Saiba como gerar leads por meio da otimização de sites

Gerar leads é uma técnica estratégica do marketing para atrair potenciais clientes, gerar tráfego e fazer bons negócios. Para isso, o marketing digital não pode se resumir apenas a um website. Existem outras ferramentas para se aproximar dos clientes e gerar leads.

Para iniciar, é importante entender que gerar leads é transformar informações em um caminho para conhecer o que seu potencial cliente necessita ou deseja. Essas informações serão muito valiosas para que você adapte seu produto e/ou serviço para potenciais clientes tornarem-se clientes efetivos. Para isso, você precisará de estratégias eficazes de comunicação entre empresa/clientes, sem apelar para métodos intrusivos como ligações ou mensagens aleatórias. Gerar leads começa com um formulário de captação de dados como nome, telefone e e-mail do usuário, por exemplo. Após essa primeira manifestação de interesse, enviar um e-mail perguntando como pode ajudá-lo parece menos intrusivo, não é mesmo?

Desenvolvendo uma comunicação mais pessoal e aberta, você irá cativar seu potencial cliente, resolver suas necessidades e ganhar um cliente que possivelmente vai se manter fiel a sua empresa. No âmago dessa estratégia de marketing, encontra-se uma forma moderna de alcançar novos públicos e desenvolver relações comerciais mais duradouras, seja com seus atuais ou futuros clientes.

Sabemos que nem sempre é simples para as empresas gerar leads com tanta facilidade. Por isso, podemos ajudá-lo a colocar em prática uma das ferramentas mais efetivas para gerar leads: otimização de sites através do SEO.

Contudo, é importante estar bem posicionado na página de resposta de pesquisas. É nessa hora que entra a otimização de sites e as técnicas de Search Engine Optimization (SEO).

Para que você compreenda como a otimização de sites pode auxiliar na geração de leads, vamos abordar:

SEO e Marketing de Conteúdo: um panorama geral

Otimizar um site tem como objetivo aumentar a exposição nas ferramentas de busca dos sites buscadores como o Google. Se você tem uma loja virtual ou um site, e deseja estar na primeira página de pesquisa, utilizar as técnicas de SEO fará toda a diferença.

Para gerar leads, a produção de conteúdo também conta positivamente. É preciso desenvolver um conteúdo de qualidade e que converta ou engaje o leitor para atraí-lo para sua marca.

O SEO se divide em quatro processos: SEO estrutural, SEO On Page, SEO Off Page e SEO On SERP. Vamos explicar cada uma dessas dimensões:

  • SEO estrutural: Técnica que otimiza o site na estrutura como um todo;
  • SEO On SERP: Nova técnica aplicada para ocupar primeiras posições nos sites de buscas com ferramentas especiais, como o uso de snippets mais visíveis e atrativos;
  • SEO On Page: SEO aplicado em cada uma das páginas de um site;
  • SEO Off Page: Técnica de SEO aplicada fora das páginas do site, otimizando a popularidade e o melhor posicionamento nas páginas de busca.

Se você utilizar todas as fases do SEO seu site se tornará relevante nas diversas páginas de busca. O que você deve saber é que a otimização de sites pode ser aplicada em outras plataformas digitais como Youtube e outras redes sociais. O universo do SEO é vasto e entender mais sobre a técnica é imprescindível para o sucesso do marketing digital de sua empresa.

Uma pesquisa realizada pela Conversion mostrou que 50,2% dos profissionais de marketing pretendem destinar mais recursos para o SEO em 2022. Em segundo lugar, está o investimento em marketing de conteúdo (48,9%) e o restante em mídia paga (46%). Isso evidencia que a tendência segue para as mídias orgânicas, já que os custos de mídia paga estão cada vez mais altos.

O levantamento ainda indica que as técnicas de SEO já ocupam o segundo lugar nas estratégias de marketing digital mais utilizadas (71%). Sendo assim, o mercado tem adotado a otimização de sites e o desenvolvimento de conteúdos otimizados que garantam uma experiência autêntica aos consumidores.

