5 dicas para criar um plano de comunicação estratégico

O plano de comunicação de uma organização é feito para dar um norte e traçar metas futuras. O recurso auxilia na identificação de gaps que podem ser aperfeiçoados por meio de uma estratégia de comunicação eficaz.

Atualmente, a forma de se comunicar é indispensável para a divulgação de qualquer negócio, tendo em vista que, no mundo digital, a visibilidade da marca vai além de posts patrocinados e campanhas publicitárias. Por isso, separamos cinco dicas que irão te ajudar na elaboração de um plano de comunicação estratégico.

1. Identifique os objetivos

A definição de onde se pretende chegar com a ação de comunicação deve ser o primeiro passo, para que, ao longo do caminho, a empresa não se perca nos resultados atingidos.

Para isso, existe o plano de comunicação que, com um olhar estratégico, identifica as necessidades da organização. Ou seja, nesta etapa, serão analisados os pontos que devem ser trabalhados, como posicionamento e visibilidade da marca, venda de um novo serviço/produto, entre outros.

2. Entenda a empresa

Antes de divulgar qualquer serviço ou produto, é necessário conhece-lo, para que tenha propriedade ao falar. Por isso, ao produzir o plano de comunicação, é necessário que sejam levantados dados e informações que mostrem a situação da organização e do mercado em que está inserida.

Nesta análise, será necessário identificar referências sobre como a marca costuma se posicionar, assim como o público-alvo que é atingido e os canais de comunicação que costumam utilizar para divulgações. A partir disso, feito um panorama geral da empresa, é possível verificar o melhor caminho para uma comunicação assertiva.

3. Defina o público-alvo

Toda ação de comunicação deve ser direcionada para um público específico. Para isso, é necessário que estejam presentes no plano de comunicação dados como a faixa-etária, gênero, classe social, localidade e comportamento dos consumidores que a marca tem o interesse de impactar.

Esta separação irá ajudar a construir a mensagem e identificar os canais de comunicação em que este público está presente, para que tenham acesso à divulgação da marca, despertando, assim, o interesse para consumo.

O recorte do público-alvo dentro do plano de comunicação auxilia, ainda, no conhecimento das necessidades destes consumidores. Isto, consequentemente, irá ajudar na indicação de formas sobre como a empresa em questão poderá ajuda-los.

4. Cuidado com a linguagem!

A forma como a organização irá se posicionar definirá a mensagem que será passada durante as divulgações. A linguagem deve ser clara e objetiva, além de estar de acordo com o público-alvo da marca. Os conteúdos idealizados no plano de comunicação devem ser relevantes e de interesse dos consumidores em potencial.

5. Monte um cronograma

Com todo o mapeamento da empresa e suas necessidades em mão, é possível listar as principais ações que devem ser realizadas. Para a organização deste processo de produção e divulgação de materiais, é imprescindível que o plano de comunicação conte com um cronograma.

O apontamento de datas irá garantir que todo o serviço proposto no plano de comunicação será realizado. Para este trabalho, é importante que cada etapa se complemente, para que as metas sejam alcançadas e a marca apresente uma evolução ao longo do trabalho de comunicação.