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A gestão de estratégias para fazer com que uma marca seja desejada e tenha imagem positiva na mente do consumidor é chamada de branding, um processo que envolve tempo e ações relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento.

Quando o consumidor associa uma determinada marca à uma ideia, frase ou imagem, isso é resultado do branding. Exige planejamento a longo prazo e gerenciamento dos elementos de identidade visual para potencializar a percepção da sua empresa na mente das pessoas.

Branding é crescer de forma inteligente. Os resultados não são imediatos, mas os frutos são duradouros. Pressupõe planejar, estruturar, gerir e promover uma marca com o objetivo de assegurar que seus stakeholders entendam o posicionamento, aumentando assim sua relevância no mercado, potencializando a visibilidade e uma reputação positiva.

Por onde começar

Comece entendendo o seu mercado, o que seus consumidores precisam e, a partir disso, veja como sua marca pode se fazer presente e relevante. A primeira etapa é entender porque ela existe. O que a faz ser única? Qual seu propósito? Sua promessa? Seus atributos? Seu posicionamento? Essas respostas ajudarão a comunicar melhor sua essência.

O propósito pode vir acompanhado de uma frase de efeito, o slogan. E a promessa de marca é o resumo do que a empresa se compromete a fazer para que o propósito se torne realidade.

Os atributos são características da sua marca, valores inegociáveis e que ditam desde a forma como a empresa se comunica e como os colaboradores trabalham. Posicionamento é definir o espaço do mercado que sua marca vai ocupar e como ela vai ser percebida pelos consumidores.

Identidade

O processo de fortalecimento de identidade precisa ecoar em todos os pontos da sua marca com consistência e constância: loja física, embalagem, site, impressos, redes sociais, correspondências, mídia.

Muitos elementos dão suporte a uma identidade, entre eles o nome, logotipo, cores, tipografia, slogan, sons, personagem. Com tudo planejado e estruturado, um dos principais desafios da maioria das marcas, sejam grandes ou pequenas, é garantir que funcione e seja mantido.

Entenda e conheça melhor o perfil de seus clientes e seu público consumidor. Observe seus seguidores nas redes sociais e como eles interagem com a sua marca. Isso o ajudará a criar estratégias para atingir os objetivos do negócio.

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