Agência N.A. Comunicação – Comunicação Integrada, Marketing Digital, Resultados e Performance

Manter um bom relacionamento com os jornalistas nas entrevistas é importante para a conquista de espaço e um bom posicionamento nos veículos de comunicação. E para isso acontecer, são necessárias boas práticas antes, durante e depois do contato com a imprensa.

Confira abaixo algumas dicas que vão ajudar a melhorar o relacionamento da empresa com a mídia:

Domínio do assunto

Conhecer o assunto que será tratado é primordial, assim como saber transmitir as informações. Por isso é essencial que o porta-voz da empresa esteja preparado para conceder a entrevista. E somente com o domínio do assunto, ele será capaz de transmitir todas as informações necessárias e de maneira esclarecedora e direta.

Autenticidade

Além de dominar o assunto e transmitir as informações ao jornalista, o porta-voz precisa estar embasado em dados reais. Evite suposições ou teorias. Para que o relacionamento com a imprensa seja bem feito é necessário confiança e transparência. Hoje a tecnologia permite a identificação de mentiras e informações falsas com facilidade.

Definição das fontes

A escolha das fontes também é importante para a realização de uma boa entrevista. Portanto, a empresa precisa definir os profissionais que vão tratar de cada assunto específico. Diretores falam sobre assuntos institucionais, como planos e tendências, gerentes falam sobre seus respectivos setores, enquanto técnicos comentam projetos ou algum produto.

Treinamento

Quando o porta-voz não tem habilidade para falar em público, é indicado a realização de um media training. O procedimento irá capacitar o profissional para se relacionar com a imprensa, com dicas para se comportar em frente às câmeras e microfones, além de ser ágil e seguro nas respostas e atencioso com os jornalistas.

Conheça o veículo e o jornalista

Conhecer a mídia para qual você irá falar é outro ponto fundamental para manter o bom relacionamento com a imprensa. Assim como conhecer um pouco a respeito do jornalista com quem terá contato. Por isso, antes da entrevista, busque informações sobre o veículo e o jornalista, para evitar surpresas ou criar uma relação mais próxima.

Aguarde a publicação da matéria

Confie no trabalho do jornalista e jamais peça para ler/ver/ouvir a matéria antes que ela seja publicada ou veiculada, se não estará sendo desrespeitoso e indelicado com o profissional da comunicação. Mas, caso tenha ficado em dúvida se as informações que transmitiu ficaram claras e todas as questões respondidas, procure se certificar que o jornalista não tenha ficado com alguma dúvida no final da entrevista. Nada além disso.

Canal aberto

Sempre deixe um contato disponível. O importante é manter um canal aberto com os jornalistas e jamais ignorar quando for procurado. Normalmente esse contato é feito por meio da assessoria de imprensa, especializados n bom relacionamento com a mídia.

Gostou do conteúdo? Veja este artigo que preparamos sobre perguntas inesperadas que podem ser feitas em entrevistas e como se preparar para enfrentar essa situação.