Agência N.A. Comunicação – Comunicação Integrada, Marketing Digital, Resultados e Performance

O marketing digital está em constante crescimento. A expectativa é que haja neste ano um crescimento tanto na oferta deste serviço por parte das agências de comunicação quanto na demanda por parte do mercado. Apostar nessa estratégia hoje em dia é uma necessidade, além dos benefícios já bem conhecidos pelos profissionais, como a facilidade na mensuração de resultados, assertividade, personalização da comunicação, interatividade, entre outros fatores. Vemos também um crescimento no número de usuários no Brasil. Segundo o IBGE, cerca de 95 milhões de pessoas usam a internet no Brasil, ou seja, certamente parte do público de qualquer segmento está online.

PERFIS

Referente à área de atuação do negócio, ou seja, o segmento trabalhado, 34,2% das agências se definem como Agência de Marketing Digital, 13,6% como Agência de Comunicação e 11,4% como Agência de Marketing e Publicidade.
Como a agência se define
O tempo de atuação também interfere na segmentação da agência. Cerca de 30% das agências digitais têm até dois anos de mercado, enquanto 50% têm entre 2 e 10. A NA Comunicação e Marketing se encaixa nos 20,3% de agências com mais de 10 anos, que são consideradas consolidadas e experientes no mercado.
O número de funcionários também reflete no posicionamento no mercado e na qualidade de trabalho da agência, isso interfere na produtividade, já que quanto mais pessoas estiverem presentes no processo, menor será o tempo de entrega, dando espaço para a produção de outros conteúdos e ações.
14,6% das agências atuam como prestadores de serviços autônomos, 42,3% trabalham com uma equipe de 2 a 5 funcionários e 29,9% com 6 a 25 colaboradores. A NA Comunicação e Marketing contempla cerca de 20 profissionais.
35,8% das agências atuam no mercado nacional, 31,8% no mercado local, 24% no mercado regional e 8,4% atuam no mercado internacional.
Segundo levantamento inédito feito pela Mega Brasil, existem 1.061 agências de comunicação no Brasil. Veja a distribuição por estados no infográfico:
Número de agências digitais pelo Brasil

MERCADO E CLIENTES

Mais da metade das agências atende micro e pequenas empresas e cerca de 12% dos negócios oferecem serviços para grandes empresas. Além disso, as áreas de atuação também foram estudadas, conforme infográfico.
Perfil dos Clientes
 
Área de atuação das empresas
A fonte de aquisição de novos clientes também foi abordada pelo estudo. O método mais eficaz e usado foi via indicações, que mostra 73,3% por meio de clientes e 58,4% por meio de parceiros. Além disso, 49,3% foi por meio de prospecção ativa e 46,4% por site e redes sociais.
Referente à prestação de serviços, mais da metade dos contratos de agências digitais são recorrentes, o equivalente a 55,4%. Já projetos pontuais são responsáveis por 32,2% dos trabalhos e 12,4% são de success fee (resultados). Além disso, 56,6% das agências têm de 1 a 5 clientes.
Número de clientes
Dentre as opções de serviços de marketing digital que as agências oferecem, a mais utilizada é a de gestão e monitoramento de redes sociais. Todas pensadas em cada etapa do Funil de Vendas, da atração à retenção. Veja os outros serviços utilizados:
Serviços prestados
O estudo também ouviu opiniões de agências digitais sobre as vantagens de utilizar o marketing digital, que são as seguintes:

  • Há muito mercado para serviços de marketing digital;
  • É mais fácil de mensurar resultados;
  • É mais fácil entregar resultados aos clientes;
  • Para a agência, os custos são menores;
  • Existe maior previsibilidade de receita para a agência;
  • Para a agência, os resultados financeiros são melhores;
  • O retorno financeiro é mais rápido.

Para a especialista em marketing digital, Nancy Assad, “o dinamismo proporcionado pelas mídias digitais permite a criação de estratégias robustas, flexíveis e altamente segmentadas. Tudo isso sendo possível ainda mensurar o retorno de cada centavo sobre o investimento (comumente conhecido como ROI)”.
Por outro lado, os principais desafios para oferecer este serviço são:

  • Saber precificar os serviços;
  • O público não entende marketing digital;
  • Restrição de verba;
  • Contratação de profissionais capacitados;
  • Convencer a diretoria de que é uma boa oportunidade;
  • Qualificar e capacitar meu time de marketing;
  • Entender as frentes de marketing digital;
  • Encontrar ferramentas que ajudem na oferta destes serviços;
  • Entender os resultados entregues por estes serviços;
  • Falta de tempo.

UM PANORAMA DAS AGÊNCIAS

O número de agências que prestam serviço de marketing digital é maior do que as que não prestam. 91,3%, ou seja, 1.116 agências oferecem serviços digitais, contra 8,7% das totalmente focadas em ações offline.
Prestação de serviços de marketing digital
Referente à área de atuação do negócio, ou seja, o segmento trabalhado, 34,2% das agências se definem como Agência de Marketing Digital, 13,6% como Agência de Comunicação e 11,4% como Agência de Marketing e Publicidade.

PREVISÕES PARA ESTE ANO

Espera-se que as agências utilizem cada vez mais o marketing digital. 69,9% das agências pretendem investir mais em 2017 nesta modalidade. O estudo mostrou quais desafios as agências enfrentarão para efetivar este aumento, são eles:
Desafios para 2017
Os principais benefícios do marketing digital são: aumento do número de clientes, geração de leads, aumento do engajamento em redes sociais, aumento de tráfego orgânico e aumento de tráfego pago. A NA Comunicação e Marketing vem se consolidando nesta área e separamos alguns cases de resultados para sua inspiração.
E você, o que está esperando para começar a aplicar o marketing digital no seu dia a dia?
Veja o relatório completo neste link.
Felipe Pinheiro – coordenador de Marketing Digital na NA Comunicação e Marketing, certificado Google e YouTube. Formado em Sistemas para Internet com extensão em Gerenciamento de Projetos pela FIAP e técnico em Propaganda e Marketing pelo IESI. Possui 10 anos de experiência em Marketing majoritariamente na área digital. Vencedor do Google Startup Weekend 2014 com a plataforma web AgendaUp.

COMUNICADO OFICIAL

A N.A. Comunicação e Marketing vem a público esclarecer que está sendo indevidamente acusada de envio de mensagem sobre violação de direitos de propriedade intelectual, por meio de uma notificação que vem circulando em nosso nome.

Negamos qualquer envolvimento com o conteúdo citado e afirmamos que não fomos os autores da notificação. Trata-se de uma comunicação falsa, enviada sem o nosso conhecimento ou autorização.

Solicitamos que, caso receba qualquer mensagem suspeita em nome da N.A. Comunicação e Marketing, não clique em links ou arquivos anexos.

Equipe N.A. Comunicação e Marketing