Media Training 4.0: como o desgaste de imagem pode ser evitado
O Media Training pode ajudar a conseguir transmitir uma mensagem de forma eficaz. E com as novas mídias, esse pode ser um fator vital para pessoas, empresas ou marcas em um mundo competitivo.
O processo que treina porta-vozes de empresas e pessoas públicas pode ser estendido para o relacionamento e presença em redes sociais, se tornando o Media Training 4.0. O objetivo é capacitar e preparar os porta-vozes a se relacionarem profissional e positivamente com as mais diversas mídias nas mais diferentes situações, positivas ou negativas.
Mas como isso pode ser vital para uma marca ou empresa? No Marketing 4.0, o foco está na experiência de consumo e também nos valores ou princípios que são propagados por uma marca ou empresa. Saber o que diz e como se diz é algo essencial não só para pessoas, mas especialmente para quem precisa ter autoridade e liderança em um setor. Se não houver este cuidado, essa liderança ou autoridade pode ser questionada.
Recentemente, foi possível ver isso em uma entrevista do presidente da XP Investimentos, Guilherme Benchimol, ao jornal “O Estado de S. Paulo”. Durante uma live feita nas redes sociais do jornal, o presidente da empresa de investimentos fez uma fala dúbia, num tom inseguro, o que gerou diferentes interpretações que repercutiram em outros veículos e redes sociais. A assessoria até tentou explicar a fala, mas a repercussão negativa já havia acontecido e disseminado em diversos canais.
Nem mesmo quem trabalha com redes sociais está ileso de cometer erros e acabar tendo repercussões negativas. Há pouco tempo, uma grande influenciadora de mídias digitais perdeu seguidores e contratos publicitários após publicar uma festa em sua casa no meio da quarentena.
Situações como essa mostram que o Media Training é uma peça essencial deste quebra-cabeça. Ele ajudará a estabelecer um porta-voz preparado, que representará a ideia e propósitos por trás da marca ou da empresa. Mas como fazer isso? Confira algumas dicas abaixo:
Habilidades desenvolvidas
No Media Training 4.0, o treinamento com porta-vozes é feito totalmente personalizado, de acordo com as necessidades da empresa e do profissional. Um dos objetivos é construir o posicionamento diante da opinião pública e agregar valor à imagem da marca.
Neste tipo de treinamento, que é totalmente personalizado, trabalha-se o comportamento corporal durante entrevistas, a criação de conexões sólidas e verdadeiras com o público e também a gestão de crise de imagem, isto é, saber como se portar diante de situações que repercutem negativamente.
Redes sociais
A presença nas redes sociais é essencial neste cenário. O porta-voz precisa saber como se portar nas redes sociais, tanto em perfis pessoais quanto profissionais. Comentários, curtidas e posicionamentos precisarão ser estratégicos para que o relacionamento seja feito de forma positiva.
As redes sociais também são um ótimo espaço para marcar presença e aprofundar o relacionamento da empresa ou marca com o público, gerando novas oportunidades.
Para isso, é preciso pensar em compartilhar conteúdos relevantes e interagir com o público. Essa interação precisa também ser estratégica, já que as redes sociais são o local onde o público e a imprensa cobram e expressam suas opiniões, positivas ou negativas, sobre as marcas, podendo viralizar na internet.
Conteúdos interessantes, opiniões bem posicionadas e presença que gere engajamento podem trazer bons resultados aos negócios.
Agregue valor à sua imagem
Nas novas mídias, a identificação com valores e princípios são importantes para o público, que procura se identificar com pessoas, marcas ou empresas, que carregam os mesmos propósitos.
É neste ambiente que surgem os chamados influenciadores, pessoas comuns que possuem um público engajado por se identificar com o que o influenciador diz ou faz.
Por meio dos influenciadores, marcas ou empresas podem se posicionar nas redes sociais de forma positiva. Muitos influenciadores geram mídia espontânea para marcas que conseguem não só bons resultados, como uma maior visibilidade com o público-alvo.
Mas para conseguir ter mídia espontânea é preciso saber como gerar conteúdo, serviço ou produto relevante e de qualidade. No Media Training 4.0, é possível encontrar estratégias que ajudem a chamar a atenção.
Ação estratégica
Para que os fatores anteriores tenham sucesso, é preciso alinhar as ações em uma estratégia de comunicação integrada, alinhada ao DNA, valores e objetivos de negócio de uma marca.
Com o planejamento estratégico, é possível ver ações que contemplem diversos pontos do Marketing 4.0, ajudando a estabelecer uma comunicação assertiva com seu público e com a mídia aproveitando os bons momentos. Ela também auxilia a deixar a empresa ou marca preparada para administrar crises, se e quando ocorrerem.
A comunicação estratégica traz confiança para uma marca ou empresa. Esse relacionamento transparente e seguro pode também ajudar a fidelizar um consumidor, por exemplo, que se identifica com os propósitos da marca ou empresa.
Em um mundo onde o posicionamento e os objetivos da marca começam a ser essenciais na escolha do que consumir, é imprescindível que as empresas saibam como comunicar seus valores.