Indústria Farmacêutica: dados sobre o mercado e suas dificuldades em gerar resultados com o marketing digital

O mundo pós-pandemia do COVID-19 é muito diferente do que conhecíamos antes. As mudanças foram várias e em setores diversos. O Mercado Farmacêutico entrou em ascensão por decorrência do cenário pandêmico, mas outros fatores têm influência direta em seu crescimento.

Enquanto os panoramas e métricas do Mercado Farmacêutico podem gerar dúvidas, outro aspecto que pode ser uma incógnita é o marketing. Afinal, não estamos tratando de produtos comerciais, e sim de medicamentos. Então, como aplicar estratégias de marketing digital em um mercado como esse?

Neste artigo, você irá encontrar os principais dados a respeito do Mercado Farmacêutico, as maiores dificuldades apresentadas ao gerar marketing digital e possíveis soluções para alavancar de vez a presença digital de seu negócio.

Confira abaixo os tópicos que serão abordados neste artigo:

●       Panorama do Mercado Farmacêutico no Mundo;

●       Panorama do Mercado Farmacêutico no Brasil;

●       Relação entre o Marketing Digital e a Indústria Farmacêutica;

●       As 4 principais dificuldades que as farmacêuticas possuem para gerar resultados com marketing digital;

●       Como funciona o marketing na indústria farmacêutica e quais suas vantagens?;

●       Por que a indústria farmacêutica deve investir ainda mais em marketing digital?;

●       Quais as principais estratégias e boas práticas para o setor?;

●       A importância de contar com uma equipe de especialistas em marketing voltado ao setor da saúde.

Vamos lá?

Panorama do Mercado Farmacêutico no Mundo

Hoje, o Mercado Farmacêutico mundial tem um valor estimado em 400 milhões de dólares ao ano, e está majoritariamente concentrado em nações desenvolvidas, como os Estados Unidos e o Japão. Além disso, aproximadamente 30% do faturamento total do mercado é concentrado nos grandes laboratórios, como Pfizer, Astrazeneca, Johnson&Johnson, etc. Estas, foram fortemente impulsionadas pelo marketing gerado acerca de suas descobertas farmacêuticas e desenvolvimento de novos produtos para o mercado.

Atualmente, o Mercado Farmacêutico brasileiro se aproxima do quinto lugar do ranking mundial.

Panorama do Mercado Farmacêutico no Brasil

Em 2021, o Mercado Farmacêutico brasileiro chegou a movimentar quase 15 bilhões de dólares, consolidando o país como líder na América Latina. O segundo lugar, a Argentina, perde para o Brasil em vendas por quase metade dos valores.

Enquanto o COVID-19 teve um impacto na ascensão do mercado em território brasileiro, outros fatores também influenciam, como o envelhecimento da população. Estima-se que nas próximas décadas 20% dos brasileiros estarão na terceira idade. Logo, é possível afirmar que o crescimento do Mercado Farmacêutico no Brasil não irá estagnar tão cedo.

 Relação entre o Marketing Digital e a Indústria Farmacêutica

O setor farmacêutico possui regras rígidas estabelecidas pela ANVISA em relação ao marketing e à publicidade, o que pode dificultar, e muito, o trabalho de profissionais envolvidos nesse tipo de projeto. Entretanto, nos últimos anos, o marketing digital tem se mostrado uma solução muito efetiva.

Diferentemente de propagandas na televisão e anúncios estáticos, o marketing digital permite uma interatividade natural entre marca e consumidor nunca antes vista. E uma área como a da saúde, que requer uma sensibilidade humana, beneficia muito de interatividade. Logo, expandir o contato de laboratórios com médicos e pacientes é extremamente positivo.

Empresas que estão investindo em marketing digital estão gerando resultados muito positivos, apesar das inegáveis dificuldades ainda presentes nesse modelo. Confira-as no tópico a seguir.

As 4 principais dificuldades que as farmacêuticas possuem para gerar resultados com marketing digital

A indústria farmacêutica enfrenta várias dificuldades em gerenciar e gerar resultados com o marketing digital. Algumas das principais dificuldades incluem:

●       Regulamentação: A indústria farmacêutica é altamente regulamentada, e as regras sobre a publicidade de medicamentos são muito rígidas. Isso limita o tipo de conteúdo que as empresas farmacêuticas podem promover online e torna mais difícil para elas se conectarem com o público de forma significativa.

●       Concorrência: A concorrência na indústria farmacêutica é feroz, e as empresas muitas vezes precisam gastar grandes quantias de dinheiro para se destacarem em um mercado saturado. Isso pode ser especialmente difícil no marketing digital, onde a publicidade paga pode ser muito cara.

●       Complexidade do produto: A indústria farmacêutica é conhecida por produzir produtos complexos, e isso pode dificultar a comunicação clara com o público em geral. Isso pode tornar difícil para as empresas farmacêuticas criar campanhas de marketing digital que realmente ressoam com o público-alvo.

