Media training: profissional da comunicação X profissional especializado

Media training: profissional da comunicação X profissional especializado

O Media Training é um processo de treinamento para desenvolver a capacidade de falar e se expressar em meios de comunicação, que aperfeiçoa o contato com jornalistas, seja durante uma entrevista ou um encontro de relacionamento.

Por meio do treinamento, também é possível estar preparado para entrevistas difíceis, com perguntas complexas e que exijam mais conhecimento.

Entre os profissionais que procuram este tipo de treinamento estão, por exemplo, pessoas que podem ter alguma projeção na mídia, que precisam ser mais estratégicos ao passar uma mensagem ou empresas que estão planejando a abertura de capital. Com o treinamento, os profissionais estarão aptos a se tornarem porta-vozes oficiais de uma companhia, por exemplo, e a conseguir minimizar prejuízos a uma imagem ou até mesmo transformá-la.

Contudo, o treinamento também pode ser feito por pessoas que queiram se reposicionar após uma situação de crise.

Mas você sabia que o Media Training pode ser oferecido por diferentes profissionais? Saiba abaixo como isso acontece:

O profissional de comunicação

O processo de Media Training começa com o profissional especialista que é o responsável por aplicar e desenvolver o treinamento.

O treinamento é abrangente e trabalha questões como o posicionamento do porta-voz, dress code, entonação de voz, o funcionamento de uma redação até a lista de equipamentos utilizadas pelos veículos, como microfone, câmeras e gravadores, entre outras, como o perfil do jornalista e o que ele procura, além de abordar os cuidados no relacionamento entre fonte e jornalista.

Ajuda especializada

 Em alguns casos, o treinamento pode ser expandido e o profissional especializado em media training pode contar com os conhecimentos de um profissional especializado, como um advogado. A formação dependerá do tipo de especialidade que o porta-voz precisa ter conhecimento. Especialistas nas áreas de economia ou então um profissional que fale sobre responsabilidade social, por exemplo, são alguns que podem participar ampliando este processo e tralhando temas específicos para preparar o porta-voz da melhor maneira possível.

Segundo a especialista em media training Nancy Assad, o profissional especializado “se torna necessário em situações de crise, onde o conteúdo a ser debatido em uma entrevista tenha relação com um determinado problema que requer um posicionamento técnico”. Mas ressalta: “um especialista, por exemplo, pode fazer parte do trabalho, nunca aplicar e ser o responsável pelo processo do treinamento de porta-vozes”, afirma.