Saiba como vender mais utilizando estratégias de inbound marketing

O inbound marketing ou marketing de atração é um conjunto de estratégias que personalizam as melhores práticas de como vender mais no ambiente digital. É uma metodologia baseada no diálogo constante entre a marca e o consumidor e utiliza o conteúdo para atrair a atenção do público. Caracteriza-se pelo baixo custo de investimento e pela precisão da mensuração dos resultados.

Para montar uma estratégia de inbound marketing e, consequentemente, de vendas, é preciso que haja a interação da marca com o público, por meio do alinhamento entre o marketing de conteúdo (como blogs, podcasts e e-books) e a estratégia de SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização do referido conteúdo para os mecanismos de busca, com o intuito de alcançar bons rankings nos resultados.

Diferentemente do marketing tradicional, o inbound marketing é menos direto e intrusivo, já que a ideia é atrair os futuros clientes com materiais de qualidade. A transformação digital e as mudanças entre a relação do consumidor com a propaganda no ambiente digital moldaram estes novos conceitos, fazendo com que o modus operandi do marketing se invertesse.

A ideia se baseia na criação e compartilhamento de conteúdo, voltado para um público alvo específico, para conquistar a permissão de se comunicar de forma direta com o potencial cliente e achar meios de vender mais. Dessa forma, é possível atrair, converter e encantar as pessoas para futuramente fidelizar, construir um relacionamento duradouro e descobrir as melhores estratégias para vender mais.

O inbound marketing e as estratégias para vender mais já vêm sendo praticados há muitos anos de forma inconsciente pelos profissionais da área, o que aconteceu concomitantemente com o desenvolvimento da internet e do marketing digital. Anteriormente a isso, o termo “marketing de permissão” e as principais diretrizes do inbound marketing foram criados no livro “Permission Marketing“, de Seth Godin, publicado em 1999. Porém, o termo inbound marketing começou a ser utilizado de maneira efetiva no ato de vender. Suas práticas foram sistematizadas mais recentemente com o cofundador da Hubspot, Brian Halligan.

Neste artigo você vai conhecer como funciona o inbound marketing, suas características, vantagens e também estratégias de vendas!

A metodologia do inbound marketing relacionada a como vender mais

A metodologia do inbound marketing consiste em quatro etapas, que compõem o funil de vendas, que possui o objetivo de colocar em prática estratégias de vendas. Essas etapas caracterizam a jornada do cliente e o processo de decisão de compra, que consistem no primeiro contato com a marca, passando pelo momento da compra, até o cultivo do relacionamento contínuo entre marca e cliente.

Atrair: conseguir tráfego qualificado para os canais digitais, fazendo com que estranhos se tornem visitantes regulares, por meio de conteúdo relevante que traga meios de vender mais;

Converter: converter o maior número de visitantes em leads, que são os clientes em potencial, os quais serão a chave para encontrar meios de vender mais;

Vender: nutrir os leads com mais conteúdo relevante, avaliar quais estão neste estágio de amadurecimento e fechar a venda;

Encantar: continuar o relacionamento para encantar o cliente, fazer com que ele se torne um propagador da marca para atrair mais clientes, construindo meios de vender mais.

Vantagens do inbound marketing ligadas a como vender mais

O inbound marketing proporciona uma comunicação aberta, em que marca e cliente se engajam em discussões e iniciativas continuamente, fazendo com que o produto ou serviço seja encontrado pelas pessoas interessadas, cria um relacionamento duradouro, gera um melhor engajamento entre as partes e solidifica estratégias de vendas.

  • Alcance do público certo;
  • Relacionamento mais próximo com cliente;
  • Aumento do poder de persuasão;
  • Ciclo de vendas mais rápido;
  • Diminuição de custos;
  • Aumento do ticket médio;
  • Mensuração de resultados em tempo real;

Como vender mais aplicando o inbound marketing

Cada etapa do funil de vendas, e consequentemente da jornada do cliente, possuem diversas maneiras de serem trabalhadas que devem ser aplicadas de maneira estratégica, para se descobrir como se pode vender mais.

Atração

Marketing de conteúdo: criação de personas e pesquisa de palavras-chave;
Site institucional: apresentação do negócio e seus produtos e/ou serviços;
Blog: criação de conteúdo relevante e com periodicidade estabelecida como estratégia de vendas;
Mídias sociais: compartilhamento resumido do conteúdo do blog;
SEO: otimização do conteúdo para os mecanismos de busca.

Conversão

Landing Pages: informações pessoais em troca de conteúdo relevante como estratégia de vendas;
Formulários: preenchimento de formulários anexados às landing pages;
Call to action (CTA): frase de efeito para a chamada à ação;
CRM: software de gestão de relacionamento com o cliente;
CRO: otimização da taxa de conversão.

Venda

Automação de marketing: jornada do cliente personalizada para cada lead;
E-mail marketing: envio de e-mails com informações relevantes como estratégia de vendas;
Nutrição de leads: sequência de e-mails para aproximar o lead da compra;
Lead Scoring: pontuação que apresenta o momento de cada lead.

Encantamento

Sucesso do cliente: atendimento personalizado;
Relacionamento ativo: envio de newsletters;
Conteúdo avançado: criação de conteúdo personalizado como estratégia de vendas.

Atualmente, o inbound marketing se tornou uma estratégia essencial para todas as marcas que querem entender como vender mais na internet e para aplicá-lo é importante estabelecer uma estratégia consistente.