Media training para políticos: entenda a importância para conquistar mais eleitores

A comunicação é essencial em diversas áreas e na política isso não seria diferente. Para conquistar os eleitores, os candidatos precisam se comunicar bem, estabelecendo uma relação de confiança por meio das palavras. Por isso, o media training para políticos é uma peça-chave das estratégias de campanha.

A forma como um político se comunica é decisiva, pois uma palavra utilizada de forma inadequada pode alterar totalmente o sentido da frase, sendo interpretada de inúmeras formas. Para que tais situações não aconteçam, a preparação faz toda a diferença.

Este é o papel do media training, promover um treinamento para que os políticos possam aprender a se comunicar e agir em diferentes situações, que podem envolver tanto a imprensa quanto seus eleitores.

Neste conteúdo, você vai aprender um pouco mais sobre como funciona e a importância do media training para conquistar os eleitores. Antes de começar, confira os tópicos que vamos abordar:

Por que o media training é tão importante na política?

Ocupar um cargo político envolve uma série de desafios. A pessoa passa a ser representante da população, sendo que tudo aquilo que diz tem uma grande importância e é acompanhado de forma atenta por muitos.

Entrevistas, encontros de relacionamento, discursos, eventos, declarações em redes sociais e tantas outras ocasiões que fazem parte da rotina de quem ocupa um cargo na política, precisam ser tratados com atenção. Todas essas situações vão exigir uma preparação, um media training para políticos, para que saibam como se expressar da melhor forma possível.

Tudo o que é dito precisa ser compreendido da melhor forma possível, de acordo com as estratégias previamente definidas, sem margem para ruídos ou interpretações errôneas das palavras. Desta forma é possível evitar crises por conta de declarações imprecisas ou até mesmo a falta de posicionamento em algumas situações.

Definir as estratégias de comunicação é um fator decisivo para o sucesso na vida pública. Afinal, estamos vivendo em uma sociedade em que tudo o que é dito ganha grandes proporções graças a força e rapidez da internet.

Quanto mais bem preparados políticos e candidatos estiverem, maiores serão as possibilidades de conquistar mais eleitores. Saber como se comportar perante a imprensa é um grande diferencial na vida política.

Saiba quais são os principais treinamentos

O media training para políticos e candidatos é composto por uma série de treinamentos que vão auxiliar a moldar a imagem. São diversas técnicas, que juntas podem garantir o sucesso esperado.

A seguir você pode conferir alguns treinamentos que são aplicados durante o media training e qual a função de cada um para políticos e candidatos.

Locução e oratória

Fazer um treinamento de locução e oratória é muito importante para a comunicação. No caso da locução é importante lembrar o quanto a voz é um componente fundamental na comunicação. Tom de voz, volume e entonação, por exemplo, podem transformar um discurso, dando mais força e passando mais credibilidade.

Já a oratória promove técnicas de comunicação oral para que se possa falar de forma clara e com segurança. A forma como as palavras são ditas, como as frases são construídas, interfere diretamente na compreensão de percepção de quem está ouvindo, por isso, o media training para políticos é cada vez mais importante.

Relacionamento com a imprensa

Estabelecer um bom relacionamento com a imprensa fará com que políticos e candidatos sejam lembrados. Então, é importante desenvolver técnicas de relacionamento para saber como lidar com este público.

Neste tipo de treinamento são consideradas também as questões relacionadas com as conversas “em off”, comuns no contato com os jornalistas. Tais conversas devem ser tratadas com cautela, pois informações compartilhadas sem o devido contexto podem gerar uma grande crise.

Comportamento durante entrevistas

Fala, gestos, movimentos, olhares, tudo é importante durante uma entrevista. Por isso, é preciso desenvolver habilidades para se comportar durante estes momentos. Saber como reagir a perguntas simples e também as mais complicadas faz grande diferença no resultado.

Tratar os jornalistas com cordialidade e educação é muito importante durante a entrevista. Estabelecer uma relação positiva irá ajudar a quebrar qualquer possível tensão durante a conversa.

Construção de imagem

Construir uma boa imagem é um grande desafio para todos os políticos. Passar confiança e credibilidade para os eleitores é muito importante. Desde as roupas até as palavras, tudo interfere na construção da imagem.

Este treinamento auxilia a criar uma imagem forte e positiva para conquistar os eleitores, o que o torna essencial no media training para políticos.

Apresentação de projetos

Quando é chegado o momento de fazer alguma apresentação, o político precisa estar preparado para fazê-lo de forma assertiva. Além de informações claras e precisas sobre a ideia, é preciso conquistar quem está assistindo.

É importante construir uma estratégia para que a comunicação seja realmente assertiva e a aceitação do projeto possa acontecer da melhor forma possível.

Todos estes exemplos de treinamentos são importantes e complementares, mas além disso é importante praticar. Não basta apenas fazer o curso, a prática é essencial para se ter resultados cada vez melhores e duradouros, que sejam capazes de reforçar a imagem do político para a imprensa e eleitores.

Resultados do media training para políticos e candidatos

Quando o media training é bem executado existe uma série de resultados visíveis, tanto para os políticos já eleitos, quanto para os candidatos. A principal vantagem é a potencialização na capacidade de conquistar os eleitores.

Um político já eleito e estabelecido na vida pública pode acreditar que o trabalho será suficiente, mas é preciso manter uma boa relação com os eleitores. Ações realizadas precisam ser comunicadas para o público, problemas precisam ser resolvidos de maneira assertiva e é sempre importante lembrar que a comunicação com o eleitor faz toda a diferença.

Já para aqueles que estão em campanha, a capacidade de ter uma boa comunicação pode atrair, conquistar e fidelizar eleitores, sendo então um fator importante para ser eleito. Seja durante uma campanha de eleição ou após eleito, o media training para políticos deve fazer parte das estratégias de comunicação. Lembre-se: evitar crises é palavra de ordem e manter um bom relacionamento com a imprensa e eleitores é parte do dia a dia!

Quer saber mais sobre como conquistar mais eleitores com o Media Training? Acesse nossa página sobre Media Training 4.0 para Políticos e Candidatos!