O impacto da Covid-19 na comunicação digital e as oportunidades para os negócios
A comunicação digital e o varejo estão sendo fortemente impactados pela pandemia causada pelo novo coronavírus. Os hábitos, comportamentos e rotinas das pessoas estão se transformando em meio ao isolamento social. Os negócios não essenciais permanecem de portas fechadas, mas novas oportunidades aparecem no on-line.
As empresas tiveram que repensar as formas de trabalho das equipes. Em home office o tempo on-line aumentou e os e-commerce se tornaram uma grande fonte para as compras. Uma grande transformação digital começou durante a pandemia.
O posicionamento das marcas e as estratégias para a comunicação digital estão em foco. Saber o que dizer e como passar estas mensagens é um grande diferencial, já que oferecer serviços on-line, por meio dos e-commerce, é a única alternativa para muitos negócios.
Na prática, qual é o impacto, o que muda e quais são as oportunidades que surgem em meio a Covid-19? Vem conferir algumas informações importantes!
Mais pessoas on-line
As reuniões de trabalho por vídeo, aulas online e streaming de áudio e vídeo aumentaram durante o isolamento social. Isso fez com que o número de pessoas online no Brasil, ao mesmo tempo, fosse 20% maior que o normal, de acordo com os dados da IX.br (Brasil Internet Exchange), um projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
O levantamento também mostra que entre os dias 18 e 23 de março houve picos de mais de 10 terabytes por segundo no tráfego de dados na internet brasileira.
Novos modos de trabalhar
As empresas tiveram que se adaptar à novas formas de trabalhar. A comunicação precisou se tornar mais eficaz e direta para que não houvesse interrupção das operações, nem comprometimentos dos resultados. Ferramentas como e-mail, WhatsApp e Skype são utilizadas no dia a dia. O uso de serviços de armazenamento em nuvem também tem ajudado no trabalho.
Novas oportunidades
Em meio à crise, as compras on-line aumentaram e novas oportunidades surgiram por meio dos e-commerce. As empresas precisam se adaptar rápido e começar uma comunicação digital eficiente para continuar alcançando clientes, mas agora nas plataformas on-line.
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com o Movimento Compre & Confie, elaborou um relatório que mostra que as vendas e o faturamento on-line aumentaram na última semana do Consumidor, ocorrida entre 9 e 15 de março. Houve um aumento de 22% em pedidos e 19% no faturamento, comparando ao mesmo período do ano passado.
O relatório mostra ainda que os setores com mais aumento foram o de saúde e o de beleza e perfumaria.
Mídias digitais
Com o e-commerce em evidência, as empresas precisam voltar o olhar também para as mídias digitais. Utilizar Facebook, Instagram e LinkedIn, por exemplo, para aproximar o contato com os clientes se tornou essencial.
Várias marcas estão disputando o mesmo espaço, mas o que as diferencia é a estratégia e a qualidade das informações, que podem ser desde sobre a venda de produtos até mesmo posicionamento para uma gestão de crise.
A comunicação digital eficiente é a chave para conquistar bons resultados durante este momento de preocupações e incertezas. É preciso que haja uma grande adaptação por parte dos negócios para atingir os consumidores que também estão mudando os hábitos neste período.
Aprender com tempos difíceis
A pandemia trouxe grandes desafios e muitas lições no nosso dia a dia. É importante que todos possam estar atentos às novas mudanças e consigam se adaptar. Cabe a cada um transformar esse período de incertezas em novos aprendizados, para que consigamos sair mais fortalecidos dessa situação.
O momento é de transformação e busca por novas possibilidades. A crise vai passar, mas deixa um importante aprendizado sobre o quanto é importante se adaptar as mais diversas situações para garantir o funcionamento dos negócios.
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