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Atualmente, são feitas bilhões de buscas diárias na internet. Sendo assim, estar presente no maior buscador do mundo, o Google, é fundamental para todas as empresas, já que são os buscadores que as conectam a clientes em potencial. Agora você deve estar se perguntando “Como colocar minha empresa no Google?”

Neste artigo, falaremos sobre a importância do seu site estar presente no Google e como essa presença online pode ser um divisor de águas para o sucesso de sua empresa. Prepare-se para descobrir como a visibilidade, credibilidade e oportunidades de negócios podem ser ampliadas, tudo a partir do simples ato de “estar lá”. 

Confira:



Por que colocar minha empresa no Google?


Comportamento do Consumidor

As estatísticas sobre o Google são impressionantes, afinal, elas monstram o poder de influência que o site de buscas têm sobre os consumidores.

São mais de 3,5 bilhões de pesquisas diárias e 50% resultam em cliques nos três primeiros resultados. Segundo a Opinion Box e a Buscar ID, 45% dos consumidores pesquisam empresas no Google antes de comprar online, e empresas bem ranqueadas têm mais credibilidade.

Só esta porcentagem já é convincente o suficiente para conscientizar sobre a importância de colocar a empresa no Google. No entanto, existem mais dados que reforçam esta tese: a mesma pesquisa indica que 86% dos consumidores já foram impactados por algum anúncio relacionado ao tema pesquisado e 80% finalizaram a compra após verem a propaganda.

De acordo com a SimilarWeb, o Google tem 98,88% de Market Share no Brasil, seguido pelo Yahoo com 0,5% e o Bing com 0,39%. É essencial estar no Google Meu Negócio, pois 45% dos consumidores pesquisam empresas no Google antes de comprar.


Maior presença online

Você já percebeu que diferentes tipos de resultados aparecem na primeira página das pesquisas do Google? Normalmente, os links patrocinados (anúncios) aparecem nos três primeiros resultados. Logo após os anúncios, a lista típica de sites (resultados orgânicos) aparecerá.

O Google busca fornecer aos usuários os resultados de pesquisa mais relevantes para consulta. Então, para definir quais conteúdos são mais qualificados organicamente, é seguida uma lista de critérios. Um cadastro bem-sucedido e uma boa utilização da plataforma pode levar sua empresa para o “painel de conhecimento” quando o nome dela é buscado. Este painel é uma caixa de informações que aparece destacado nos resultados pesquisados, fornecendo highlights com as informações mais essenciais.

Ao pesquisar um estabelecimento de um determinado nicho, por exemplo, o Google pode identificar que  você está tentando encontrar um local próximo. Portanto, o algoritmo vai prezar pela localidade, destacando estabelecimentos na sua região ou proximidades para ter mais assertividade em um possível contato entre marca e cliente. Juntamente com as principais opções de comércios na sua localização, haverá um mapa e links para seus sites individuais.

Este fato só evidencia a importância de estar legitimamente presente nas plataformas online. Quanto maior for a contagem de exibição, mais flexível o Google se torna para atender às consultas de pesquisa dos usuários.



Como o Google funciona?

Imagem: Como um buscador funciona – Fonte: Hostgator

Explicaremos de forma objetiva como o Google funciona em sua essência, destacando os principais processos que possibilitam a entrega de resultados relevantes e úteis aos usuários.

Crawling (Rastreamento)

O Google, assim como os demais buscadores, utiliza os chamados “crawlers” ou “spiders” para percorrer a web e encontrar novas páginas da web. Esses crawlers seguem links de uma página para outra, indexando o conteúdo encontrado.

Indexação

Após rastrear as páginas, o Google armazena informações sobre elas em um imenso banco de dados chamado índice. Dessa forma, o Google encontra rapidamente as páginas relevantes quando alguém faz uma pesquisa.

Fatores de Classificação do Google

Quando alguém faz uma pesquisa no Google, ele utiliza seu poderoso algoritmo para classificar as páginas e apresentar os resultados de busca.

O algoritmo de classificação leva em consideração centenas de fatores, incluindo palavras-chave, backlinks (links de outras páginas para o seu site), experiência do usuário e muito mais. O Google está constantemente atualizando seu algoritmo para fornecer resultados mais relevantes e úteis.

Personalização

O Google personaliza os resultados com base no histórico de pesquisa e localização do usuário, tornando a experiência de pesquisa mais relevante para cada pessoa.

A constante evolução desse algoritmo torna a otimização de mecanismos de busca (SEO) e o marketing digital uma parte crucial da estratégia de empresas que desejam ser bem-sucedidas online. Falaremos disso nos próximos tópicos!



Como colocar minha empresa no Google de forma orgânica?

Já é fato consumado que a visibilidade proporcionada pelo Google é essencial para o sucesso e credibilidade de sua marca. No entanto, a plataforma é tem uma forte concorrência e uma das grandes dúvidas é: como aparecer nos resultados de busca de forma orgânica?

