Media Training: a força das mulheres na política
O Media Training é conhecido por ser um processo de treinamento que busca melhorar o relacionamento com a imprensa, auxiliando uma pessoa ou porta-voz em questões como postura, desenvolvimento e estratégias de comunicação para trazer mais credibilidade à pessoa ou à marca. Contudo, o Media Training também pode ser uma grande chance para que mulheres que queiram ser candidatas adquiram confiança para seguir na sua campanha.
A participação das mulheres na política brasileira é algo desafiador até os dias de hoje, especialmente com o machismo que o ambiente da política impõe desde sempre, e que faz com que mulheres sejam minoria na ocupação de cargos políticos.
A dificuldade histórica do voto feminino também é um fator que mostra a dificuldade de acesso. A luta pelo direito ao voto teve início no século 19, mas as mulheres só puderam votar em todo o território nacional apenas em 1932.
Mesmo assim, só tinha direito ao voto mulheres com alguns critérios, entre eles ter um trabalho remunerado. E somente no ano de 1965 é que a legislação brasileira retirou essas diferenças entre homens e mulheres, não havendo mais na lei o tratamento desigual de acordo com o gênero.
Por isso, quem consegue atravessar esses desafios precisa encontrar meios de adquirir confiança e força para fazer uma campanha política adequada. E o Media Training se torna uma opção, porque pode ajudá-la a enfrentar as dificuldades e os questionamentos de uma candidatura.
Veja abaixo algumas vantagens que este treinamento pode trazer:
Enfrentamento de dificuldades
Um dos recursos do Media Training é o treinamento para momentos de crise. Nele, a candidata poderá receber uma capacitação para lidar com momentos estressantes e inesperados.
O treinamento ainda possibilita estar preparado para lidar com situações delicadas que podem ser desafiadoras para qualquer pessoa pública.
Essa capacitação ajuda no preparo para o enfrentamento de desafios e dificuldades que um mandato feminino pode ter em uma sociedade machista e patriarcal. Com o Media Training ela terá ferramentas para encarar essas dificuldades.
Adquirir confiança
Com o Media Training, a candidata poderá ganhar mais confiança para enfrentar diversas situações. Essa confiança ajudará na campanha e também no futuro mandato, onde poderá enfrentar desde difíceis negociações até a cobrança do eleitor.
O treinamento conta com simulação de entrevistas, dicas de como se portar publicamente e o que falar sobre determinados assuntos. Já mostramos aqui algumas dicas para entrevistas que são trazidas no Media Training e que ajudam a trazer confiança para estes momentos.
Ganhar credibilidade
Uma das dificuldades que o machismo traz no dia a dia de uma candidata é uma eterna busca para adquirir credibilidade do público e dos seus pares. A candidatura de uma mulher enfrenta diversos questionamentos desde as convenções do partido até a própria disputa eleitoral.
No Media Training, um dos objetivos é auxiliar a pessoa a se tornar uma referência em um determinado assunto. Essa é uma maneira de trazer credibilidade à candidata que será reconhecida pelo público como especialista em uma área. Esse apoio poderá ajudar em momentos decisivos da campanha.
Se candidatar em uma eleição é desafiador para qualquer pessoa já que a expõe a um julgamento público de suas ações e ideias. Para as mulheres, desigualdades e discriminações em relação ao gênero dificultam ainda mais, mas podem ser enfrentados com preparo e confiança. Ainda é preciso avançar mais na sociedade, no entanto, a presença feminina na política brasileira é fundamental se queremos uma nação igualitária.
Gostou do conteúdo? Veja este artigo que preparamos sobre como o Media Training pode ajudar na sua candidatura!