●       Responsabilidade social: A indústria farmacêutica tem forte responsabilidade social, e isso pode tornar difícil para as empresas promoverem seus produtos de forma agressiva ou desonesta. As empresas precisam ser cuidadosas para evitar a promoção de medicamentos de forma inadequada ou enganosa.

No entanto, apesar dessas dificuldades, a indústria farmacêutica está começando a adotar cada vez mais o marketing digital como parte de suas estratégias de marketing. As empresas estão explorando novas formas de se conectar com os pacientes, incluindo a criação de conteúdo educativo e informativo em suas páginas de mídia social e sites, e a utilização de ferramentas de marketing digital para segmentar o público-alvo.

Como funciona o marketing na indústria farmacêutica e quais são suas vantagens?

Mesmo com todas as dificuldades presentes no processo publicitário, o marketing segue sendo extremamente benéfico e essencial para o sucesso de diversas empresas ligadas ao Mercado Farmacêutico. Podemos converter as estratégias em dois passos: B2B (Business to Business) e, em seguida, B2C (Business to Consumer).

Ou seja, tem-se uma estratégia de marketing voltada a conquistar profissionais e estabelecimentos da área da saúde. Uma vez que isso é feito, os médicos, clínicas e hospitais servirão como intermediários para o cliente final, ou seja, os pacientes. Esse é um dos principais diferenciais do marketing para o setor farmacêutico, uma vez que o consumidor final não necessariamente irá adquirir o produto a qualquer momento ou quando desejar. Por isso, é importante conquistar os intermediários, que além de realizarem essa função crucial, acrescentam em valor e credibilidade para com a marca.

Por que a indústria farmacêutica deve investir ainda mais em marketing digital?

E como o marketing digital entra nisso? Hoje, com ferramentas de pesquisa poderosas ao alcance de todos, qualquer dor de cabeça pode ser um motivo para uma busca por medicamentos e tratamentos: segundo o Google, uma em cada 20 buscas diz respeito à área da saúde. Além disso, os próprios profissionais da saúde realizam pesquisas profissionais diariamente. Por isso, anunciar o produto digitalmente é uma forma de fazê-lo ganhar a atenção dos intermediários responsáveis por levar o produto ao consumidor final. E, além disso, as buscas realizadas pelos próprios pacientes ao pesquisarem seus sintomas podem fazer com que o mesmo solicite ou questione seu médico a respeito do produto.

Tendo em mente as regulamentações necessárias previamente mencionadas, investir no marketing digital é uma das melhores estratégias e possibilidades de divulgação disponíveis para este setor. Mas como fazer esse marketing de forma eficiente, mantendo as boas práticas?

Quais as principais estratégias e boas práticas para o setor?

Ao propor soluções de marketing para o mercado farmacêutico, além das exigências da ANVISA, é importante ter em mente que os produtos em questão serão consumidos por pessoas em algum nível de vulnerabilidade. Apesar de precisarem seduzir os profissionais da saúde, ao produzir os anúncios, os publicitários devem sempre manter o bom senso e a sensibilidade, evitando práticas predatórias.

Abaixo, confira alguns aspectos a se considerar ao produzir uma estratégia de marketing voltada à área da saúde.

●       Conte histórias reais: Quando falamos de sensibilidade e empatia, uma das melhores formas de expressar e conquistar isso é compartilhando histórias e experiências reais. Além de gerar identificação com a marca, essa é uma excelente forma de mostrar o impacto positivo que o produto teve na vida de uma pessoa.

●       Fale de saúde, não de doença:  Focar na doença, ou seja, o problema, não é o ideal. Em vez disso, busque focar na solução oferecida pelo produto.

●       Produza conteúdos relevantes: Com produtos que podem parecer tão banais como um analgésico geral, pode ser tentador cair na mesmice de anúncios que já vimos um milhão de vezes antes. Mas busque alternativas e narrativas criativas para seus anúncios.

●       Construa a presença de sua marca nas redes sociais: Gerar engajamento de seu produto e divulgá-lo nas redes, além de ser uma ótima forma de gerar interação com seus consumidores, coloca seu produto em um cenário que faz parte do dia a dia dos clientes.

●       Entenda a persona que deverá ser adotada: Lembre-se que os aspectos de empatia e sensibilidade devem ser sempre presentes para entender a persona de sua marca. Assim, será mais fácil entender suas dores e oferecer as melhores soluções.

●       Invista em um bom SEO: Quando falamos de marketing digital, técnicas de Search Engine Optimization, ou seja, mecanismos que ajudam a melhorar a posição de seu produto em buscadores, são essenciais. Por isso, é um investimento que deve ser analisado e muito bem utilizado.

A importância de contar com uma equipe de especialistas em marketing voltado ao setor da saúde

Para que tudo que vimos até agora seja aplicado de uma forma eficaz e organizada, é essencial contar com uma equipe especializada em marketing, que seja capaz de trazer boas estratégias de publicidade voltadas ao setor da saúde, respeitando as sensibilidades deste setor.

Desde 2004 oferecendo soluções estratégicas e completas em consultoria de comunicação, assessoria de imprensa e marketing digital, a N.A. Comunicação está preparada para te receber.

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