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Uma crise representa sempre um momento de muita preocupação para as empresas. Para enfrentar isso é preciso atuar estrategicamente para que o gerenciamento de crise seja efetivo e possa controlar a situação, garantindo que a imagem seja preservada.

Existem diversas circunstâncias que podem gerar uma crise e abalar significativamente a imagem de uma empresa. Saber o que fazer, como se posicionar e quais estratégias utilizar faz toda a diferença para o presente e o futuro do negócio.

Por isso, preparamos este conteúdo para te contar um pouco mais sobre a importância do gerenciamento de crise e como isso deve ser feito na prática. Veja quais tópicos vamos abordar neste conteúdo:

O que é gerenciamento de crise e os principais tipos

O gerenciamento de uma crise envolve uma série de ações coordenadas e colocadas em prática de maneira estratégica com foco em soluções. Sempre que for necessário, a gestão de crise deve ser iniciada para evitar problemas maiores e manter o controle da situação.

Existem diversas crises que uma empresa pode enfrentar em diferentes situações. Alguns tipos mais comuns são:

  • Crise Financeira;
  • Crise Econômica;
  • Crise Patrimonial;
  • Crise por falha de equipamentos e acidentes na empresa;
  • Crise decorrente de ações criminosas;
  • Crise por conta de desastres naturais;
  • Crise envolvendo questões legais;
  • Crise de Imagem.

No último caso, a crise de imagem também pode ser desencadeada por todos os outros tipos de crise. Isso acontece, pois caso o gerenciamento de crise não seja adequado, a imagem da empresa será severamente afetada.

É importante lembrar que além de atuar durante uma crise, este processo de gerenciamento também envolve ações que tem como objetivo evitar que tal situação aconteça. Por isso, este é um trabalho que se desenvolve continuamente para evitar que a imagem da empresa seja comprometida por qualquer situação de potencial risco.

A importância do gerenciamento de crise

A forma como uma crise é tratada pela empresa pode ser decisiva para a continuidade dos negócios. Mesmo que em alguns casos não seja possível prever ou evitar uma crise, é possível fazer um gerenciamento adequado para reduzir os danos.

Além de contribuir para a longevidade do negócio, a gestão de crises impacta diretamente na reputação da empresa perante o mercado, investidores e demais stakeholders. O gerenciamento adequado reduz os efeitos da crise e é o primeiro passo para a reestruturação.

É preciso considerar também que o gerenciamento de crises auxilia a empresa a evitar que situações similares aconteçam no futuro. Um mapeamento de riscos atrelado a um plano estratégico de ações irá ajudar a evitar problemas.

Gestão de crises passo a passo

Para que o gerenciamento da crise ocorra da melhor forma possível existem alguns fatores importantes que precisam ser mencionados. É como um passo a passo que a empresa precisa seguir para minimizar os efeitos da crise.

A seguir vamos apresentar alguns pontos importantes que o negócio deve considerar para uma gestão efetiva durante o momento de instabilidade.

Mapeie os riscos

Para estar preparado e até mesmo evitar uma crise, é preciso entender todo o cenário. Por isso, o mapeamento de todos os riscos envolvidos é essencial. Desta forma, é possível conhecer todo o contexto, preparar-se e evitar possíveis situações negativas.

Conheça a situação

Quando uma crise acontece é preciso entender o que de fato houve, ou seja, conhecer a situação a fundo para que seja possível tomar as medidas necessárias. Uma ação repentina sem o devido conhecimento do caso pode agravar o problema.

Direcione a comunicação

Todo e qualquer comunicado feito no momento de crise deve ser centralizado na assessoria de imprensa. A empresa não deve se comunicar por outros meios ou permitir que pessoas que não sejam os porta-vozes preparados falem pela corporação.

Siga o plano de ação

Para o gerenciamento de crise, é importante definir um plano, com etapas e ações, que devem ser seguidas e adaptadas de acordo com as necessidades. Seguir este plano é um fator importante para o sucesso da gestão.

Preparação dos porta-vozes

Todos os porta-vozes que forem definidos para falar em nome da empresa precisam estar preparados. A equipe de assessoria de imprensa irá orientar e treinar os porta-vozes para que possam passar uma mensagem adequada, evitar ruídos e restaurar a imagem.

Assuma a responsabilidade

Além de contornar a situação, seguir o plano e buscar a reestabelecimento da imagem da empresa, é importante reconhecer o problema em questão. Caso seja identificada uma falha, é necessário assumir a responsabilidade e buscar soluções efetivas, que devem ser comunicadas de forma clara e transparente.

Todos estes pontos devem ser considerados estratégicos e essenciais para o desenvolvimento dos negócios. Todas as empresas estão sujeitas a passar por momentos de crise, mas é a forma como se comportam e enfrentam estes momentos que cria importantes diferenciais de mercado.