Por que investir em plataformas de marketing?
As plataformas de marketing surgem como uma tendência irreversível para a publicidade. O mercado brasileiro amadurece cada vez mais neste sentido.
O meio digital está revolucionando o mercado de comunicação como em nenhum outro momento da história. Se por um lado as agências, anunciantes e plataformas nunca tiveram tantos recursos para construir suas campanhas, por outro, tantos veículos, formatos, devices e informações aumentaram muito os desafios das marcas para impactar e engajar o público, que hoje consome notícia ou entretenimento como, onde e quando quiser.
Diante de tal cenário, as empresas precisam encontrar meios, estratégias e ferramentas para fazer parte da vida das pessoas de alguma maneira, sobretudo com a capacidade de responder ao comportamento dos consumidores em tempo real, através de mensagens relevantes e criativas. Não à toa, a utilização de plataformas de marketing surge como uma tendência irreversível para a publicidade. O mercado brasileiro amadurece cada vez mais neste sentido. Não à toa, o segmento foi um dos que mais cresceu, de acordo com a pesquisa Digital Adspend 2017, realizada pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), em parceria com a comScore.
Por meio da utilização da tecnologia, as marcas podem usar as informações sobre o público-alvo e personalizar mensagens para a pessoa certa, no momento exato e no contexto mais adequado. Ela ainda ajuda as empresas nas ações estratégicas das campanhas em tempo real, com base em cada impressão, em várias telas e canais.
Quer um exemplo? Vamos supor que a compra online de uma mãe seja interrompida no desktop porque ela precisa sair naquele exato momento. A utilização de ferramentas avançadas de marketing pode ajudar o varejista que ela estava visitando a alcançá-la no smartphone, quando essa mesma mãe fizer compras indo de um lugar para outro. Este é apenas um dos infinitos cenários que as marcas podem usar para engajar públicos-alvo com uma compra de mídia mais inteligente e assertiva.
A cada ano que passa a tecnologia para marketing evolui a largos passos para entender as necessidades dos clientes e suas campanhas. Esse avanço pode ser refletido em áreas como avaliação de marcas, qualidade do inventário e flexibilidade de peças criativas. “Em todos esses anos, nunca estivemos tão perto da maior promessa da publicidade de marca na era digital: veicular campanhas de marca altamente relevantes, criativas, responsivas e mensuráveis em grande escala e de forma eficiente e eficaz”, afirma Sean Downey, diretor executivo de soluções de plataformas e inovação das Américas para DoubleClick, um dos times de soluções corporativas do Google.
Por todos esses desafios do mercado e os benefícios das ferramentas de marketing, as marcas estão adotando o sistema para conectar-se individualmente com os públicos-alvo em escala, engajar-se com os usuários em várias telas e formatos atraentes, acessar inventários de alta qualidade e avaliar o que é importante.
Estudo de caso:
A campanha “Phenomenal Shot” da Nike ultrapassou as barreiras da publicidade em tempo real para capturar a energia e a animação da Copa do Mundo de 2014. Após segundos de uma partida ou de um lance marcante, a Nike exibiu anúncios gráficos imersivos em 3D em sites e aplicativos em 15 países. Os fãs podiam interagir com esses momentos, personalizá-los e compartilhá-los nas redes sociais. Com as compras em tempo real, a Nike conseguiu fornecer uma bela experiência em rich media para dispositivos móveis com mais de dois milhões de engajamentos.
Fonte: Adnews