Design responsivo e a importância para o marketing digital

O design responsivo adapta um website para ser acessado de qualquer dispositivo, independentemente de seu tamanho, resolução de tela e método de interação.

Neste artigo, você vai entender os princípios do design responsivo, como aplicá-lo da forma correta e a sua importância para o marketing digital!

O que é responsividade

A responsividade se caracteriza pelo que se relaciona com respostas. É a capacidade de responder rápida e adequadamente ao que é perguntado e, ao mesmo tempo, adaptando-se às circunstâncias.

A responsividade aplicada ao design se caracteriza pela ação de fazer com que um website possa ser acessado por qualquer dispositivo, independentemente de seu tamanho, resolução de tela e método de interação. Nesta experiência incluem-se computadores, notebooks, smartphones, tablets e quaisquer outros dispositivos móveis.

Como aplicar o design responsivo

Atualmente, é fundamental que qualquer página na internet ofereça praticidade ao usuário. Dessa forma, funcionalidade, usabilidade, desempenho e aparência se tornam essenciais para proporcionar uma experiência positiva.

Dessa forma, o design responsivo deve ser aplicado de modo que crie familiaridade de experiência e instigue o usuário a manter contato com a marca.

Layout

O layout deve garantir que elementos-chave como menus, blocos de conteúdo e botões possuam coerência em cores, formas e posições para sempre proporcionar interação com o usuário.

Conteúdo

O conteúdo deve possuir sincronia com o layout para transmitir a mensagem desejada ao usuário. Dessa forma, a informação textual deve estar sempre visível, bem hierarquizada e ser de fácil absorção quando vinculada ao design.

Tipografia

As fontes utilizadas devem ter uma excelente legibilidade, possuir sincronia com a mensagem transmitida ao usuário e ser adaptadas para dispositivos diferentes. Dessa maneira, é preciso analisar sua apresentação em variadas densidades de pixel para a adaptação correta.

Imagens e vídeos

Imagens e vídeos, por possuírem limitação em flexibilidade de tamanho, devem ser utilizados de acordo com a plataforma, para serem cortados e redimensionados conforme a apresentação.

Assim, as imagens e vídeos de produtos para uma loja virtual devem ser trabalhados de modo diferente de imagens e vídeos interativos utilizados em infográficos e quizzes.

Animação

A animação deve se adequar a qualquer tamanho e resolução de tela e para isso é necessário desenhar versões adaptadas para dispositivos diferentes.

Desse modo, em uma mesma apresentação, é preciso fazer uma animação para o formato horizontal da tela de um computador e outra animação para o formato vertical da tela de um celular.

Call to action

As peças interativas utilizadas no marketing digital, como as landing pages, sempre devem atrair o usuário para o call to action. Por isso, o layout e o conteúdo devem estar em sincronia para que o call to action esteja visível e bem adaptado para dispositivos diferentes.

Método de input

O mouse e os dedos devem ser considerados como métodos de input interativo. Com isso, em dispositivos móveis, os botões precisam ser maiores para evitar toques acidentais e, em dispositivos fixos, é recomendado que os elementos sejam menores para que aceitem mais precisão no clique.

Única URL

Todas as versões de um website devem ser programadas para terem a mesma URL, pois esta prática auxilia na indexação e no ranqueamento nos websites buscadores. Além disso, faz com que o custo de desenvolvimento e de gestão do website também diminua.

Aceitação dos buscadores

Uma página de internet que não proporcione uma experiência eficaz para o usuário, mesmo que esteja bem posicionada nos resultados de busca, terá problemas de aceitação por parte dos websites buscadores.

A carência de design responsivo é interpretada como um sinal de que o website não oferece conteúdo relevante ao usuário, o que resulta na queda de sua exibição e de ranqueamento nas páginas dos websites buscadores.

Por isso, devido a sua tamanha importância, os websites buscadores, como Google, Bing e Yahoo Search, recomendam o uso do design responsivo como padrão para o desenvolvimento de websites.

Design responsivo e a importância para o marketing digital

No marketing digital, o design responsivo proporciona melhor posicionamento da marca no ambiente digital e auxilia em todas as etapas da jornada do cliente: atração, conversão, venda e encantamento.

Este tipo de design atrai mais visitantes por meio dos canais de comunicação, que são o próprio website, blog e redes sociais e, converte os visitantes em potenciais clientes fazendo uso da call to action presente nas landing pages.

O design responsivo auxilia na venda por meio do envio de sequências de e-mails marketing personalizados. Após a venda, mantém o relacionamento mediante o envio de newsletters e conteúdos personalizados.

Dessa forma, este tipo de design se torna uma estratégia de marketing e comunicação que pode auxiliar no crescimento de um negócio.

A utilização do design responsivo também prepara o website para produtos que ainda estão sendo introduzidos no mercado como smartwatches e óculos de realidade aumentada.

Tais produtos, suas tecnologias, e a interação que eles propõem com o usuário exigirão cada vez mais excelência em design responsivo para oferecer uma experiência única ao usuário.

Sendo assim, o design responsivo auxilia na entrada de novos produtos no mercado e aumenta as oportunidades de negócios.

Viu só como o design responsivo é importante para a adaptabilidade de um website a diferentes dispositivos e também para o sucesso de um negócio?

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