Comunicação integrada: entenda a relevância para seu negócio

Uma marca, na forma de um produto ou serviço, necessita construir uma identidade sólida no mercado. A comunicação integrada é imprescindível para que uma marca alcance a reputação desejada!

A comunicação integrada é uma macroestratégia que articula o planejamento, a análise e a execução de ações em diferentes canais de comunicação, para promover a melhor experiência ao público, ao mesmo tempo em que consolida a identidade da marca no mercado.

Esta estratégia é composta por diversos pilares, que devem ser trabalhados de maneira interligada, para fazer com que uma marca seja conhecida e se torne referência em seu ramo de atuação: marketing, propaganda, relações públicas, comunicação interna, entre outras frentes.

Dessa forma, a comunicação aplicada de forma integrada é a junção de toda a comunicação da marca (institucional, mercadológica, interna, externa e mista), em diversos canais nos ambientes on e off-line.

Neste tipo de comunicação, são utilizadas as ferramentas do mix de comunicação para atingir o público-alvo, tais como propaganda, promoção de vendas, merchandising, eventos e relações públicas.

Neste artigo você vai entender o que é comunicação integrada e como ela é essencial para qualquer marca!

Como aplicar a comunicação integrada

O planejamento estratégico é essencial para implementar a comunicação integrada em uma corporação. Portanto, é preciso seguir todas as etapas de um planejamento eficaz para estudar o mercado, determinar os objetivos, os canais utilizados, a articulação das ações on-line e off-line e os resultados esperados.

Para isso, o primeiro passo é estudar o público alvo no ambiente off-line e o público em potencial no ambiente on-line para saber qual é o seu perfil: estilo de vida, hábitos de compra, necessidades, interesses e como se comunicam.

É importante também utilizar a convergência de canais de comunicação integrada para que a mensagem seja transmitida de maneira uniforme, o que pode levar a um interesse maior do público, gerar mais engajamento e, consequentemente, aumentar as vendas.

Isto acontece quando, por exemplo, uma propaganda na televisão fala para o espectador acessar o site para obter mais informações de produtos ou serviços, o site indica as redes sociais para a pessoa se comunicar de maneira mais próxima com a marca, as redes sociais disponibilizam o telefone para contato e assim por diante.

Benefícios e vantagens da comunicação integrada

O principal benefício da comunicação aplicada de forma integrada é o fortalecimento da identidade da marca, pois marcas que planejam e investem em comunicação conseguem atrair e reter mais clientes por conta do relacionamento duradouro estabelecido com o público.

A integração das equipes da empresa também é decorrente do fortalecimento da identidade da marca, ao passo que trabalhar a comunicação integrada coloca em prática a cultura e os valores da empresa por meio da comunicação diária entre os colaboradores.

O fortalecimento da identidade proporciona também o aumento das vendas pois, atualmente, o público anseia se relacionar com marcas que tenham um discurso alinhado em todos os canais de comunicação e que possuam um posicionamento claro em relação a temas atuais como questões ambientais, sociais e políticas.

No caso de um planejamento focado no ambiente digital, a comunicação integrada proporciona economia financeira, pois os investimentos em marketing digital e em suas ramificações, como propaganda on-line e inbound marketing, são mais baratos do que investir em ações no ambiente off-line.

Cases de comunicação integrada

Coca-Cola

Há alguns anos, a Coca-Cola protagonizou um case de comunicação aplicada de forma integrada na campanha publicitária “Bebendo uma Coca-Cola com”. A marca colocou 600 nomes próprios e apelidos de pessoas nas latas do refrigerante para estimular a interação do público e as vendas.

Desse modo, no momento da compra, os consumidores podiam escolher as latas com seu nomes ou com nomes de pessoas próximas, o que gerou engajamento e fez a marca ser lembrada de maneira não usual durante muito tempo. Um ponto importante é que a comunicação visual foi padronizada em todos os canais de comunicação utilizados na campanha publicitária, de acordo com os preceitos dessa estratégia de comunicação.

Programa Você Decide!

O programa de TV Você Decide!, exibido na Rede Globo, entre 1992 e 2000, é outro exemplo de case de comunicação integrada, porém realizado de maneira mais primária. A estratégia consistia em exibir uma história nova em cada episódio com opções de finais diferentes, para fazer com que o público escolhesse o final do episódio por meio de votação por telefone.

A ação foi pioneira para a época, pois sem os recursos existentes, atualmente, conseguiu promover uma grande interação com o público e atingir altos níveis de audiência.

Volvo

Em 2015, a Volvo criou uma ação de comunicação que se tornou um case pela criatividade e inovação.

A marca lançou o sorteio de um carro, desafiando o público a utilizar a hashtag #volvointerception no Twitter quando uma propaganda de seus concorrentes fosse veiculada no intervalo do programa Super Bowl. A questão é que um anúncio no intervalo deste programa é o mais caro do mundo, em termos de propaganda para televisão.

Dessa forma, a Volvo conseguiu ser um dos assuntos mais comentados em todo o mundo, alcançando um engajamento gigantesco na rede social, e ainda sem gastar nada para isso!

Viu só como a comunicação integrada é uma ação importantíssima para as marcas que desejam se fortalecer no mercado e melhorar sua competitividade?

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