O papel da liderança motivadora para o sucesso no empreendedorismo

Por Nancy Assad

O grande desafio de todas as empresas, independentemente do porte, está na busca por um crescimento sustentável, mas para que isso aconteça existem diversos fatores envolvidos. O principal ponto é a construção de uma equipe eficiente e engajada e, por isso, a liderança exerce um papel importante para o sucesso do empreendedorismo.

Para se ter bons resultados é fundamental contar com um time de alta performance e a liderança precisa ter as habilidades necessárias para promover e gerir o crescimento individual e coletivo. Neste ponto temos que refletir sobre uma questão essencial que é: qual seria o comportamento de um líder ideal para que possa desenvolver os negócios e as pessoas?

Ao longo dos anos diversas transformações moldaram uma nova forma de ver o mercado. As empresas precisaram se adaptar e os líderes encontraram uma nova realidade, na qual promover o desenvolvimento das pessoas para obter melhores resultados vai muito além do que apenas realizar treinamentos focados nas habilidades técnicas.

As mudanças não param e a cada dia a adaptação e a resiliência se tornam palavras de ordem para que se possa exercer uma liderança forte, comprometida e que dê resultados. Nos últimos anos, a pandemia criou um cenário totalmente novo e desafiador para todas as empresas e lideranças, e rapidamente foi preciso modificar toda a rotina, adaptar-se às restrições de circulação e ver o lar se transformando em escritório.

Neste ponto, o comportamento das lideranças precisou se sobressair e os desafios impostos por essa nova realidade precisaram ser encarados como uma oportunidade de aprendizado e de crescimento. Sem liderança, o empreendedorismo não passa de um sonho, um plano no papel que dificilmente será colocado em prática, por isso os líderes são peças essenciais na engrenagem do sucesso de um negócio.

A nova economia força as empresas rumo a uma onda de transformações que vão além do digital, sendo principalmente comportamentais. A forma como cada pessoa se comporta dentro de uma organização dita o caminho para os resultados e quem conduz todo este movimento é o líder, uma pessoa que deve ser capaz de motivar e promover o crescimento de todos.

Para que isso aconteça, um fator decisivo está no próprio comportamento das lideranças, que precisam saber como delegar, dividir as responsabilidades, tomar decisões de forma assertiva, entender as particularidades da equipe, dentre outras. O líder tem o papel de formar, desenvolver pessoas que possam crescer junto com a empresa, sabendo a importância que cada um tem para que o resultado seja acima do esperado.

Empreender é um grande desafio e requer muita responsabilidade, afinal, um negócio, seja qual for o porte, só terá sucesso se as pessoas envolvidas estiverem comprometidas e engajadas com o propósito da empresa. Além disso, é preciso ressaltar também o quanto as mulheres têm se destacado em posições de liderança, estando à frente de grandes iniciativas empreendedoras. Porém, ainda existe muito espaço a ser conquistado.

Ser um líder empreendedor é promover a construção de uma empresa sustentável, que busca crescer e conquistar espaço, mas sem esquecer da importância das pessoas. Líderes engajados, flexíveis e motivadores contam com equipes dedicadas, que podem trazer resultados surpreendentes.

* Nancy Assad é jornalista, especialista em comunicação e diretora-executiva da N.A. Comunicação.