Tráfego direto como estratégia de marketing digital: entenda as vantagens e desvantagens

Entender o que é e como funcionam os tipos de tráfegos, que fazem toda a diferença para as estratégias de marketing digital, é essencial para os resultados do negócio. Por isso, vamos te apresentar informações importantes sobre o tráfego direto.

Já falamos sobre dois tipos de tráfego por aqui, o orgânico e o pago, e agora é a hora de saber mais sobre o direto. Este tipo de tráfego é obtido quando o usuário acessa o site diretamente, digitando a URL no navegador.

Isso significa que o visitante não foi direcionado por outras páginas ou clicou em links que o levaram ao site. Este tráfego mostra o quanto a marca é reconhecida e relevante para os consumidores.

Então, neste conteúdo vamos te explicar um pouco mais sobre como tudo isso funciona e quais são as vantagens e desvantagens. Confira a seguir os tópicos que vamos abordar neste conteúdo:

Conheça os tipos de tráfego

Antes de falarmos mais sobre o tráfego direto, é importante conhecer todos os tipos. Desta forma é possível identificar as características de cada um e definir a melhor estratégia de marketing digital, considerando o planejamento e objetivos do seu negócio.

É importante ressaltar que o aumento da visibilidade da marca só será efetivo com estratégias bem pensadas e que considerem os tipos de tráfego para gerar os resultados esperados.

A seguir vamos relembrar um pouco mais sobre cada tipo de tráfego.

Tráfego orgânico: são visitantes que o site recebe de maneira espontânea. Nenhum investimento financeiro é necessário para captar estes consumidores.

Tráfego de referência: é gerado quando a pessoa clica em um hiperlink de alguma publicação e é direcionado para uma outra página, diferente da que estava.

Tráfego social: muito comum atualmente por conta da força das redes sociais, este tráfego é gerado quando o consumidor clica em um link que está em uma publicação, independente da rede social. 

Tráfego pago: este caso requer um investimento financeiro e uma boa estratégia para alcançar o público-alvo. São feitos anúncios em sites e plataformas, que potencialmente possam impactar o público que a empresa deseja.

Tráfego direto: foco deste artigo, o tráfego direto, como já dissemos aqui, representa o quanto a marca é reconhecida pelos consumidores. Não há necessidade de investimentos financeiros já que este tráfego é gerado por meio de um acesso direto à página, sem a influência de mecanismo de busca, links em publicações ou em outras páginas.

Quanto mais a empresa for reconhecida, seja por conta de um cliente que gostou e voltou, por boca a boca ou indicações, por exemplo, maiores serão os números de tráfego direto. Entender a importância deste tráfego é essencial para as estratégias de marketing digital.

Tráfego direto: entenda a importância no marketing digital

Para saber o quanto a marca é reconhecida e buscada pelos clientes é fundamental utilizar as informações do tráfego direto. No marketing digital tudo precisa ser planejado e as estratégias são definidas com base em informações concretas, focadas no sucesso de cada ação.

Por isso, a análise deste tipo de tráfego é muito importante para os planos. Na hora de analisar os resultados no Google Analytics, todo o tráfego que a plataforma não consegue identificar uma fonte de origem específica é classificado como tráfego direto.

Então, é importante fazer uma análise de perto para interpretar bem estes dados e estruturar o marketing digital da melhor forma possível. Os dados são a base para definir ações, campanhas e direcionar o planejamento da empresa.

O resultado das ações gerará mais tráfego direto e irá nortear possíveis mudanças e ajustes, com foco na melhoria contínua.

Vantagens e desvantagens do tráfego direto

Este tipo de tráfego é muito vantajoso para ter uma visão estruturada sobre a relação entre a marca e o consumidor. Afinal, se o consumidor acessou o site por conta própria, isso significa que já foi impactado de forma efetiva e consegue se lembrar do que a empresa oferece.

O tráfego direto mostra o valor da marca e é alcançado como resultado de um trabalho forte, principalmente, de branding e assessoria de imprensa. Estes são aspectos que contribuem para o aumento deste tipo de tráfego, alavancando os resultados.

A desvantagem do tráfego direto é que a sua interpretação no Google Analytics pode sofrer variações, ou falhas de interpretação. Se a plataforma não consegue identificar a origem do lead, este é classificado como fruto do tráfego pago, porém pode não ser este o caso.

Por isso, é fundamental contar com uma equipe de profissionais experientes, que saibam interpretar estes dados e possam desenvolver uma análise assertiva. Estes profissionais estarão atentos para que o Google Analytics esteja instalado de forma adequada nas páginas e seja feito o uso do URL Builder e de parâmetros adequados nas campanhas.

Desta forma é possível ter uma visão completa e estruturada para desenvolver o melhor planejamento. Captar o dado em si e ver o que pode ser considerado um bom número é só um passo, mas é preciso analisar e entender estes dados para construir a estratégia. Para finalizar, temos uma dica importante: quando estruturar as estratégias de marketing digital do seu negócio, aposte no EQUILÍBRIO. Focar em apenas um tipo de tráfego pode não trazer os resultados esperados, então estabeleça uma estratégia capaz de equilibrar os vários tipos de tráfego.