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Atrair pessoas e alcançar uma boa visibilidade são questões essenciais para as estratégias de marketing digital das empresas. Por isso, é importante contar com um tráfego orgânico bem estruturado, capaz de contribuir efetivamente para a obtenção de clientes.

Para gerar tráfego nos canais digitais é preciso definir ações, que considerem uma série de fatores. É importante lembrar que o público pode encontrar os canais da empresa de diversas formas, então a estratégia usada é um grande diferencial para o sucesso.

No caso do tráfego orgânico, nenhum custo é gerado, já que as possíveis visitas no site são obtidas de forma espontânea. Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre este tipo de tráfego e como essa estratégia pode fazer a diferença para a sua empresa!

Confira os tópicos que vamos abordar:

Tráfego: entenda a importância

O primeiro ponto é entender o que é e qual a importância do tráfego.  Então tenha em mente que todas as visitas ao site, blog ou e-commerce da empresa são consideradas tráfego, e podem acontecer de diversas formas, seja espontaneamente ou por meio de anúncios.

Sabe quando você faz uma pesquisa em um buscador como o Google? Logo de cara é possível visualizar uma série de resultados relacionados ao tema procurado e ao escolher uma das opções e clicar, um novo tráfego é gerado para o site.

Pode parecer apenas mais uma visita, apenas mais uma pessoa que entrou e observou a página, porém, para uma estratégia eficiente, é preciso considerar todos como possíveis clientes. Afinal, a proposta base da geração de tráfego é criar novas possibilidades de negócios para a empresa.

É como uma loja física: cada pessoa que é atraída pela vitrine e entra no estabelecimento, se torna um possível cliente. Na internet, a dinâmica precisa ser a mesma, ou seja, conquistar e tornar o visitante um consumidor dos produtos e serviços da empresa.

Conheça os tipos de tráfego

Existem alguns tipos de tráfegos, e saber diferenciá-los é essencial para traçar uma estratégia realmente eficiente e adequada para as necessidades do negócio. A seguir, vamos apresentar cinco tipos, e você pode conferir como cada um deles funciona!

Tráfego orgânico

Como você já viu neste conteúdo, o tráfego orgânico corresponde a visitas feitas na página de forma espontânea, sem a necessidade de realizar um gasto para que isso aconteça. Porém, é importante lembrar que o sucesso dessa estratégia depende de um planejamento bem estruturado.

Tráfego direto

Assim como no tráfego orgânico, no direto não existe um gasto, já que é corresponde a um acesso direto à página, sem que tenha vindo de um mecanismo de busca ou direcionado por outro site.

Tráfego pago

Neste caso é realizado um investimento financeiro para que sejam feitos anúncios. Essas ações podem ser realizadas tanto em buscadores como o Google, quanto em páginas que o público que a empresa deseja atingir está acessando.

Tráfego de referência

Sabe quando você está lendo uma publicação e clica em algum hiperlink que leva para outro site? Este é o tráfego de referência, determinado por visitas a sua página advindas de outra, sem necessariamente ser por meio de um mecanismo de busca.

Tráfego social

Por fim, o tráfego social é aquele gerado por meio das redes sociais, ou seja, uma publicação é feita nessas mídias, com um link para a página da empresa. Assim que o usuário clica no link, é gerado o tráfego social.

Entender o funcionamento de cada um desses tipos de tráfego é essencial para que a sua empresa possa se adaptar, estruturar uma estratégia e, com base nos objetivos do negócio, definir a que for mais efetiva para alcançar os resultados almejados.

A importância do tráfego orgânico na estratégia de marketing digital

Todas as empresas estão em busca do sucesso, melhores resultados e clientes fiéis e satisfeitos. Para que isso aconteça, é fundamental ter um bom planejamento pautado em estratégias que sejam realmente eficientes.

Neste contexto, o tráfego orgânico se destaca por ser uma estratégia de marketing digital que pode trazer os ganhos que a empresa precisa. Como não é uma ação de publicidade paga, tem um grande potencial para engajar os clientes com temas que são de interesse do público.

Alavancar a visibilidade, aumentando as visitas ao site pode gerar uma série de novas possibilidades para o negócio. Porém, para que todo este plano estratégico se torne uma realidade e dê resultados, a estruturação é fundamental.

O marketing digital tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas, que veem como o tráfego orgânico é uma ferramenta importante para atrair clientes. Para conquistar ainda mais espaço no mercado é preciso ser estratégico, usando todas as possibilidades disponíveis.

Vantagens e desvantagens do tráfego orgânico

A grande vantagem do tráfego orgânico é a possibilidade de atrair visitantes, possíveis clientes, sem que a haja a necessidade de um investimento financeiro para que isso aconteça. Desta forma, é possível gerar um fluxo constante de visitas, graças a estratégias de marketing digital bem estruturadas.

Porém, este tipo de tráfego requer tempo para gerar os resultados esperados. Além disso, é preciso um trabalho constante e bem planejado para que os objetivos sejam alcançados.

A geração de tráfego orgânico para um site também se destaca ao observarmos o fator tempo, já que pode continuar dando resultados mesmo após um longo período. Neste caso, também é importante destacar a questão da credibilidade, pois este tipo de conteúdo que alcança o cliente de forma espontânea gera mais interesse.

Outro ponto importante é a criação de um relacionamento. Neste tipo de tráfego o cliente passa por toda uma jornada de compra, desde a descoberta da marca até a efetivação da aquisição de um produto/serviço.

Promover uma jornada assertiva constrói um relacionamento com o cliente e gera fidelização, sendo capaz de alavancar o negócio de forma estratégica.

Confira algumas dicas para implementar o tráfego orgânico

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o tráfego orgânico é importante saber como implementar essa importante estratégia no dia a dia dos negócios. Então, preparamos algumas dicas essenciais, que podem gerar bons resultados.

Vamos começar estabelecendo um fluxo básico de três etapas centrais, compostas por: conteúdo de interesse, otimização e a construção de um relacionamento com os visitantes. Estes pontos são cruciais para o sucesso de qualquer estratégia de marketing voltada para o tráfego orgânico.

Para chamar a atenção do cliente de forma espontânea é preciso gerar um conteúdo que seja realmente interessante. Então, é importante conhecer o público, entender suas necessidades e preferências e, com base nessas informações, traçar a estratégia para atingir essas pessoas.

Feito isso, a produção de conteúdo também precisa ser otimizada e neste ponto entra em cena o SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é do que uma melhoria no site para que se torne mais simples de encontrar nas buscas dos clientes.

Uma dica importante é que além de ser estratégico e promover um conteúdo de qualidade, é fundamental construir um relacionamento com o cliente. Quando um visitante chega ao site, não é apenas mais um, são inúmeras possibilidades, já que além de se tornar um cliente, pode trazer outros. Então, estabeleça ferramentas para fidelizar este visitante. O tráfego orgânico é uma estratégia eficiente, que irá promover uma estruturação das atividades da empresa. De forma planejada, será decisivo para atrair visitantes, aumentar a visibilidade e conquistar os clientes!

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