5 Dicas que todo profissional de marketing precisa saber
Ouvimos muito sobre marketing, sua evolução e suas vertentes: Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, Outbound Marketing entre outros. Para Nancy Assad, jornalista, pós graduada em marketing e autora do livro Marketing de Conteúdo – Como Fazer Sua Empresa Decolar no Meio Digital. O novo mundo exige um perfil profissional diferenciado em especial para os profissionais de marketing, cujas habilidades devem ir além do tradicional. As novas habilidades exigem análise, gestão, conhecimento, experiência do universo on-line, entrega de ROI mensurável.
Mas como fazer para se manter atualizado no mundo do marketing? Pensando nisso, a especialista, aponta cinco dicas de marketing para obter sucesso e resultados crescentes dentro de uma corporação. Confira:
O que todo profissional de marketing precisa saber?
1 – Estipule metas e KPIs
Hoje em dia não podemos mais planejar ações de marketing sem traçar os principais indicadores e metas
Mensuráveis. As empresas estão exigindo cada vez mais o ROI dos profissionais de marketing, não adianta mais bolar uma campanha linda para ganhar prêmios e não conseguir atingir os resultados esperados que justifiquem os investimentos.
2 – Domine ferramentas de tecnologia
O mercado oferece uma enorme quantidade de ferramentas tecnológicas para alavancar o marketing das empresas,
você não precisa conhecer todas, porém é fundamental que você conheça as melhores, como utilizá-las, saber identificar quais são seus benefícios e ter argumentos para justificar o custo versus beneficio do investimento das ferramentas que são as mais adequadas a cada empresa.
3 – Seja um especialista em conteúdo
Um dos principais caminhos a ser percorrido para atingir o interesse e confiança do público-alvo são conteúdos de qualidade divulgados em canais de interesse especifico. Esses conteúdos criam uma ligação com os visitantes e geram lealdade na busca de informações e identificação com a marca e com o produto.
Bons conteúdos focados na sua persona não apenas aumentam a visibilidade e o conhecimento da marca, como também criam uma boa reputação e imagem, ampliam as possibilidades para o negócio.
Os especiais tendem ao crescimento e será um valor e diferencial para os clientes escolherem produtos ou serviços. Uma eficaz estratégia de marketing de conteúdo é a receita ideal de sucesso corporativo.
4 – Estude, estude e estude
Há alguns anos, fazer faculdade e uma pós-graduação era um diferencial e muitas vezes suficiente para o profissional de marketing ter sucesso.
O mercado, cada vez mais tecnológico e digital, demanda capacitação contínua para os profissionais, em especial as novidades das plataformas digitais, por exemplo, os recursos disponibilizados pelo Google, redes sociais, como Facebook, ou as constantes mudanças de algoritmos.
Na atualidade, para ser um profissional de marketing de sucesso, o estudo e a atualização são fundamentais, ou por intermédio de cursos ou acompanhamento de noticias na mídia global impressa e on-line.
5 – Invista em relacionamento e participe de grupos
Desenvolva relacionamento com outros profissionais do setor para troca de informações, influência e aprendizado profissional.
Para ter um networking promissor, não é necessário conhecer muitas pessoas, mas sim conhecer as pessoas certas. E para que isso aconteça, estabeleça relações de troca mútua em cursos, eventos e nutra essas relações de forma autêntica.
Utilize as redes sociais, como Facebook, LinkedIn, Twitter, elas são muito úteis para fortalecer conexões. E por meio dos contatos virtuais é possível localizar pessoas interessantes e contatos úteis.
Nancy Assad é jornalista, pós-graduada em Marketing pela FGV, e especialista em Comunicação Estratégica. É autora dos livros: “Media Training – Comunicação Eficaz com a Imprensa e a Sociedade”, da Editora Gente, “As Cinco Fases da Comunicação para Gestão de Mudanças – Como aplicar Conhecimento na Sustentabilidade Corporativa”, da Editora Saraiva, “Liderança Eficaz – Como Vencer Desafios Utilizando Comunicação Estratégica, Negociação e Ética”, da Editora Publit e “Marketing de Conteúdo – Como Fazer Sua Empresa Decolar no Meio Digital”, da editora Atlas. É palestrante e professora de Comunicação e Ética em cursos de pós graduação.
Fonte: B2midia