ESG e comunicação: como gerar valor de marca

O environmental, social and governance (ESG), na sigla em inglês, é um termo utilizado para se referir às melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio.

Neste artigo, você vai entender o significado do ESG para as corporações e para a sociedade, assim como a importância de comunicar essas práticas de maneira assertiva e gerar valor de marca!

O que é ESG e sua importância

ESG é a sigla em inglês para “environmental, social and governance”, utilizada para se referir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

Em português, o termo é traduzido por ambiental, social e governança (ASG), que cada vez mais vem sendo discutido por empresas globais e órgãos intergovernamentais pela sua extrema importância para a proteção ambiental, justiça social e gestão ética.

O ESG se caracteriza por uma pontuação, que é produzida por métricas específicas sobre os investimentos em governança ambiental, social e corporativa de uma companhia.

A sigla ESG surgiu pela primeira vez em 2005 no relatório “Who Cares Wins”, (“Ganha quem se importa”, em tradução livre), elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Os conceitos ESG na empresa

No conceito ambiental, o ESG é caracterizado por medidas que preservam o meio ambiente e os recursos naturais como economia de água e de energia, diminuição do desmatamento, controle de emissões de carbono, gestão de resíduos.

É essencial também que as empresas estejam em conformidade com as legislações locais e globais para a prática de uma excelente política ESG. Dessa forma, foram criados os selos de sustentabilidade que visam reconhecer o trabalho das empresas e conscientizar os consumidores sobre o impacto ambiental de um produto ou serviço no meio ambiente.

No conceito social, o ESG é caracterizado por medidas que promovam o bem estar social como ações que contribuam com a comunidade, com os direitos humanos, com as minorias, com a diversidade.

Na governança corporativa, o ESG é caracterizado por medidas que valorizem as melhores práticas de administração de negócios como um comitê de auditoria bem estruturado, remuneração alinhada ao mercado para os colaboradores, boa relação com entidades do governo e a existência de um canal de denúncias.

A importância do ESG para o marketing e comunicação

À medida que a sociedade foi evoluindo, o tema ESG ganhou mais relevância, pois as novas gerações estão atentas às ações positivas das empresas e também estão recompensando as marcas com fidelidade no consumo de produtos e serviços.

Dessa forma, a origem dos produtos, as condições de trabalho dos colaboradores, empresas que desenvolvem produtos com testes em animais, entre outras ações, se tornaram fatores de avaliação que impactam diretamente na decisão de compra, nos resultados financeiros e na reputação de uma marca.

Sendo assim, é necessário que a política ESG seja incorporada na estratégia corporativa, com missão, visão e valores bem alinhados às práticas sustentáveis e também faça parte da estratégia de comunicação corporativa, informando de maneira clara e objetiva as ações ESG para a sociedade.

A corporação deve se posicionar como agente de transformação da sociedade para fomentar outras iniciativas corporativas e fazer com que a prática ESG esteja na agenda diária das empresas. Desse modo, é possível agregar valor à marca e fortalecer sua imagem e reputação perante seus públicos, os chamados steakholders.

Na comunicação interna, informar as ações ESG contribui para fortalecer a imagem e a reputação da empresa perante o público interno, o que pode aumentar a sensação de pertencimento e o engajamento e a produtividade dos colaboradores, facilitando o trabalho da área de recursos humanos (RH), na atração e retenção de talentos.

A comunicação de resultados ESG também pode tornar uma empresa mais estável no mercado, facilitar a captação de investidores e trazer mais rentabilidade em longo prazo. Atualmente, o ESG é utilizado como critério por investidores do mercado financeiro, que analisam os rankings de sustentabilidade juntamente com os índices financeiros, para auxiliar na tomada de decisão de investimento.

Apesar de ainda não existir uma obrigatoriedade para que as métricas de ESG sejam incorporadas nos relatórios financeiros das empresas, é perceptível os esforços das corporações para se posicionarem como sustentáveis, que se concretizam na elaboração e divulgação de relatórios de sustentabilidade e na busca pelo reconhecimento em selos de sustentabilidade, que atestam as boas práticas.

O relatório de sustentabilidade, assim como os selos de sustentabilidade, que também são chamados de selos verdes, exercem importante papel na geração de autoridade para uma marca e no fortalecimento de sua imagem e reputação. Dessa forma, os consumidores possuem as informações concretas para a tomada de decisão no momento da compra de um produto.

A comunicação de tais ações para a sociedade também estimulam as marcas concorrentes a adotarem práticas ambientais mais corretas, o que acirra a competitividade no mercado, desencadeia em avanços tecnológicos e no reconhecimento da marca como inovadora.

A comunicação de resultados ESG demanda planejamento estratégico, liderança experiente, visão holística e também exige preparo para uma possível gestão de crise de imagem e reputação, caso a empresa não consiga atender às expectativas dos stakeholders.

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