Marketing de Conteúdo conteúdo como ferramenta na campanha eleitoral
Com o Marketing de Conteúdo, marcas conseguem se aproximar e ao mesmo tempo informar seu público sobre diversos assuntos de interesse. Em uma campanha política, a mesma estratégia pode ajudar candidatos a encontrar mais eleitores, apresentando suas ideias e engajando seu público.
Atualmente, as pessoas não consomem apenas, mas procuram se relacionar com comunidades que compartilham os mesmo interesses e objetivos. A produção de conteúdo foca nesta ideia ao produzir diversos conteúdos nos posts de blogs e redes sociais, e-mails marketing, newsletters, entre outros.
Mas como essa produção pode ajudar em uma campanha política? Veja abaixo algumas dicas de como usar a produção de conteúdo na campanha:
Informe seus eleitores
Use as suas redes sociais para informar os eleitores sobre o processo de votação. Muitos desconhecem as regras e não sabem como tirar título ou regularizar, até mesmo quais as funções dos cargos que concorrem à eleição.
Você pode fazer posts informativos adaptados a cada rede social. Aproveite e também faça conteúdos em vídeo que chamam a atenção dos eleitores. O Marketing de Conteúdo possibilita diversos formatos para que a informação chegue aos eleitores.
Posicione
Se para consumir um produto ou serviço, o relacionamento com a marca é importante, em uma eleição, a importância do posicionamento fica mais evidente. Por isso, procure expressar suas ideias e posições de forma clara.
Use as redes sociais para trazer seus posicionamentos sobre questões atuais e também de assuntos que sejam de seu interesse. Isso ajudará a mostrar quem você é para seus eleitores, possibilitando uma maior identificação dos eleitores com o que você defende.
Use o Marketing de Conteúdo para ter novos eleitores
Uma das possibilidades deste tipo de prática é que ela pode ser um modo de conseguir angariar novos eleitores. Por meio de estratégias de Marketing Digital para eleições, é possível produzir conteúdo voltado a novos eleitores.
Em várias ocasiões, as pessoas podem estar interessadas em saber mais informações, mas não possuem as ferramentas para adquirir esta informação.
Um e-book explicando conceitos de forma simples e direta pode ajudar a solucionar esse problema. Uma newsletter também pode ajudar o novo eleitor a ficar por dentro das discussões atuais.
Além disso, as técnicas de SEO utilizadas ajudam este novo eleitor a encontrar o conteúdo naturalmente.
Engaje
Use as redes sociais também para ter engajamento com seu público. Um dos meios é responder e conversar com os eleitores que se mostrarem interessados nas postagens. Lembre-se sempre de responder com educação e respeito, mantendo um local saudável de trocas de ideias.
Aproveite e use algumas técnicas de marketing nas redes sociais para ajudar nessa etapa.
Mais do que conseguir novos eleitores, o Marketing de Conteúdo pode ajudar o candidato a se aproximar do eleitor e fazê-lo participar de forma ativa das discussões da sociedade. Isso é imprescindível em qualquer nação democrática, especialmente quando ocorre uma eleição em plena pandemia.
Quer saber mais dicas sobre campanhas? Confira esse conteúdo que preparamos sobre como o Media Training pode ajudar quem quer ser eleito.