Media Training: 5 dicas para perguntas inesperadas numa entrevista
O Media Training tem se tornado cada vez mais importante para profissionais que precisam se comunicar com o público-alvo. Mesmo as pessoas públicas que já possuem experiência com a imprensa precisam estar preparadas. Em uma entrevista, essas pessoas podem se deparar com situações inusitadas ou perguntas delicadas e caso você não esteja preparado, as consequências podem ser desastrosas tanto para quem está construindo uma reputação de marca quanto para quem precisa manter a credibilidade.
Um exemplo disso é ex-secretária especial de Cultura, Regina Duarte, que em uma entrevista ao vivo à CNN Brasil há alguns dias demonstrou despreparo e nervosismo com perguntas surpresas feitas por jornalistas e não conseguiu divulgar as ações de forma direta. Com isso, acabou interrompendo a entrevista de forma abrupta, se recusando a responder os questionamentos.
Pessoas que ocupam um cargo público são representantes de um determinado setor e devem prestar contas das suas ações, bem como ser porta-voz desta parte da sociedade. Por isso, se torna imprescindível saber agir corretamente, dando respostas seguras e firmes para perguntas difíceis.
Controlar a emoção, saber oferecer respostas corretas e se preparar para entrevistas difíceis são alguns dos ensinamentos do Media Training. Veja algumas dicas de preparação:
1 – Estude a pauta
Antes de dar uma entrevista, é importante estar preparado. Para isso, estude o tema da pauta, isto é, o tema da entrevista. Se o jornalista não lhe passou o tema, você pode perguntar sobre o assunto, com educação. Mas cuidado! Não peça as perguntas antes da entrevista. Os jornalistas podem não estar com tempo, nem ter as perguntas preparadas.
Mas como estudar sem as perguntas? A maioria das perguntas são sobre assuntos óbvios que estão discutidos. Procure se colocar no lugar do telespectador e pense: o que eu gostaria de saber se não conhecesse o assunto?
2 – Antecipe assuntos
Se o jornalista lhe procurou é porque sabe que você possui conhecimento sobre o assunto e é uma pessoa relevante dentro da área. Algumas técnicas do Media Training te ajudam a preparar para esse momento.
Um exemplo disso, é ampliando e aprofundando determinadas informações que você já tem sobre o assunto. Você pode atualizar suas informações com dados, números e pesquisas recentes publicadas por órgãos que você confia.
Jornais e redes sociais também podem dar informações sobre o estão debatendo sobre o assunto que você irá falar. No caso de Regina Duarte, uma das perguntas que a deixou nervosa estava relacionada à uma repercussão ocorrida entre artistas feita nas redes sociais. Com Media Training, isso não a pegaria de surpresa.
3 – Planeje-se
Antes da entrevista, planeje o que irá falar. Vale fazer tópicos em um papel ou treinar algumas respostas em frente ao espelho.
Aproveite também para controlar o tempo! Procure dar respostas curtas e diretas. Se as respostas forem longas, priorize as informações mais importantes e reduza o tempo.
4 – Saiba controlar a emoção
Use técnicas de respiração para controlar o nervosismo antes da entrevista. Procure respirar entre as frases e tome água em alguns momentos, para não ficar com a boca seca.
5 – Jornalista não é seu amigo; nem seu inimigo
Há profissionais de todos os tipos. Alguns jornalistas são mais incisivos, outros mais tranquilos. O que todos têm em comum é que estão interessados na informação. E você tem o conhecimento e a autoridade para dar essa informação.
Por meio do Media Training, é possível entender que o jornalista não é um inimigo tentando te destruir, nem um amigo pronto para ouvir um desabafo. Ele é mais uma relação profissional que você terá em sua carreira, e assim como toda relação profissional, há maneiras de se comportar.
Essa relação profissional pode ser complicada para muitas pessoas. Porém, a preparação de um Media Training pode ser o diferencial para que você se sobressaia em meio a um mundo de informações.