Como gerar leads por meio da otimização de sites

Tudo começa pela identificação das palavras-chaves para que seu negócio seja localizado nos sites de busca e venha a gerar leads. A identificação e seleção das palavras-chaves fazem parte das estratégias do marketing digital, por isso é preciso seguir alguns critérios definidos. Hoje existem ferramentas gratuitas on-line que ajudam a traçar as palavras-chaves, por exemplo.

Um exemplo é o Planejador de Palavras-Chave, do Google Ads. Com ele você obterá insights para definir as melhores palavras-chave para seu SEO.

É importante, ainda, preparar um planejamento de SEO e colocá-lo em prática através de etapas bem estruturadas, para medir a efetividade e alterar o que for preciso. Alguns pontos devem ser observados com atenção, como quantidade de vezes em que a palavra-chave aparece no texto, colocar a palavra-chave na tag, usar imagens, investir em sites responsivos, entre outros pontos.

Gerar leads pode parecer um desafio, mas com a otimização de sites aliada a técnica de SEO sua estratégia de marketing digital alcançará resultados bem-sucedidos. Portanto, priorizar o SEO é imprescindível para gerar leads e aumentar as vendas!

Saiba como contratar a nossa agência para tornar a sua comunicação interna mais estratégica

Com mais de 15 anos de experiência, oferecendo soluções estratégicas e completas em consultoria de comunicação, assessoria de imprensa e marketing digital, a N.A. Comunicação está preparada para te receber.

Entre em contato com o nosso time e saiba mais sobre como podemos fazer a diferença nos seus resultados!

FAQ

Dúvidas? Confira se respondemos a alguma delas!

Vale a pena o investimento em otimização de site com técnica SEO?

Sim! A otimização de site com técnica SEO é uma forma de gerar mais tráfego de qualidade para seu site. Gerar esse tráfego de forma estratégica pode atrair clientes e parceiros que serão fundamentais para o crescimento dos negócios.

O resultado da otimização de site através das técnicas de SEO está diretamente ligado a ter um time de profissionais de marketing digital qualificado, que possa oferecer o que a marca precisa para crescer.

O que a otimização de site para ferramentas de busca vai fazer por mim no dia a dia?

Após o mapeamento da empresa, iremos identificar os problemas e brechas na comunicação e imagem da marca para traçar as melhores estratégias de acordo com os objetivos e metas a serem alcançadas.

O contato entre nosso time e a marca deve ser constante, pois, desta forma, podemos manter sempre o alinhamento e buscar alternativas vantajosas para serem trabalhadas na otimização do site.

Eu contrato horas ou resultado na otimização de site?

Mesmo que o contrato firmado para esse serviço contemple um número de horas e ações, é no estabelecimento de metas e métricas que o resultado se torna tangível.

O foco principal deve ser gerar leads qualificados. A relação entre nosso time e a marca precisa ser fluida, de acordo com o escopo delimitado no contrato, porém, serão os indicadores de tráfego orgânico que medirão o resultado negociados na fase de planejamento das estratégias. 

Qual o melhor momento para contratar um serviço de marketing digital?

Quando você encontra uma agência parceira com capacidade técnica e focada nos resultados que você precisa, é a hora certa para investir.

Além disso, se há comprometimento mútuo e um acordo bem firmado, certamente a estratégia traçada será bem-sucedida.

Como saber se a otimização realmente está dando resultado?

É possível acompanhar os resultados por meio dos leads gerados e através dos números de vendas e/ou negócios fechados. Vale ressaltar aqui que é preciso analisar, além da quantidade, a qualidade dessas parcerias, além de acompanhar o aumento do tráfego em seu site.

Quanto tempo leva para ter resultados?

Isso vai depender do tipo das características e necessidades da companhia. Quanto mais comprometimento da empresa em implementar as estratégias definidas, mais rápidos serão os resultados. Mas lembre-se: o foco é a estratégia, por isso vamos entender o seu negócio e desenvolver os caminhos mais eficazes para alcançar o resultado esperado.

Com este de otimização de site, a minha empresa vai vender mais?

Sim! As estratégias vão gerar leads e aumentar a visibilidade do seu site e, com isso, fazer com que possíveis clientes possam ser impactados. Desta forma, a empresa amplia as suas possibilidades e pode vender mais!