Media Training: construa uma relação com seu público e a imprensa

Um dos fatores indispensáveis para o sucesso de qualquer negócio é a forma como ele se estabelece no mercado e, também, como se posiciona diante de seu público-alvo. Por isso, a maneira de se comunicar deve ser ajustada de acordo com a necessidade da empresa.

Para auxiliar na comunicação eficaz das organizações, as agências realizam uma tarefa conhecida como media training. Trata-se de um treinamento realizado pela assessoria de imprensa, para que os porta-vozes das organizações aprendam a emitir sua mensagem na mídia de forma objetiva.

O que é o Media Training?

O media training trabalha algumas técnicas de comunicação com os porta-vozes das empresas, para que se expressem de forma adequada. Isso garante que a mensagem seja transmitida com todas as informações necessárias. Este é um trabalho essencial para profissionais que estão, constantemente, em contato com a mídia. Um bom exemplo disso são os políticos e líderes de grandes organizações. Para estes indivíduos, uma apresentação adequada é indispensável para estabelecer um vínculo com o público .

O recurso é indicado tanto para novos líderes, como, também, para executivos experientes. O media training tem duas grandes responsabilidades:

  1. A primeira é a apresentação da parte teórica, onde são abordados os conceitos de comunicação e as técnicas que devem ser utilizadas.
  2. Já a segunda, é a parte prática, em que são simuladas diversas situações para que o porta-voz aplique o que aprendeu.

Durante o media training, o profissional de comunicação deve dar dicas sobre como o porta-voz deve responder determinadas perguntas. Além disso, ele também aponta as questões que devem ser evitadas, se abordadas durante a entrevista. Um recurso utilizado no media training é a gravação da simulação de entrevistas, para que o indivíduo veja quais pontos devem ser melhorados.

E qual é a finalidade?

O media training auxilia e previne crises que podem ocorrer dentro das empresas, a partir de declarações equivocadas à imprensa, por exemplo. A mídia é um dos canais de influência da sociedade, por isso, é importante que as empresas invistam na comunicação e garantam uma boa reputação no mercado e com o público.

Uma entrevista nos veículos da grande imprensa pode abrir muitas portas para qualquer negócio, aumentando de forma considerável a visibilidade da organização. Por isso, o media training garante que qualquer aparição do porta-voz conte com um discurso estratégico para a organização.

Quais são os benefícios do media training?

O media training amplia o conhecimento do porta-voz sobre a dinâmica e rotina jornalística, desenvolvendo a habilidade de articulação. Além disso, ajuda a estreitar o relacionamento entre a empresa e seu público-alvo, assim como com a imprensa. Por meio de um posicionamento assertivo na mídia, a marca adquire maior credibilidade, fortalecendo a sua imagem.

Por fim, outro benefício do media training está no relacionamento com a imprensa. Com as redações cada vez mais enxutas, os repórteres têm menos tempo para realizar suas tarefas diárias. Por isso, fontes mais preparadas e objetivas são as mais solicitadas na hora das entrevistas.

Em geral, os porta-vozes que não possuem um treinamento acabam sendo prolixos em seus discursos. Com isso, não sabem expressar a sua opinião de forma adequada e abrem espaço para interpretações equivocadas. Assim, o media training promove uma boa relação entre a organização e a imprensa, colaborando para que o representante da empresa seja visto como uma boa fonte para os veículos de comunicação.