Conheça a história de Nancy Assad: uma homenagem para a mulher que nos inspira

Acredito que toda história, toda trajetória que seja especial para nós deve ser contada. Com tantos anos de mercado de comunicação e sendo executiva em grandes empresas, muitos desafios me foram colocados no caminho e me tornaram mais forte, permitindo não só crescer, mas também puxar para cima muitas pessoas que estiveram ao meu redor com uma trilha de crescimento rumo ao sucesso e conquistas em conjunto.

Carrego, antes de tudo, a humildade no coração. Nasci em uma família com poucos recursos financeiros e intelectuais. Vivi grande parte da minha infância e adolescência em um bairro de periferia na zona norte de São Paulo. Sempre fomos muito educados e bem orientados pelos nossos pais, que deram de tudo para nos permitir uma vida mais confortável dentro das condições da época, mas o acesso ao conhecimento era restrito e seguíamos em busca do saber sendo assíduos e empenhados na escola pública, que era o único meio de aprendizado que tínhamos.

Quando fui crescendo, mesmo pequena, mostrei talento na comunicação, sendo porta-voz para declamar poesias em festas temáticas da escola que estudei, em momentos especiais de Dia das Mães, Pais, Crianças, festas de Natal, Ano Novo, folclore e tantas outras conhecidas. Naturalmente, fui demonstrando gosto e talento para a comunicação escrita onde, no ensino fundamental e médio, tive diversos reconhecimentos por minhas redações, crônicas e artigos, construídos com muito carinho e dedicação e apresentados como trabalho escolar.

Comecei minha carreira como secretária de executivos que atuavam na Bolsa de Valores de São Paulo. Era o antigo Banco Mercantil de Descontos S/A. Depois desta experiência, pude ter uma das maiores oportunidades da minha vida, que foi iniciar no Grupo Rhodia, onde comecei como secretária e fiz carreira, até receber o convite para um desafio no Grupo Deltec, em 1981.

Tenho muita gratidão ao Grupo Deltec. Sempre como executiva, atuei em parceria com diversas empresas e com grande participação em comércio exterior. Ainda na Deltec, tive a oportunidade de atuar no segmento que sempre fui apaixonada e adentrei à área de Comunicação e Marketing como diretora, promovendo grande crescimento na organização e destaque no mercado.

Mas, como muitas histórias que já vimos por aqui nesta rede, fui demitida em 2005, abrindo um abismo de dúvidas que me levariam a colocar os pés no chão para tomar sérias decisões que envolveriam a minha carreira profissional e minha postura como esposa e mãe.

Eu fui demitida e isso me deixou com uma grande dúvida se deveria continuar na carreira executiva ou partir para um negócio próprio. Felizmente eu já tinha uma pequena empresa de eventos e paisagismo corporativo chamada Arte Natural, juntamente com um sócio que me incentivou a expandir o negócio com base na minha experiência como executiva. No trabalho de paisagismo para organizações, eu usei a natureza como forma de comunicação ambiental para atender grandes empresas, como Goodyear, Owens Corning Fiberglass, Paxton Finance e muitas outras.

A empresa de paisagismo ganhou forma e entendi que meu anseio era contribuir com empresas a serem vistas, construírem sua reputação no mercado e apoiá-las em vendas. Assim, criamos a N.A. Comunicação e Marketing, que se tornou o nome fantasia da Arte Natural.

Fazer essa transição de carreira foi extremamente desafiador. Deixar de ter um nome corporativo conhecido e importante para ser simplesmente uma empresária trouxe muitos momentos de conflito, angústia e até medo. Mas, com o tempo, muito esforço e fé, consegui superar esses obstáculos.

Eu sou casada com um médico que frequentava a área da saúde e onde eu tive contato na nova jornada profissional. Nesta fase, tive a oportunidade de conhecer a Silvana Bauchiglione, da antiga Shering do Brasil, que me deu a oportunidade de concorrer pela primeira vez na indústria farmacêutica. Nós fomos os vencedores e desenvolvemos um trabalho de marketing de conteúdo e marketing de relacionamento, áreas ainda pouco difundidas na época.

Esse trabalho foi desenvolvido por muitos anos, até que a empresa foi comprada pela Bayer Pharma. Mas, mesmo assim, a N.A. continuou atendendo nas diversas frentes, como médica, farmacêutica, saúde feminina, saúde do homem, diabetes, saúde veterinária, agro e muitas outras. Até hoje, somos uma agência homologada e podemos atender a todas as áreas da indústria farmacêutica.

Devido à nossa especialização na área da saúde, também tivemos a oportunidade de atender a Sanofi, Abbvie, Ology, Onofre, Elfa, CEPHO, CEON e nos tornamos uma referência na área da saúde, capitaneada por mim, Nancy Assad.

Além disso, a N.A. atendeu grandes corporações da área da tecnologia, como a Fitec, Genius, Teledesign, e organizações da área de RH, Carreira e Comportamento, além muitas outras nos segmentos de finanças, negócios, tributos, economia e educação. Tenho orgulho da mulher que me tornei. A história de nenhuma mulher é fácil, demanda empenho, garra, fibra e coragem, mas acredito que todas nós somos capazes de nos tornar quem queremos ser simplesmente por sermos mulheres.