Influencer digital: a estratégia certa para aumentar sua presença na internet
Na era digital, a palavra “influenciar” se tornou comum e indispensável para qualquer plano de marketing. Desde sempre, as decisões de consumo foram influenciadas, seja por uma propaganda ou, então, pelo famoso “boca a boca”. Diante deste cenário, o marketing de influência propõe uma nova forma de atrair o público, por meio de estratégias que utilizem a figura do influencer digital, que divulga marcas e/ou produtos em posts nas redes sociais e outras plataformas digitais.
O que é o marketing de influenciadores?
O marketing de influência tem a função de atrair um público específico na internet, influenciando, direta ou indiretamente, os seguidores.
Nesta estratégia, o influencer digital pode ser contratado para contar sua experiência com determinado serviço/produto, fazendo o famoso “review”, com a finalidade de estimular a curiosidade do público.
E qual é a diferença para a propaganda?
A diferença entre o influencer digital e a propaganda tradicional é a identificação que o público cria com a personalidade e com o assunto que costuma ser tratado.
As especificidades do marketing de influência consistem na construção prévia de uma relação de confiança entre os consumidores e o influencer digital. Como consequência, esta proximidade colabora para o engajamento e para a visibilidade da marca.
Qual é o papel do influencer digital?
O influencer digital, geralmente, atinge um público bastante segmentado que vai de acordo com o conteúdo publicado em suas redes sociais. Por isso, o seu papel nunca será de deixar escancarado em seus posts a mensagem de que o internauta deve adquirir o produto. O objetivo nesta estratégia é influenciar o consumidor de forma indireta, mesmo que ele saiba que aquela é uma ação comercial.
Como escolher o influencer digital?
Ao iniciar a seleção pelo influencer digital ideal, a principal informação que deve ser levada em consideração pela organização é o público-alvo que consome os conteúdos daquele determinado influenciador. Isto irá definir o engajamento da divulgação e o resultado final da ação.
Outro fator importante é analisar a audiência do profissional. Durante a fase inicial de pesquisa sobre o influencer digital, peça um media kit que apresente a faixa-etária de seu público, a região em que estão mais presentes, entre outros. Estes dados ajudarão na análise para ver se aquele perfil está de acordo com os consumidores que se pretende atingir.
A interação com o público também é relevante, por isso, analise se as publicações contam com comentários dos seguidores. Buscar informações sobre os resultados das últimas campanhas realizadas pelo influencer digital que se pretende contratar colabora com o alinhamento de expectativas da empresa, traçando, assim, um panorama geral sobre o profissional.
Influencer digital escolhido. E agora?
Após a escolha do influencer digital que irá realizar a ação de marketing, é necessário definir os objetivos que se pretende alcançar. Estas metas podem ir desde a geração de leads, aumento de vendas, reconhecimento de marca até visibilidade nas redes sociais e fidelização de clientes.
Com os objetivos traçados, é preciso identificar o perfil do público que irá consumir o produto/serviço oferecido pela empresa. Ao coletar dados como faixa-etária, gênero, classe social, região, escolaridade e cargos dos consumidores, será possível planejar uma ação de marketing de influência com resultados mais concretos.