Resultados orgânicos são aqueles resultados que não envolvem nenhum tipo de patrocínio, ou seja, não são anúncios. O segredo para aparecer nos resultados orgânicos reside na harmoniosa combinação de SEO e conteúdo relevante. Sendo assim, podemos dizer que o SEO prepara o terreno, garantindo que os mecanismos de busca entendam e classifiquem seu conteúdo. O conteúdo relevante mantém o público envolvido e informado. A qualidade do conteúdo é recompensada com uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa, o que, por sua vez, atrai mais tráfego qualificado.

Confira um pouco mais sobre essas duas frentes indispensáveis para obter resultados orgânicos:


SEO

Vale ressaltar que, SEO, ou Search Engine Optimization, é o conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para otimizar um site e melhorar sua visibilidade nos resultados de busca orgânica. Isso é possível pela seleção de palavras-chave, otimização de conteúdo e melhorias técnicas no site. O SEO é o fator determinante para o ranqueamento orgânico de uma página no Google e para que ele seja bem-sucedido, é preciso cumprir com os seguintes critérios:

  • Estruturação adequada

O Googlebot (o crawl do Google) rastreia sites e o objetivo é que ele tenha uma experiência idêntica a todos os outros. Como resultado, quando este robô examina o seu site e não consegue localizar os dados de que necessita, ele reconhece que o usuário também terá problemas e não inclui o seu site nos resultados da pesquisa.

Nomear as páginas e seções do seu site de forma clara, honesta e exata  evita que isso aconteça. Vale fazer testes para determinar como os usuários interagem com o seu site e saber onde implementar melhorias.

  • Pesquisa de Palavras-Chave

Identificar palavras-chave relevantes é o ponto de partida. Sendo assim, não deixe de utilizar ferramentas de pesquisa de palavras-chave para descobrir quais termos seu público-alvo está buscando.

  • Otimização On-Page

O SEO On-Page inclui todas as otimizações feitas dentro da página. Ou seja, todo conteúdo, títulos, subtítulos, meta descrições, tags de cabeçalho, URLs, imagens, links internos e até a experiência do usuário.

  • Otimização Técnica

Certifique-se de que seu site seja acessível para mecanismos de busca. Isso inclui a otimização de velocidade de carregamento, segurança e compatibilidade com dispositivos móveis.



Conteúdo Relevante

Produzir conteúdo relevante é o que mantém o público engajado e gera relevância para o seu site. Aqui estão algumas diretrizes importantes:

  • Conheça Seu Público

Entenda as necessidades, perguntas e interesses de seu público-alvo. Crie conteúdo que atenda a essas demandas

  • Originalidade e Qualidade

Seu conteúdo deve ser único, informativo e bem escrito. Evite a duplicação de conteúdo e mantenha um padrão de qualidade.

  • Atualização Regular

Mantenha seu site atualizado com novos conteúdos. Isso mostra aos mecanismos de busca que seu site está ativo e relevante.

  • Formatos Diversificados

Explore diferentes formatos, como artigos, vídeos, infográficos e podcasts, para atingir um público mais amplo.

  • Uso de Palavras-Chave

Integre naturalmente palavras-chave relevantes em seu conteúdo, sem forçar. A qualidade do conteúdo deve ser a prioridade.

Lembre-se de que o SEO e a criação de conteúdo não são estáticos. A pesquisa de palavras-chave evolui, as tendências mudam e as preferências do público se desenvolvem. Portanto, o segredo duradouro dos resultados orgânicos é manter atualizações, continuar produzindo conteúdo relevante e ajustar sua estratégia de SEO conforme necessário. Com essa combinação, sua empresa estará no caminho certo para alcançar uma visibilidade sólida e duradoura nos mecanismos de busca.



Como colocar minha empresa no Google de forma paga?

A estratégia mais rápida para conquistar uma boa posição em uma página de busca para atrair leads e aumentar as vendas é investir em anúncios pagos. Os primeiros resultados que aparecem no topo da página sempre são anúncios pagos. O Google avisa este fato pela etiqueta “anúncio” acima dos links.

É um ótimo conceito para quem tem um plano de utilização de palavras-chave específicas para a base de clientes do negócio. No entanto, atente-se: usar termos muito gerais pode aumentar seus gastos e resultar em menos conversões.

Os anúncios pagos são baseados em um sistema de leilão, onde vence quem fizer o lance mais alto. Além disso, as grandes empresas utilizam termos genéricos, o que aumenta o preço do leilão.

Por mais que anúncios sejam uma solução altamente recomendada, seu uso isolado não traz garantias plenas de que sua página será listada e visível para todos que pesquisarem quando você veicular anúncios pagos. Portanto, investir conjuntamente na busca orgânica é a alternativa mais recomendada, o que explica por que tantas empresas investem em estratégias de SEO e produção de conteúdo relevante, que abordamos previamente neste artigo.



Google Meu Negócio: o que é e como cadastrar minha empresa

É uma plataforma disponibilizada gratuitamente para empreendedores. É possível cadastrar sua empresa no Google Maps e fazer uso de recursos do Google Meu Negócio, gerando melhores resultados de busca orgânica.

