Reputação x valor da marca: entenda a diferença entre os conceitos
Reputação e valor da marca são termos facilmente confundidos, mas com finalidades totalmente opostas. Os dois conceitos são complementares, tendo em vista que ao estabelecer o valor de sua marca, a reputação da empresa acaba sendo afetada. Porém, o que os difere é o processo de construção de cada um. Está confuso? Então vamos explicar melhor…
Valor da Marca
O valor da marca não está ligado, somente, a identidade visual, logotipo e nome da organização, mas sim, pelos valores que ela passa ao seu público-alvo. Assim como o estilo e o impacto que ela causa ao consumidor.
Esse processo de construção do valor da marca costuma levar um tempo, tendo em vista que dependerá de como o público irá reagir ao seu produto e, consequentemente, a sua empresa.
Por isso, é de suma importância deixar, em cada serviço e/ou produto, os valores e propósitos da organização muito claros, para que gere identificação. Assim, naturalmente, a empresa terá o seu valor da marca elevado.
A Reputação
A reputação é construída ao longo da história da empresa e é estabelecida por como a definem. O conceito é mensurado, também, pela percepção e satisfação que os consumidores têm sobre a organização.
Uma boa reputação, juntamente com o valor da marca, traz notoriedade e amplia a visão de negócio do empreendimento. Outro benefício é a confiança.
Isso porque, ao executar um bom trabalho, o público irá recomendar e, assim, construir uma grande rede de indicações, com clientes que confiam no serviço oferecido pela empresa.
E qual é a finalidade?
Agora que você já sabe a definição de reputação e valor da marca, é possível notar que ambos são complementares. Estes conceitos, quando alinhados previamente por meio de uma estratégia, colaboram para a construção de uma imagem empresarial de credibilidade no mercado.
Organizações que contam com valor da marca e reputação já estabelecidas têm, ainda, mais chances de superar crises de imagem – caso venham a acontecer.
Por este motivo, investir na comunicação interna e externa da empresa colabora para garantir um serviço personalizado e diferenciado. Com isso, é possível promover o sucesso e o reconhecimento do negócio.