Qual é o lugar da assessoria de imprensa na pandemia?

Em tempos de incerteza e pânico, até que chegue uma vacina eficaz para combater a Covid-19, a informação se tornou arma importante e indispensável para manter as pessoas em alerta e conscientes. Nesse contexto, jornalistas e assessores de imprensa estão inseridos no grupo de profissionais linha de frente nesta batalha contra o novo coronavírus.

Atender uma demanda como esta não é fácil e com tantos boatos mentirosos circulando, buscar e transmitir a verdade pode ser tarefa árdua.

Dados da consultoria NeilPatel revelam que o setor de mídia faz parte, neste período de pandemia, do grupo que registrou aumento no tráfego, com acréscimo de 40%. Os números se comprovam na prática. A demanda das pessoas por informação aumentou. Nas redações e estúdios de TV, as jornadas de trabalho foram ampliadas e a grade de programação adaptada para dar mais espaço ao noticiário. Tudo para cobertura total aos acontecimentos em torno da Covid-19.

E, na retaguarda da grande imprensa estão os assessores, cuja função é municiar repórteres e produtores com dados verídicos e fontes confiáveis. Não há espaço para publicidade. O momento é de solidariedade e união por um bem maior, a vida humana.

O assessor de imprensa neste momento, mais ainda, deve se portar como parceiro da redação. Apesar do fluxo de trabalho, as empresas jornalísticas seguem no processo de enxugamento do quadro de profissionais. Logo, sugestões de pauta objetivas, factuais e endereçadas à editoria correta terão mais chances de serem vistas. Releases completos e bem escritos têm grandes possibilidades de serem aproveitados sem muitas alterações.

Além de parceiro, o assessor precisa atuar como um consultor, entendendo o perfil de cada veículo e sua necessidade por informação. O grande segredo é ser assertivo, tempestivo, ágil e disponível. E trabalhar corretamente os canais de comunicação com o jornalista na redação ou produção. Quem sai ganhando é a sociedade. Com informação certamente encontraremos a solução para combater este vírus mortal.

Gostou do conteúdo? Veja este artigo que preparamos sobre o uso do Marketing Digital nas eleições