Além de facilitar a comunicação direta entre empresas e clientes, os empreendedores têm a capacidade de fornecer aos usuários informações cruciais como:

  • Endereço;
  • Número de telefone para contato;
  • Horário de funcionamento;
  • Períodos de pico;
  • Comentários sobre o serviço ou produto;
  • Resolução de dúvidas;
  • Eventos programados.

O Google Meu Negócio surgiu em 2014, unindo recursos existentes em páginas de empresas do Google e no Google Places.

Relatório de estatísticas

O aplicativo oferece dados sobre pesquisas de usuários, visitas e navegabilidade de páginas. Além disso, ele oferece insights valiosos como informações sobre como chegar ao local, a frequência de ligações de clientes, frequência de postagem de fotos são exemplos de informações disponíveis.

Nunca se esqueça que é fundamental comparar os dados coletados nos relatórios para confirmar se o plano de distribuição está sendo aplicado corretamente ou se serão necessárias modificações. Aprendizados geram melhorias, que só são possíveis por meio do estudo dos feedbacks e informações – o que reforça o quanto as análises de relatórios são essenciais.

Interação com o público

Colocar sua empresa no Google gera maior interação com o cliente e este fator é, obviamente, importantíssimo. Dessa forma, os clientes podem compartilhar suas experiências e a empresa pode responder. Com isso, temos um maior diálogo e um entendimento claro sobre quais pontos devem ser aprimorados, além de um fortalecimento do vínculo com os clientes.

É importante estar aberto para receber todo tipo de feedback: ter um perfil envolve estar receptivo não só às avaliações positivas, mas também à sugestões de melhoria do serviço. Em ambos os casos, os clientes publicarão comentários sobre suas interações com sua empresa. A maioria dos clientes em potencial baseará sua escolha de comprar ou não de você no que outras pessoas estão dizendo. Em outras palavras, é fundamental estar continuamente alerta a essas informações, tanto positivas quanto negativas e sempre atualizar seu negócio de acordo com as demandas necessárias.

Como colocar minha empresa no Google Meu Negócio?

Com a ferramenta “Google Meu Negócio”, você disponibiliza de forma prática as informações mais necessárias e relevantes sobre sua empresa, tais como os produtos e serviços oferecidos e o horário de funcionamento do estabelecimento. Você começa a aparecer no Maps e na página de resultados de pesquisa do Google assim que registra o perfil da sua empresa. As empresas que postam fotos no Google Meu Negócio têm 42% mais probabilidade de receber rotas no Google Maps, de acordo com uma pesquisa do Google.

A qualidade da sua empresa estará disponível para avaliação no Google com base na forma como os usuários avaliam o seu trabalho usando estrelas. Essas avaliações moldam sua presença online e auxiliam os usuários nas pesquisas.

Realizando o cadastro da sua empresa no Google Meu Negócio

  1. Clique em “Gerenciar Agora” e faça login em sua conta Google.
  2. Localize sua empresa e inclua-a no Google, fornecendo informações como CEP, site, contato telefônico e horário de funcionamento.
  3. Após preencher os dados, conceda permissões para mensagens e crie uma descrição clara do seu negócio, adicionando fotos, se necessário.
  4. Ao concluir o cadastro, você receberá créditos para publicidade, com sugestões de investimento fornecidas pelo Google. Se não estiver interessado, pode recusar.
  5. Finalize o processo revisando as informações na página dedicada.
  6. Com o cadastro concluído, você poderá gerenciar anúncios no Google Ads e acessar dados de marketing e perfis de usuários pela aba “Insights”.

Terminando este processo, o cadastro está oficialmente concluído e você já pode criar postagens e gerenciar anúncios com o Google Ads.

Como colocar minha empresa no Google Maps?

O cadastro no Google Maps é um procedimento simples: pelo computador, acesse e faça login no Google Maps. Em seguida, há três formas de cadastrar seu negócio: no menu disponível no canto superior esquerdo da tela, tem a opção “Adicione sua empresa”. 

Também é possível adicionar a empresa clicando com o botão direito do mouse em qualquer lugar do mapa. Por fim, também é possível digitar o endereço da empresa na barra de pesquisa. À esquerda, no “Perfil da Empresa”, novamente estará disponível a alternativa “Adicione sua Empresa”, permitindo o cadastro.

Reivindicando uma empresa

Para isso, basta acessar o Maps, procurar pelo local na barra de pesquisas, clicar no nome correspondente e em seguida na opção “Reivindicar esta empresa” e “Gerencie agora”. Então, para fazer o mesmo processo com outro estabelecimento, clique em “Sou proprietário ou gerente de outra empresa”, escolha uma alternativa de verificação e siga as próximas etapas que estarão disponíveis.

O cadastro nas plataformas do Google tende a ser ágil e intuitivo. Por isso, é uma ação que vale a pena, já que o site gera grande visibilidade e credibilidade para a marca, especialmente quando a companhia está entre os primeiros resultados de busca.

É possível trabalhar com os mais variados meios para obter resultados com o Google, seja de forma paga, orgânica ou mesclada. Este fator é mais que um diferencial: em um mercado de alta competitividade, assegurar a presença de sua empresa no Google é primordial.