma negócios no setor de energia e o planeta
Termos como “ESG”, “responsabilidade ambiental” e “transição energética” estão cada vez mais em alta no mercado, na mídia e em discussões de especialistas. E o marketing verde chegou para somar nesse time: em um planeta onde a natureza está “cobrando” os anos de descaso com o meio ambiente, há um movimento global para correr atrás do prejuízo.
O marketing verde não é apenas sobre relações públicas (RP) ou palavras da moda, é utilizar a comunicação a favor da sua marca, compartilhando transparência, seu propósito e contribuições. Essa comunicação transparente é mais que um diferencial: em um mundo permanentemente conectado e cada vez mais engajado com causas genuínas, o marketing verde tornou-se essencial, especialmente em setores como o de energia.
A necessidade de utilizar o marketing verde como estratégia para sua marca
As estratégias do marketing verde caminham lado a lado com as ações de ESG de uma marca. Ou seja, um bom marketing exige ações firmes e coerentes, do contrário, a imagem e narrativas construídas serão vazias. Logo, é preciso, antes de tudo, alinhar quais são as ações promovidas pela empresa: o que é feito e como é feito.
A partir daí, usamos a comunicação para dar voz a estes projetos: o marketing verde amplia o alcance das iniciativas, tornando-as acessíveis para o conhecimento de toda a sociedade.
Com isso, garantem-se benefícios como: maior conhecimento do público e incentivo à educação ambiental; prestação de contas à sociedade, melhora da imagem e reputação da empresa; retenção e fidelização de clientes; atração de novos clientes e também de talentos para compor o time, fora uma grande onda de inspiração para que outras companhias também assumam este compromisso.
Afaste-se do greenwashing
O temido “greenwashing” vai na contramão do propósito do marketing verde e descredibiliza sua empresa. Para evitar armadilhas, é preciso ser cauteloso. Pautas “vazias” não têm vez: a missão das iniciativas precisa ser clara e coerente com a jornada do negócio.
Podemos mencionar a Weg Energia para ilustrar como a transparência é uma característica importante para se afastar do greenwashing. A empresa é um braço da WEG S.A, multinacional catarinense. A Weg Energia disponibiliza publicamente em seu site um relatório sobre todas as suas ações e sua política de sustentabilidade completa. A empresa também promove o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento no campo de energia – esse é um investimento benéfico para a corporação, mas também para a sociedade como um todo.
Com esta clareza e ações alinhadas com o propósito e cultura da marca, a empresa evita um marketing negativo sobre suas ações.